Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Sessao Workshop t3 Dez09

Sessao Workshop t3 Dez09

Ratings: (0)|Views: 2|Likes:
Published by subranco.tic8831

More info:

Published by: subranco.tic8831 on Dec 16, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/17/2012

pdf

text

original

 
Guia da Sessão: O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares:metodologias de operacionalização (
Workshop
)
A sessão pensada como
workshop
tem como objectivos centrais examinar aoperacionalização do modelo de auto-avaliação no que se refere à utilização dalinguagem em contexto de avaliação e de planificação de acções para a melhoria.Estes aspectos concretizam-se, em particular, na elaboração do relatório final de auto-avaliação. Esse relatório deve ser escrito de uma forma clara, e para isso considerou-se importante ter em atenção alguns princípios orientadores para que essa tarefa sejamais conseguida. Isto significa que o relatório de auto-avaliação deve ser:
um documento que apresenta de forma perceptível e avaliativa os resultadosda análise realizada.
um documento que perspectiva de forma objectiva e específica as acções paraa melhoria.A reflexão aqui desenvolvida baseia-se numa análise dos relatórios finais de auto-avaliação que foram realizados durante a fase de aplicação experimental do modelo.Esses relatórios revelaram algumas fragilidades nas dimensões acima referidas, peloque se considerou que seria útil uma sessão dedicada em particular a aspectos delinguagem. Neste sentido, as actividades aqui desenvolvidas o de cacter eminentemente prático e procuram alertar para situações que deverão ser tidas emlinha de conta na realização dos relatórios finais de auto-avaliação da bibliotecaescolar.
(1)Distinguir descrição de avaliação
Não nos podemos esquecer que estamos perante um processo de avaliação e, por isso, espera-se que a análise realizada a partir das evidências recolhidas se projecteem apreciações (avaliações) sobre a realidade analisada. Nas orientações paraaplicão do modelo de auto-avaliação referem-se alguns aspectos relativos ànecessária diferenciação que devemos efectuar entre um enunciado descritivo e umenunciado avaliativo. A necessidade de distinguir estas duas situações revelou-se nofacto de muitos relatórios se cingirem à apresentação de dados e factos e não de umaapreciação sobre esses elementos. Para se poder perspectivar com clareza quais sãoos pontos fortes e os pontos fracos da realidade analisada é imprescindível lançar umolhar avaliativo sobre os resultados que possuímos e resultantes da recolha deevidências. Vejamos o que está mencionado no texto das orientações para a aplicaçãodo modelo.
1
 
“Os elementos recolhidos (evidências) são sujeitos a uma análise e apreciação, que terá aver com a própria natureza dos dados. Os dados estatísticos, por exemplo, serão objectode uma análise que vai permitir quantificar certos aspectos relativos quer aofuncionamento da BE quer à forma como o trabalho é percepcionado e apreciado pelosutilizadores da biblioteca.A análise dos dados obtidos deve conduzir à elaboração de avaliações sobre a BE e osseus serviços em termos de: eficácia, valor, utilidade, impacto, etc.Neste aspecto, é importante distinguir entre elaborar uma descrição e uma avaliação. Aavaliação implica uma apreciação baseada na análise de informação relevante eevidências. Frequentemente inclui a explicação das consequências ou implicações de umadeterminada acção ou processo.” (p. 68 do Modelo de auto-avaliação, disponível emhttp://www.rbe.min-edu.pt/np4/?newsId=31&fileName=mod_auto_avaliacao.pdf ).
O que é descrição? – Dizer o que acontece, sem apreciações sobre os resultados nemreferência ao valor da acção ou processo em causa.O que é avaliação? – Fazer uma apreciação baseada na análise de informaçãorelevante e evidências. Frequentemente inclui a explicação das consequências deuma determinada acção ou processo.A um bom enunciado avaliativo podemos fazer a pergunta “e depois?” – um bomenunciado avaliativo explica as consequências ou implicações (que podem ser negativas ou positivas).
EXEMPLO:
Enunciado descritivo: “Existe protecção de dados e procedimentos de copyright nasoperações através da TIC.”(Comentário: este enunciado não julga a utilização e a utilidade dos procedimentos,apenas constata um facto.)Enunciado avaliativo – “Existem processos claros e actualizados de protecção dedados e os procedimentos de copyright asseguram que todos os utilizadores cumpremos requisitos legais.”(Comentário: este enunciado avalia os processos – são “claros e actuais” – e explicaas consequências dos procedimentos assumidos.) _____________________________________________________________________ 
2
 
ACTIVIDADE – distinguir descrição de avaliação
(a desenvolver em fórum)1- Dos seguintes enunciados, indicar os que são descritivos e os que são avaliativos.2- Melhorar os enunciados mais descritivos, transformando-os claramente emenunciados avaliativos (criação de hipóteses possíveis).
Enunciados:
1- Foi recolhida informação dos departamentos sobre a colecção da BE.2- A BE promove sistematicamente mecanismos de avaliação cujos resultados sãoutilizados na planificação do trabalho.3- Iniciativa de um projecto (parceria com a Câmara Municipal) de âmbito nacional.4- Aproximação estimulante às famílias e seu envolvimento no projecto da BE, com oprojecto “Leituras em família”.5- Horário da BE cobre todo o tempo de abertura da escola.6- A actualização do material informático não corresponde às necessidades dosutilizadores (professores, alunos).7- A BE disponibiliza guiões de pesquisa baseados no modelo Big6.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(2)Distinguir enunciados gerais de específicos
3Fórum 1

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->