Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword or section
Like this
100Activity
×

Table Of Contents

0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Resumo Historia Brasil ParteI

Resumo Historia Brasil ParteI

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 110,852|Likes:
Published by murilo_formigoni

More info:

Published by: murilo_formigoni on Dec 22, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

12/11/2013

pdf

text

original

 
Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na InternetAcesse Agora !www.vestibular1.com.br 
RESUMO DA HISTÓRIA DO BRASIL
I - A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL DA EUROPA OCIDENTAL
 A transição da Idade Média para a Idade Moderna A partir da Segunda metade do século XV, o mundo europeu sofreu grandestransformações políticas, econômicas, sociais e culturais. Estas transformações,que marcam o fim da Idade Média e o início dos Tempos Modernos, trouxeramcomo conseqüência a expansão comercial européia e levaram aosDescobrimentos Marítimos.·No campo político, houve o fortalecimento e centralizão do poder real;·Na economia, o corcio tornou-se mais importante;·Na sociedade, surgiu e se fortaleceu uma nova classe social: a burguesia;·No campo cultural, houve o Renascimento artístico;·Nas cncias, houve o progresso técnico e científico;·No campo religioso, o Cristianismo foi divulgado em outros continentes.As rotas comerciais que ligavam Europa, Ásia e África tinham como centro deconvergência o Mar Mediterrâneo. 
O Comércio das Especiarias
Especiarias eram produtos raros, vindos principalmente do oriente, que passarama ser consumidos em larga escala pelos europeus desde a época das Cruzadas(Idade Média). Exemplos: pimentas, canela, cravo, seda, marfim, cânfora, nósmoscada, gengibre, alóes, incenso, sândalo, perfumes e produtos aromáticos.Constantinopla, cidade pela qual as especiarias orientais chegavam à Europa,onde eram distribuídas com grandes lucros, pelos navios das repúblicas deGênova e Veneza, foi conquistada pelos turcos otomanos, em 1453.Importante: O comércio das especiarias do Oriente fez desenvolver o Capitalismoeuropeu na sua fase mercantilista.Favoreceram Portugal e Espanha a se lançarem nas Grandes Navegações: aposição geográfica privilegiada, a tradição marítima (atividade pesqueira) e acentralização política pioneira, devido à "Reconquista" (luta dos cristãos contra osárabes).Dois foram os principais ciclos de navegação: leste ou oriental (ciclo dosPortugueses) e oeste ou ocidental (ciclo dos Espanhóis). 
 
Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na InternetAcesse Agora !www.vestibular1.com.br 
Ciclo Português
O ciclo oriental ou português visava a contornar o litoral da África para chegar àsÍndias (oriente).O grande impulso para os descobrimentos portugueses foi a criação do Centro deGeografia e Náutica, localizado em Sagres (sul de Portugal), pelo Infante DomHenrique("O Navegador"). O Estado financiava as pesquisas e reservava para si aexclusividade das viagens.A tomada de Celta, em 1415, no norte da África, marcou o início das conquistasde além-mar. 
Ciclo Espanhol
O ciclo ocidental ou espanhol objetivava chegar ao Oriente (Índias) viajando peloocidente ("El Ocidente por el poniente"), segundo os planos do navegador Cristóvão Colombo, natural de Gênova (Itália), que acreditava na esfericidade ouredondeza da terra.Recebeu apoio dos "Reis Católicos" que governavam a Espanha: Fernão (rei deAragão) e Isabel (rainha de Castela). Suas caravelas eram: Santa Maria (naucapitânia), Pinta e Nina. 
O Tratado de Tordesilhas
O descobrimento da América quase levou Portugal a declarar guerra á Espanhapois o rei daquele país julgava-se lesado em seus direitos.Para solucionar o problema da partilha (divisão) das terras descobertas, o PapaAlexandre VI, a pedido dos "Reis Católicos", por intermédio da Bula Intercoetera(1493) estabeleceu os limites das terras entre Portugal e Espanha, através de ummeridiano imaginário que seria contado a partir de 100 léguas a oeste das Ilhas deCabo Verde e Açores, o que não foi aceito por Portugal.Os países ibéricos chegaram a um acordo através do Tratado de Tordesilhas oude participação do Mar Oceano, assinado em 1494. Ficou estabelecido que asterras e Ilhas a leste do meridiano, a contar de 370 léguas das Ilhas de CaboVerde, pertenceriam a Portugal e, as que ficassem a oeste da mesma linha,pertenceriam à Espanha. Conseqüências da expansão marítima e comercial européia:·surgimento de Imrios Coloniais regidos pela potica mercantilista;·oceano Atntico passou a ser o principal centro comercial;·propagaram-se os conhecimentos geogficos e astronômicos e os dasciênciasnaturais;·baixou o preço de custo das especiarias e drogas;·surgiram as companhias de comércio;·a burguesia passou a ter maior imporncia social e influência política.
 
Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na InternetAcesse Agora !www.vestibular1.com.br 
O Descobrimento do Brasil
Após o descobrimento do caminho marítimo para as Índias, o rei de Portugal,Dom Manuel I, "O Venturoso", (da dinastia de Ávis) organizou poderosa esquadracom objetivo de fundar feitorias no Oriente (Calicute). Esta expedição, que foichefiada pelo fidalgo Pedro Álvares Cabral, senhor de Bel Monte e Alcaide - Mor de Azurara, descobriu o Brasil no dia 22 de abril de 1500. 
A Viagem de Cabral
Na viagem, durante a travessia do Atlântico desgarrou-se a nau (barco) de Vascode Ataíde. O primeiro ponto avistado foi o Monte Pascoal, no dia 22 de abril de1500. Após o contato inicial amistoso com os índios, a esquadra fundeou na atualbaia de Cabrália ("Porto Seguro"). Tendo Gaspar de Lemos retornado a Portugallevando cartas relativas ao descobrimento, a esquadra prosseguiu viagem para asÍndias, após deixar no Brasil dois degredados.Denominou-se "Semana de Vera Cruz" ao período em que a esquadra de Cabralesteve no Brasil. 
Documentos sobre a descoberta
Os principais documentos sobre o descobrimento são:- Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal Dom Manuel I;- Carta do Mestre João ao mesmo rei;- Relação do piloto Anônimo;- Carta de Dom Manuel I aos reis Católicos. 
Nomes dados à terra
Cabral chamou-a de Terra de Vera Cruz, enquanto Caminha denominou-a Ilha deVera Cruz. O nome Brasil foi devido à abundância de madeira tintorial(Ibirapitanga), que os europeus chamavam de pau-brasil. 
Teorias do Descobrimento
As duas teorias que surgiram para explicar o Descobrimento do Brasil são:intencionalidade (mais aceita) e casualidade (acaso).
II - A COLONIZAÇÃO
 
Mercantilismo e colonização
A colonização na época moderna aparece como um desdobramento da expansãomarítima e comercial européia, que assinala o inicio dos Tempos Modernos. Osistema de colonização que a política mercantilista visa a desenvolver, subordina-

Activity (100)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred thousand reads
Jesse217 liked this
Diovana Dias added this note|
oi
1 thousand reads
1 hundred reads
mariacacio liked this
Rosana Cristina liked this
Nilvan Cardoso liked this
Lucas Souzapereira added this note|
xcuuizaddddfghdxxcdfdfgg

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->