Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
36Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A MAÇONARIA E OS QUATRO ELEMENTOS

A MAÇONARIA E OS QUATRO ELEMENTOS

Ratings:

3.0

(1)
|Views: 3,620|Likes:
Published by FENIXnews

More info:

Published by: FENIXnews on Dec 19, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/14/2013

pdf

text

original

 
1
 
2
A MAÇONARIA E OS QUATRO ELEMENTOS
Roberto Aguilar M. S. SilvaMembro Vitalício da Academia Maçônica de Letrasde Mato Grosso do Sul, BrasilOs Quatro Elementos são: Água, Terra, Fogo e Ar. São objectos de referênciaem várias obras de expressão literária, plástica e filosófica.A origem da teoria dos quatro elementos, ao menos no ocidente, está naGrécia, entre os filósofos pré-socráticos. Entre eles, a origem da matéria eraatribuída a um elemento diferente: ora o fogo, ora a água.No entanto, é provável que essa discussão tenha vindo do oriente, ondeencontramos, na China, a Teoria dos Cinco Elementos
1
. Estes são, naverdade, elementos sutis, ou melhor estados de mutação da matéria-energia.Os escritos dos filósofos da Renascença, porém, levam a supor que o ocidentetambém via os elementos como forças sutis que se manifestariam através detransformações recíprocas.É o que se depreende do texto enciclopédico de Cornelius Agrippa, De occultaphilosophia. Esta forma de ver os elementos justifica a ligação entre astrologiae alquimia, que ocorria naquela época. Também na Índia se vê a aplicaçãodeste conceito de elementos que entram em partes equilibradas nacomposição da matéria, quando a medicina aiurvédica tenta equilibrar os trêshumores: vento, fogo e terra.Esses humores formaram a base da medicina de Hipócrates.
1
Para os gregos que seguiam a tradição pitagórica e aristotélica, o "quinto elemento" erachamado de "quinta-essência" ou quintessência, o elemento "perfeito" e que existiria no planocósmico ou não-terrestre, formador da lua, do sol, do céu e das estrelas. Geralmente écorrespondido com a idéia do Éter, que representa a negação lógica do vácuo. A teoria daquinta essência foi adotada pelos Escolásticos da Igreja Católica. Na linha mais exotérica háautores ainda que consideram o quinto elemento como o relâmpago,sendo relacionado com avida; outros consideram o metal ou o aço e outros dizem que existem apenas 4 elementos. Háainda aqueles que dizem que o quinto elemento é o Gelo, que é considerado por eles diferenteda Água.
 
3
A astrologia e os Quatro Elementos
A astrologia, quando usada para estudar aspectos médicos das doenças,investigava se a pessoa era do tipo sangüíneo (ar), fleumático (água), colérico(fogo) ou bilioso (terra, também chamado nervoso). A cada um desses biotiposcorresponde, de acordo com a medicina antroposófica, o seguinte órgão:
colérico: coração
fleumático: fígado
sangüíneo: rins
bilioso: pulmõesPara a astrologia os quatro elementos (Terra, Ar, Água e Fogo) são divididosem dois grupos. O Fogo e o Ar são considerados ativos e a Água e a Terrapassivos. Essa divisão se assemelha aos dois grupos da filosofia chinesa: yinrepresenta Água e Terra e yang o Fogo e o Ar.Os signos da Água e da Terra são mais introspectivos, cautelosos eponderados. Já os signos do Fogo e do Ar não têm tantas reservas e seexpressam socialmente com menor precaução.Os elementos também foram divididos nas qualidades quente, seco, úmido efrio, a incorporação de uma teoria grega muito antiga, que posteriormente deuorigem aos quatro temperamentos da medicina antiga: colérico (quente eseco), sanguíneo (quente e úmido), melancólico (frio e seco) e fleumático (frio eúmido).Quente e Frio dizem respeito à quantidade de energia: alta ou baixa,respectivamente.Seco e Úmido falam da capacidade, talento ou interesse maior ou menor emcriar ou desfazer conexões.
O Elemento Fogo
 Qualidades: Quente e SecaEnergia alta, rápida e grande talento para desfazer conexões.Não há quem não saiba o quanto o Fogo é de extrema necessidade para ohomem. Aquece seu alimento, sua casa e oferece conforto. Porém é tambémum elemento perigoso se estiver fora do nosso controle, podendo causar danosirreparáveis. Em outras palavras, o elemento Fogo na astrologia representa aforça do espírito. É o desejo da vida, a vontade de ser. Para os signos de Áries,Leão e Sagitário isto significa pressa, impaciência, ação individual, esperança,confiança em si próprio, paixões, desejo de vencer e honestidade. Os signosde Ar abanam as chamas do Fogo, fornecendo-lhes novas idéias, o que tornaesses dois elementos compatíveis.

Activity (36)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
robsoninho liked this
Louise Avalone Oliveira added this note
Obrigada pelas informações. Paz e amor para vcs. E luz....
Gostaria de saber se esses quatro elementos tem ligação direta aos quatro pontos cardeais.?
Nivaldo Toppa liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->