Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
9Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Trabalho de Biologia

Trabalho de Biologia

Ratings: (0)|Views: 1,843 |Likes:
Published by debora_wakes

More info:

Published by: debora_wakes on Jan 04, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/12/2012

pdf

text

original

 
Filos Porífera(poríferos ou esponjas)1-
São animais aquáticos,predominantemente marinhos,que vivem fixos em substratos rochosos ou outras estruturassubmersas,como condras,onde formam colônias,de coloração variada.
2-
Os poríferos são,amimais filtradores,que retiram da água circulante partículas alimentares,alem de gás oxigênionecessário para a respiração celular.
3-
a) Pinacócitos revestem o corpo externamente;b)
 
Porócito é uma
dobrada sobre si mesma, e compõe os 
dos 
,é o acesso da
do exterior para ointerior do organismoc) Coanócitos revestem o corpo internamente;d) Amebócitos capturam partículas alimentares semi-digeridas pelos coanócitos, completam a digestão intracelular epromovem distribuição de nutrientes.e)
 
Esclerócitos são as células responsáveis pela secreção das
 nos 
.
4-
Meso-hilo: - camada média - Formada por amebócitos,células livres, presentes na substância gelatinosa localizada entreas camadas de pinacócitos,função dela e nutrir.
5-
Áscon(saco), Sícon(figo) e Lêucon(branco), áscon mais simples, lêucon mais completa, existe um gradual aumento dasuperfície de contato dos coanócitos com a água; lêucon estão estruturadamente mais adaptada a promover uma filtraçãomais eficiente da água.
6-
Áscon: simples em forma de saco;Sícon: intermediário em forma de figo;Lêucon: mais completo em forma de bola.
7-
Brotamento: forma-se um broto no corpo do animal, esse broto se desenvolve originando outra esponja, pode seraderido ao corpo ou isoladamente quando se destaca.Formação de gêmula: Mais comum nas esponjas dulcícolas, em situações de seca ou frio as gêmulas sobrevivem e seregeneram formando um indivíduo.
8-
As gêmulas constituem um conjunto de células indiferenciadas e protegidas por um envoltório resistente.
9
-
a)Monóica b)Externa c)Indireta.
Filo Cnidária(cnidários ou celenterados)10-
São animais aquáticos predominantemente marinhos que podem nadar ou ser fixos no fundo do mar ou de rios,sozinhos ou formando colônias.
11-
Quer dizer que eles tem Dois tecidos, ectoderma e endoderma(esses tecidos forma o órgão digestivo do animal).
12-
Boca e Ânus, cavidade digestória ou gástrica.
13-
a)Células mioepiteliais epidérmicas - revestimento e contração do corpo.b) Células intersticiais - por serem totipotentes, capazes de originar os diversos tipos celulares do cnidário, elasparticipam do crescimento e dos processos regenerativos.c) Células sensoriais - percebe estímulos ambientais e transmite-os a células nervosas presentes na mesogléia.d) Células glandulares - secretam muco ( lubrificar o corpo e aderir o animal ao substrato).e) Cnidoblastos - distribuídos em toda a epiderme, concentrando-se nos tentáculos e ao redor da boca.
14-
Essas células têm como função eliminar a secreção do interior da célula para o interior do ácino, por isso essas célulasapresentam prolongamentos citoplasmáticos que envolvem as células glandulares. Elas têm a capacidade de se contrairatravés de estímulos químicos ou hormonais.
15-
Estrutura gelatinosa que serve sustentação para o corpo.
16-
É o que acontece nos celenterados, onde a digestão inicialmente se processa no interior da cavidade gastrovascular, eem seguida, as partículas parcialmente digeridas são captadas por células da gastroderme, onde a digestão se completaintracelularmente
17-
Ocorre geralmente por brotamento, formando-se brotos em determinadas regiões do corpo do animal.
18-
a)Dióicas. b)Externas. c)Indireto.
Características gerais dos artrópodes1-
a)São dotados de simetria bilateral
 
