Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
55Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Orações Subordinadas

Orações Subordinadas

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 6,115 |Likes:
Published by Helena

More info:

Published by: Helena on Dec 21, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/27/2013

pdf

text

original

 
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAISClassifica as orações subordinadas adverbiais sublinhadas (terásde distinguir entre causais, temporais, condicionais, concessivas,consecutivas, finais e comparativas):
1. Os meus pais trabalham imenso para que eu possa frequentar umcurso .2. Vou passar o Verão com os meus avós maternos, se os meus paisforem tirar um curso a Inglaterra.3. A Judite foi tão agressiva que o Rodrigo não lhe respondeu .4. A formiga tem tanto de trabalhadora como a cigarra tem depreguiçosa.5. Perdoo ao Gabriel, embora ele me tenha ofendido.6. Caso deixe de chover, ainda vou ao concerto.7. A Cidália saiu de casa, logo que deixou de chover.8. Não estamos de acordo, porque temos diferentes modos depensar.9. A Lurdes não disse nada, para que o Carlos não apanhasse umadecepção.10. Enquanto a Filomena faz o almoço, eu arrumo a casa.11. Ainda que não faça bom tempo, não ficaremos em casa.
 
12. A viagem foi de tal modo agradável que ninguém queriaregressar.
ORAÇÕES SUBORDINADAS INTEGRANTES
As orações subordinadas integrantes servem de complemento directo aoverbo das orações subordinantes. Por isso, também têm a designação decompletivas, justamente porque completam a sentido das subordinantes.Na maioria dos casos, são introduzidas por que, com valor de conjunçãosubordinativa integrante. Nas frases interrogativas indirectas, utiliza-semuitas vezes o se como elemento de ligação, com o mesmo valor.
1. Cada uma das frases dadas abaixo tem duas orações, sendo aprimeira a subordinante e a segunda a subordinada integrante.Identifica-as.
Exemplo:
1.1. O Álvaro disse aos pais que ia ao cinema com a Vera.Oração subordinante: O Álvaro disse aos paisOração subordinada integrante: que ia ao cinema com a Vera.
1.2. A Judite perguntou-nos se a podíamos ajudar.1.3. Os meus pais sugeriram que fôssemos ao teatro.1.4. A mãe recomendou ao José que não chegasse tarde a casa.1.5. O Gustavo afirmou que a Maria José agiu intencionalmente.
 
2. Completa as frases seguintes, ora com a oração subordinante,ora com a oração subordinada integrante:
2.1._____________________________________________ se ela estava bemdisposta.2.2.O Nuno disse ao To ________________________________________________ 2.3.______________________________ que estudássemos mais para opróximo teste.2.4.Eu respondi à minha mãe ______________________________________________ 2.5.______________________________________________________ que horaseram.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJECTIVAS RELATIVAS
São, por norma, introduzidas por um pronome relativo e o porconjunções ou locuções subordinativas. Exercem função de atributo ouadjunto adnominal (ou seja, função adjectiva) de um substantivo oupronome antecedente:O António,
que tem sido um excelente aluno
, teve dificuldades nosexames.Os alunos
que reprovaram
vão ter aulas de recuperação.O exame incide em exercícios
que todos conhecem.
Orações subordinadas relativas restritivas
Restringem a significação do substantivo ou pronome antecedente, a quese ligam sem pausa. Por isso, na escrita, não se separam por vírgulas:Os alunos
que tinham dificuldades
pediram aulas suplementares.(subentende-se que só os alunos que tinham dificuldades é quepediram aulas de apoio)

Activity (55)

You've already reviewed this. Edit your review.
petitprince3 liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Dj-Marcos Quito liked this
Dj-Marcos Quito liked this
Dayane Marques liked this
Irene Velosa liked this
graçalisboa liked this
Rosa Miranda liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->