Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
13Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CÉLULA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CÉLULA

Ratings: (0)|Views: 5,171 |Likes:
Published by drifrancas88

More info:

Published by: drifrancas88 on Dec 14, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/14/2013

pdf

text

original

 
 Profa. Ana Meyer .
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CÉLULA
Até meados dos século XVII, a organização dos organismos era estudada somentemacroscopicamente, principalmente através da anatomia. No início no século XVII, oinglês Robert Hooke (1635-1703) desenvolve um aparelho denominado demicroscópio, que permitiu a descrição da estrutura celular da cortiça, um tecido vegetalde revestimento. Em 1675, Leeuwenhoek aperfeiçoa o microscópio e descobre umagrande variedade de formas de vida unicelulares. Em 1824, Dutrochet conclui que todosos tecidos, animais e vegetais, são compostos por pequenas unidades, as células. Nosanos seguintes sucessivas descobertas levaram ao conhecimento das organelas celularese a elaboração da Teoria celular.A teoria celular afirma que:
(1)Todos os organismos são constituídos de células.
As células são componentes fundamentais de todos os organismos vivos do planetaTerra. Cada célula dá estrutura e funcionamento ao ser vivo do qual a célula faz parte.
(2)A célula é a unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos.
A atividade de um organismo depende do funcionamento das células individual ecoletivamente; a célula é a unidade atras da qual a matéria e a energia sãoadquiridas, convertidas, reservadas e utilizadas e na qual a informação genética éarmazenada, liberada e expressa.
(3) Toda célula é originada de outra célula preexistente
A continuidade da vida tem base celular, a célula possui os mecanismos de transmissãoda informação genética.Os seres multicelulares podem ser compreendidos como uma complexa "edificação"onde células semelhantes se agrupam formando tecidos, e estes, os órgãos. Os seresmulticelulares são constituídos por diferentes tipos celulares, que diferem em tamanho,forma e função. Dois fatos notáveis sobre as células devem ser observados, primeiro é adiversidade de tipos celulares. O número de tipos celulares é muito grande. Em nossocorpo há mais de cem tipos celulares distintos. Os vegetais são constituídos de célulasanameyer@onda.com.br  
 
 Profa. Ana Meyer .
diferentes das que constituem os animais. O segundo fato notável, é a similaridade.Cada célula é uma unidade completa diferente química e estruturalmente do seuambiente e que possuem independentemente da sua função um plano estrutural básico,com um grande número de estruturas internas, as organelas, que são semelhantes ouiguais em muitos tipos celulares diferentes.
ESTRUTURA GERAL DAS CÉLULAS EUCARIONTES
 
 Profa. Ana Meyer .
MEMBRANA PLASMÁTICA
A membrana plasmática é um envoltório que delimita a célula. Quimicamente, amembrana plasmática é composta de lipídios e proteínas Como resultado, a membrana éuma estrutura flexível, embora resistente, que permite à célula mudanças de forma etamanho e regula a passagem de substâncias entre o interior da célula e o meio.
CITOPLASMA:
Denomina-se citoplasma todo o conteúdo celular. O citoplasma é composto de umcolóide aquoso no qual estão imersas as organelas celulares, enzimas, , íons,aminoácidos, nucleotídeos, ácidos e estruturas onde ocorre a síntese de proteínas, osribossomos.
NÚCLEO
É em geral uma organela esférica, delimitada por duas unidades de membrana, oenvoltório nuclear e é o local de armazenamento da informação genética.
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO
Rede de túbulos e cisternas achatadas mergulhadas no citoplasma. Responsáveis pelometabolismo de lipídios e a síntese de proteínas para exportação.
RIBOSSOMOS
Os ribossomos são o local da síntese protéica nas células. Podem estar livres nocitoplasma ou aderidos à face externa das membranas do retículo endoplasmático.
COMPLEXO DE GOLGI
O complexo de golgi funciona como um centro de seleção, empacotamento eendereçamento de proteínas.
LISOSSOMAS
Estas organelas são vesículas esféricas repletas de enzimas hidrolíticas que atuam em pH ácido. os lisossomas são responsáveis pela digestão intracelular.
MITOCÔNDRIAS
 No interior das mitocôndrias ocorre a fosfolorilação oxidativa (respiração celular), processo pelo qual são formadas moléculas de ATP ( moléculas energéticas)anameyer@onda.com.br  

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->