b) Folhetos germinativos (triblásticos)c) O tubo digestivo é completo, sendo a digestão extracelular. Sendo as enzimas digestivas produzidas nos órgãos anexoso hepatopâncreas e os cecos gástricos.Na boca encontramos os apêndices bucais que variam de acordo com a alimentação.Os nutrientes são absorvidos pelas células das paredes intestinal e atingem o sangue, de onde se distribuem pelo corpo.Restos alimentares são eliminados pelo ânus.d)
Cavidade 
 
corporal 
totalmente revestida pela mesoderme)
2-
É um grupo de segmentos especializados de
 como, por exemplo, a
de um
.
3-
O exoesqueleto é produzido pela epiderme e limita o crescimento do animal.
4-
Fenômeno em que o animal troca o esqueleto velho e limitante por um novo, que permite a continuidade do crescimento.
Classificação e relação de parentesco nos artrópodes.5-
São
característicos do
,conhecidos apenas do
.O grupo, classificado na classeTrilobita da subclasse Trilobitomorpha, é exclusivo de ambientes marinhos.
6-
O onicóforo é um animal que os cientistas chamam de fóssil vivo, pois apresenta o corpo anelado de verme e patas emforma de garra. Foi de um animal assim, provavelmente, que surgiram os insetos
7-
O corpo é dividido em cefalotórax e abdômen, possuem um numero variado de pernas, geralmente cinco pares, e doispares de antenas, vivem principalmente nas águas marítimas ou dulcícolas, existem espécies terrestres como o tatuzinhode jardim.
8-
São importantes componentes do zooplâncton, participando ativamente do equilíbrio biológico em ecossistemasaquáticos podendo servir de alimento para outros seres vivos.
9-
Os apêndices são de vários tipos, estando sua forma relacionada à função que realizam. Entre essas funções podemoscitar as de locomoção (patas); captura, sucção e trituração de alimentos (peças bucais variadas, pinças)
10-
Geralmente terrestre, com o corpo dividido em cefalotórax e abdômen, possuem quatro pares de pernas, sãodestituídos de antenas e mandíbulas.
11-
Os Unirrâmios (insetos, quilópodes e diplópodes), assim como os quelicerados, apresentam apêndices unirramosos, istoé, formados por único ramo, sem bifurcação.
12-
Por apresentarem aspectos semelhantes com numerosas pernas, corpo alongado e bastante segmentados, esses doisgrupos de artrópodes eram antigamente reunidos em uma única classe , a dos miriápodes. Quilópodes, animais terrestresde movimentos rápidos, vivem em locais sombreados e se comportam como carnívoro, predadores de insetos, minhocas eoutros animais, tem o corpo ligeiramente alongados, divididos entre cabeça e tronco longo, são portadores de um par deperna em cada anel. Diplóides possuem um corpo cilíndrico, e dividido em cabeça, um pequeno tórax formado por quatrosegmentos e um abdômen longo, são lentos, na cabeça existe um par de antenas curtas, possuem dois pares de pernas emcada anel, e não injetam veneno.
13-
São predominantemente terrestres, apresentam o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, alem de três pares depernas e um par de antena.
14-
Tem papel na polinização das flores, são usadas em controles biológicos, no combate a espécies daninhas e etc. Sãouma fonte não explorada de proteínas, pela sociedade ocidental( os orientais já se beneficiam da dieta baseada nosinsetívoros), que no futuro pode ser a solução para o problema de produção de alimentos no mundo.
Anatomia e Fisiologia dos artrópodes15-
Trabalham em pares antagônicos (enquanto um músculo do par se contrai, o outro, que causa o deslocamento opostoda articulação, relaxa), de forma a produzir os mais diversos movimentos, como as diferentes expressões faciais, o andar,costurar, etc
16-
As dos vertebrados têm pelos, com exceção dos morcegos que têm pelos, e as dos insetos não.As dos vertebrados têm esqueleto e músculos. As do insetos não.
17-
Élitros – 
asas de estrutura dura, que tem a forma de estojo para proteger o segundo par de asas do tipomembranosa. Ex.: primeiro par de asas da ordem Coleóptera.
Hemiélitros – 
asas que possui cerca de metade ou dois terços de seu comprimento do tipodura e o terço final do tipo membranosa. Ex.: primeiro par de asas dospercevejos e barata-d’água.
 
