Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
77Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Pirâmide Etária

Pirâmide Etária

Ratings: (0)|Views: 26,378 |Likes:
texto básico para uma aula explicando e analisando aspectos de uma pirâmide etária (distribuição da população por faixa de idade).
texto básico para uma aula explicando e analisando aspectos de uma pirâmide etária (distribuição da população por faixa de idade).

More info:

Published by: Silvio Araujo de Sousa on Dec 19, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/02/2013

pdf

text

original

 
Pirâmide Etária
A pirâmide etária consiste na apresentação de gráficos cuja análise fornece várias informações sobre a população de um país,como por exemplo o % da população por faixa de idade (faixa etária) e sexo, a % de pessoas em idade produtiva (entre 10 e 65anos) em relação ao total da população.
Entendendo a pirâmide etária
As informações serão dispostas em dois eixos: no eixo das abscissas (horizontal), registra-se o % de habitantes em cada faixade idade (faixa etária), no eixo das ordenadas (vertical), registra-se as faixas de idades (intervalos de idades). Os percentuaisda população são distribuídos em função da faixa etária e de acordo com o gênero (à esquerda população do sexo masculino, ea direita, o sexo feminino). A imagem a seguir exemplifica o explícito acima.
fig. 1 (fonte: World population prospect: the 2006 revision )
Comentários1 – No eixo das abscissas (horizontal), partindo do zero (0,0) para a direita temos o % da população, do sexo feminino, paracada faixa etária. Observe que na faixa etária entre 0 a 4 anos a população feminina representa pouco mais que 4,5%.Nesse mesmo eixo, mas agora, partindo do zero (0,0) para a esquerda temos o % da população, do sexo masculino, tambémpara cada faixa etária. Como prática de observação, podemos chamar a atenção para os % da população nas faixas etárias aci-ma de 70 anos (masculino e feminino) em que é perceptível uma leve superioridade da população feminina nessa faixa etária.2 – O eixo das ordenadas (vertical) temos as faixas etárias (intervalos de idades). 0 a 4 anos; 5 a 9 anos; e assim por dante atéa última faixa de idade, isto é, 80 anos ou mais.3 – Em termos econômico considera-se a parcela da populaçao que situa-se entre as faixas etárias de 15 a 65 anos, como acorrespondente a idade produtiva, logo há uma relação entre esta parcela da população, com o % da população na base(crianças) e no topo da pirâmide (idosos), ambos serão sustentados pela parcela produtiva da população.4 – No vértice da pirâmide é a quantidade de idosos em relação ao resto da população.5 – A disposição da pirâmide etária brasileira vem sofrendo modificações ao longo das últimas décadas, de uma estrutura commaior percentual de jovens nas décadas de 1960, 1970 e 1980, já projeta para o período de 2005-2010, uma população não tão jovem, já mais madura, resultado da fase de transição demográfica pelo qual passa o país, com quedas nos níveis de fecundida-de e mortalidade.
Pirâmide Etária - pág. 1
Geografia
Atividade para sala de aula - PirâmideEtária - pag.Escola Estadual Prof. Renê Rodrigues deMoraes - Guarujá - SP
Professor Silvio Araujo de Sousa
 
6 – Para fins de comparação a pirâmide etária da Rússia é um bom exercício, apresentada a seguir. (fig. 2)É uma pirâmide etária com um número menor de jovens, logo, uma estrutura mais envelhecida, apresenta também maior quan-tidade de mulheres do que de homens, principalmente acima de 65 anos, consequência dos vários conflitos internos e das guer-ras pelos quais o país passou ao longo de sua história, fatos que afetaram diretamente a população masculina.
Fonte: caderno do professor; geografia, ensino médio – 2º série, volume 2/SEE, 2009. pág. 32/33
Questão exemplo do Enem 2009
O envelhecimento populacional está mudando o perfil da pirâmide etária brasileira. Até 1980, apirâmide era larga na base e afunilada no pico; atualmente, tem base mais estreita e formatomenos afunilado. A projeção da transição demográfica apresentada na figura a seguir comprovaessa tendência.Com base nos dados acima e observação do gráfico, analise as seguintes afirmativas.
I. Até 1980, predominavam, no Brasil, as crianças e os jovens; na atualidade, existea tendência de crescimento da população de adultos e idosos, fato que obriga o Po-der Público a rever as prioridades dos investimentos sociais no País.
II. A desaceleração no crescimento da população, a queda da fertilidade, o aumento na propor-ção de idosos e na população urbana – uma tendência global – colocam o Brasil entre as naçõesdesenvolvidas.III. O aumento do número de idosos, associado ao menor número de nascimentos, corrobora anecessidade de investimentos em creches e escolas de educação básica, já que o percentual dapopulação jovem tende a zero.
IV. A tendência atual do envelhecimento da população brasileira gerou a necessida-de de rever o sistema previdenciário, que ainda tinha como referência uma realida-de antiga, em que o percentual de idosos era menor.
Estão corretas apenas as afirmativas:A) II e III. B) I e II.
C) I e IV.
D)II e IV. E)I e III.
Professor Silvio Araujo de Sousa - Geografia - Escola Estadual Professor Renê Rodrigues de Moraes - Guarujá - SP - Brasil
Pirâmide Etária - pág. 2
Geografia
Atividade para sala de aula - PirâmideEtária - pag.Escola Estadual Prof. Renê Rodrigues deMoraes - Guarujá - SP
Professor Silvio Araujo de Sousa

Activity (77)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
profnem liked this
Paulo E Izete liked this
Webster Ferreira added this note
eu quero sabe a faixa etaria so de idosos por favor....
Jane Costa Gomes liked this
Afonso Pinto Rogério added this note
È preciso caminha a busca de conhecimento
Adriana Alves liked this
Maria Elizabeth added this note
muito bom
Maria Martins liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->