Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
01_PEB-I

01_PEB-I

Ratings: (0)|Views: 950 |Likes:
Published by robinho83

More info:

Published by: robinho83 on Dec 23, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/05/2012

pdf

text

original

 
 
P
rocesso
s
eletivo
s
imPlificado
2009
 
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
S
ecretaria
 
de
e
Stado
 
da
e
ducação
1. P
rova
o
bjetiva
P
rofessor 
 
de
e
ducação
B
 ásica
i
 
P
reencha
 
com
 
seu
 
nome
 
e
 
número
 
de
 
inscrição
 
os
 
esPaços
 
indicados
 
na
 
caPa
 
e
 
na
 
última
 
folha
 
deste
 
caderno
.
 
e
sta
 
Prova
 
contém
60
questões
.
 
 a
Prova
 
terá
 
duração
 
de
4
horas
.
 
P
 ara
 
cada
 
questão
,
existe
 
somente
 
uma
 
 alternativa
 
correta
.
 
c
om
 
caneta
 
de
 
tinta
 
 azul
 
ou
 
Preta
,
 assinale
 
na
 
folha
 
de
 
resPostas
 
 a
 
 alternativa
 
que
 
julgar 
 
correta
.
 
o
candidato
 
somente
 
Poderá
 
entregar 
 
 a
 
folha
 
de
 
resPos
-
tas
 
e
 
sair 
 
do
 
Prédio
 
dePois
 
de
 
transcorridas
2
horas
,
contadas
 
 a
 
Partir 
 
do
 
início
 
da
 
Prova
.
 
 a
o
 
terminar 
 
 a
 
Prova
 
 você
 
levará
 
somente
 
 a
 
caPa
 
deste
 
caderno
,
com
 
suas
 
resPostas
 
 anotadas
 
no
 
rascunho
.
 a
guarde
 
 a
 
ordem
 
do
 
fiscal
 
Para
 
 aBrir 
 
este
 
caderno
 
de
 
questões
.
Nome do candidatoInscrição
 
13.12.2009manhã
 
2
SEED0902/01-PEBI-13-manhã
 
P
rocesso
s
eletivo
s
imPlificado
2009
 
Rascunho
 
3
SEED0902/01-PEBI-13-manhã
FUNDAmENTAçÃO PEDAGóGicA
01.
As crianças, de uma turma com muitas dificuldades deaprendizagem, estavam desenhando. Uma das crianças queriaescrever: “o revólver atira”, em seu desenho. Pede ajuda à professora que vai questionando, soletrando, apontando cadaletra do alfabeto exposto na sala de aula. Nesse processo, acriança vai percebendo que já sabia escrever revólver, e resol-ve escrever “o revólver mata o ladrão”. A professora auxiliamais uma vez e quando se vira para atender outro aluno, acriança escreve sozinha: OLETAN.
(Smolka.
 A criança na fase inicial de escrita
. Adaptado)
 Nesta situação, é correto afirmar que(A) o resultado do ensino da professora é o aprendizadocorreto da criança.(B) a professora supõe que a criança é capaz e considera essacapacidade.(C) a escrita da criança não faz sentido: é ininteligível, mesmoque inserida no contexto.(D) a professora desconsidera os conhecimentos prévios doaluno.(E) o método não é adequado para ser utilizado no processode alfabetização.
02.
Considere a fala das professoras sobre o processo de alfabe-tização.Marta: Costumo trabalhar com meus alunos por meio de jogos – assim eles aprendem com prazer e conseguem me-morizar com mais facilidade. Havia um menino que comialetras: escrevia CADNO, em vez de CADERNO; PETC, emvez de PETECA. Com o bingo de palavras ele conseguiusuperar essa fase.Bia: Eu já invisto todos os esforços na leitura, pois ajuda muitono processo de aprendizagem da escrita. Sempre começo comtextos simples, para que as crianças consigam memorizar assílabas e vou avançando, paulatinamente, até chegar a textosmais complexos.Márcia: Acredito que as crianças tenham que ter acesso aomundo do texto escrito e da cultura da escrita, a partir deuma unidade com significado, como lista de nomes, lista decompras, ingredientes de uma receita. Trabalho com todasas crianças o mesmo tipo de atividade, ainda que cada umadelas faça do seu jeito.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dasconcepções que sustentam a prática pedagógica das professoras.(A) Empirista, construtivista, construtivista.(B) Empirista, empirista, empirista.(C) Empirista, empirista, construtivista.(D) Construtivista, empirista, construtivista.(E) Construtivista, construtivista, construtivista.
03.
Considere as situações.Caso 1. Uma professora do 3.º ano propõe que sua turmaelabore as regras de convivência do grupo. Entre os pares,é escolhido um redator, responsável por registrar todas asopiniões, e um mediador, que teria que organizar a discussão.O grupo, além de definir as regras de convivência, tambémlistou sanções a quem as transgredisse.Caso 2. A rotina de trabalho do 2.º ano é diariamente anota-da num canto da lousa pela professora. O dia começa coma leitura compartilhada de um texto escolhido e comentado pela professora. Em seguida, os alunos realizam trabalhosindividuais de escrita. Por último, são realizadas atividadesde matemática, em que a docente toma o cuidado de expor as regularidades e acompanhar o trabalho dos alunos paraevitar erros.Caso 3. Uma professora propõe que seus alunos, em duplas,escolham um recorte de marca de produto alimentício, decomum acordo. Depois de escolhido e justificado o motivoda escolha, a professora pede às crianças que escrevam comletras móveis a marca e o
 slogan
do produto escolhido. Asduplas conversam, escrevem, leem, justificam sua escrita, ponderam, reconsideram, reescrevem, releem e ficam satis-feitas com o resultado obtido.Os elementos que podem contribuir para o desenvolvimentode relações de autonomia e cooperação estão contidos apenas(A) no caso 1.(B) no caso 2.(C) no caso 3.(D) nos casos 1 e 2.(E) nos casos 1 e 3.

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
ottokram liked this
indiehiya4013 liked this
nelsonpisciano liked this
esimonatto liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->