Tégmina – 
asa geralmente estreita e alongada, de textura próxima ao dopapel. Ex.: primeiro par de asas de insetos da ordem Orthoptera,baratas (Blattodea), louva-a-deus (Mantódea).
Balancins – 
são as asas metatorácicas atrofiadas que possuem função deequilíbrio durante o vôo. Ex.: segundo par de asas dos insetos daordem Díptera.
18-
Os intestinos anteriores e posteriores são formados a partir da ectoderme e são cobertos por cutícula. O intestinomédio é formado pela endoderme. O intestino anterior é responsável pela ingestão, trituração e armazenamento dealimento. O médio é responsável pela produção de enzimas, digestão e absorção. E o posterior é responsável pela formaçãodas fezes.
19-
A circulação é do tipo aberta. O coração varia em tamanho e posição nos diferentes grupos, mas em todos ele possuiuma ou mais câmaras com aberturas laterais denominadas óstios.
20-
O coração é dorsal e bombeia a hemolinfa para a extremidade anterior, fazendo-a atingir lacunas corporais ouhemocelas onde, lentamente, ocorrem as trocas (nutrientes por excretas) nos tecidos
21-
Sistema circulatório dos crustáceos:Este sistema circulatório é denominado aberto ou lacunar, porque o sangue nãoestá sempre no interior dos vasos.Sistema circular dos insetos: O sangue dos insetos tem a mesma função que o dos vertebrados, mas em taxas diferentes.A função predominante é de transporte de alimento, hormônios e metabólitos, secundariamente há transporte de gasespara as partes do corpo que não são providas de traquéias. Raramente esse sangue é vermelho, geralmente é amarelado ouesverdeado.
22-
Branquial – encontrado nos crustáceos.-
 
Traqueal – encontrado basicamente nos insetos e alguns aracnídeos.-
 
Filo traqueal - adaptado as regiões aéreas, encontrado nos aracnídeos
23-
As traquéias são
 condutores extremamente finos por onde o ar entra e sai graças ao bombeamento damusculatura do corpo. O ar entra com
e sai com
sem que haja interação com o
.
24-
Glândulas antenais ou verdes, Túbulos de Malpighi, Glândulas cochais.
25-
São tubos finos que partem da região mediana do intestino e ficam mergulhados na hemocele, em contato direto com ahemolinfa. Ocorre a filtração do sangue e as secreções são conduzidas ao intestino e excretadas através das fezes.
26-
Formado por um gânglio cerebral ligado a uma cadeia nervosa ventral. Do gânglio cerebral e da cadeia nervosa partemnervos que conectam o sistema nervoso ao músculos e às estruturas sensoriais.
27-
São substâncias
que, captadas por animais de uma mesma espécie (intra-específica), permitem oreconhecimento mútuo e sexual dos indivíduos.
28-
Os olhos simples ou ocelos possuem uma lente de quitina e, através deles, o artrópode pode perceber os estímulosluminosos.
29-
A reprodução é sexuada com sexos separados e desenvolvimentos indireto com metamorfoses.A fecundaçãogeralmente é interna e as fêmeas pode transporta os ovos em câmeras especiais ou nas patas,durante o seudesenvolvimento.
30-
A transmissão indireta de espermatozóides por meio de um espermatóforo é característico de muitos aracnídeos.Existe um padrão de comportamento e atração para o acasalamento. A fecundação é interna e o desenvolvimento é direto.Os ovos são ricos em vitelo.
31-
Os insetos apresentam fecundação
 
interna
,
e as fêmeas depositam os ovos para se desenvolverem fora do corpo. São,portanto, ovíparas
.32-
a) São aqueles que, ao saírem do ovo, já são muito semelhantes a um adulto. Portanto, não passam por estágio larvalnem sofrem metamorfose. Exemplos: insetos da ordem Thysanura, como a traçados livros.b) Os hemimetábolos são os insetos que, quando da eclosão do ovo, nascem diferentes dos adultos mas sofremtransformações graduais na forma e na sua fisiologia. exemplos de insetos hemimetábolos os cupins, os gafanhotos, ascigarras e as baratas.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->