Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
33Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila de Sax

Apostila de Sax

Ratings: (0)|Views: 1,460 |Likes:
Published by matheusbrito2010

More info:

Published by: matheusbrito2010 on Jan 01, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/05/2013

pdf

text

original

 
 
Introdução:
Nesse curso iremos ensinar algumas dicas de como iniciar a aprendizagem doinstrumento, com diversas informações, curiosidades e, principalmente, técnicas,e terá uma ótima noção sobre o instrumento.
Um pouco de história:
O saxofone foi criado por Antoine-Joseph (Adolph) Sax. Ele nasceu em Dinant,uma cidade no vale de Meuve na Bélgica, no dia 6 de novembro de 1814.Charles- Joseph Sax, o pai dele, era um carpinteiro que construiu uma fábricapara instrumentos de sopro de madeira e instrumentos de metal. Do pai eleherdou a técnica e criatividade para o comércio. A relação de Adolph com o paiera boa e se baseava no respeito mútuo. Pouco se sabe sobre sua mãe, excetoque ela vivia muitoocupada cuidando dos onze filhos.Adolph começou sua educação formal na Royal School of Singing (Bruxelas); láele também estudou flauta e clarinete. Dizem que se Sax não tivesse entradonos negócios da família ele teria feito um boa carreira como clarinetistaprofissional.Charles concentrou suas energias na sua fábrica de instrumentos para irganhando a vida, enquanto Adolph ia experimentando novos designs com afinalidade de criar novos instrumentos. Sax termina, em 1834, oaperfeiçoamento do clarinete-baixo (clarone);Talvez daí viesse a idéia de fabricar um novo instrumento, pois o formato doclarone e o do saxofone são bem semelhantes, com a diferença de que o corpodo clarone é mais alongado e feito de madeira e, principalmente, por pertencer àfamília do clarinete; mas o primeiro saxofone nasceu quando Sax adaptou umapalheta de um clarinete ao bocal de um oficlide (um predecessor da tuba, só queem forma de "U", como o fagote). O resultado foi um saxofone-baixo.A partir deste, Sax criou o restante dafamília. O Saxofone é um dos poucosinstrumentos que foram "inventados".Historiadores estão de acordo queAdolph Sax projetou e construiu osaxofone por volta de 1840. O esboçobásico deste instrumento nuncamudou, embora muitosaperfeiçoamentos tenham sido feitos.Dessa incrível habilidade criativanasceram o Sax Horn (uma espécie detuba) e os saxofones.
 
Tipos de Saxofone
Como você já deve ter lido aqui na Toca, existem vários tipos de saxofones.Quando foi criado por Adolph Sax eram 14 variações. O esboço básico desteinstrumento nunca mudou, embora muitos aperfeiçoamentos tenham sido feitos.Algumas mudanças têm dado ao saxofone mais flexibilidade e potência, e oaperfeiçoamento no mecanismo das chaves, introduziu a chave automática deoitava, a articulação do G#, e outras vantagens técnicas. O registro normal dosaxofone tem se expandido ligeiramente, inicialmente do B abaixo dopentagrama (bordão) ao F acima do pentagrama. No sax moderno expandiu-separa Bb grave (A grave no barítono) e, com a adição de chaves, alcançou o F#agudo (até G agudo no soprano).
Obs.:
Para quem não sabe: C=Do, D=Re, E=Mi, F=Fa, G=Sol, A=La e B=Si.
A família dos saxofones atualmente em uso consiste de:
- Soprano em Bb- Alto (ou contralto) em Eb- Tenor em Bb- Barítono em Eb
Outros "primos" da família, não considerados comuns mas em outrostempos bastante populares:
- Sopranino em F e Eb- Soprano em C- Mezzo-Soprano em F- "Melody" em C- Baixo em Bb- Contra-Baixo em EbTodos os membros da família dos saxofones tem o mesmo sistema de digitaçãoe mesma escrita; de um tipo de sax para outro a mudança de embocadura exigemínimos ajustes pois o conceito de produção de som permanece o mesmo - e aprincipal diferença estrutural é mesmo o tamanho e consequentemente, suatessitura.Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita édiferente da nota que soa (som real). Assim, para podermos ouvir o Dó centraldo piano é preciso escrever notas diferentes nos diversos tipos de sax, conformefigura 1 abaixo:E a seguir a tessitura de cada um em sons reais:
 
Imagens do intrumento:

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->