Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
87Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Biologia Para a Uemg

Biologia Para a Uemg

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 37,517|Likes:
Published by RogerioBIO

More info:

Published by: RogerioBIO on Jan 13, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

05/15/2013

pdf

text

original

 
BIOLOGIA PARA A UEMG
A célula é a unidade formadora de todos os seres vivos. Elementos e compostos químicos são importantes nasua formação e manutenção. Entre os compostos químicos podemos fazer diferenciação entre os inorgânicos e osorgânicos.
Elementos químicos importantes para a célulaNa
+
- K 
-
Sódio e potássio atuam na formação do potencial de membrana que permite geração e condução deeletricidade. Importante em neurônios e células musculares.
Ca
2+
Cálcio endurece ossos, dentes e conchas. Atua na contração muscular e na coagulação do sangue.
I
-
Iodo é necessário para formação de hormônios da tireóide, que estimulam o funcionamento doorganismo. Sua falta causa hipotireoidismo e bócio.
Fe
2+
Ferro é necessário para formar hemoglobina, partícula vermelha das hemácias, que transporta oxigêniono sangue. Sua falta causa anemia ferropriva.
F
-
Flúor atua protegendo os dentes das cáries.
P
Fósforo que aparece nos seres vivos como fosfato, entra na composição do DNA, RNA e do ATP,molécula relacionada com armazenamento de energia.
Cl
-
Cloro atua na formação do ácido clorídrico no estômago. Tem várias funções celulares.
N
2
Nitrogênio aparece em DNA, RNA e proteínas. Absorvido na forma de nitrato e excretado na forma deamônia, amônio, uréia e ácido úrico.
S
Enxofre participa da formação de alguns aminoácidos que formam proteínas Absorvido na forma desulfato.
Mg
2+
Magnésio participa da molécula de clorofila, essencial para a fotossíntese.
Cu
2+
Cobre atua como componente de muitas enzimas.Dentre os compostos inorgânicos importantes para a vida, a água na forma líquida se destaca por suascaracterísticas físicas e químicas. Pelo conhecimento atual, é impossível imaginar a vida sem água. Representa de 60%a 99% do peso corporal dos seres vivos. No ser humano adulto, em média, a água equivale a 75% do peso corporal.Em indivíduos mais jovens a quantidade de água é maior e vai diminuindo com a idade. É no meio aquoso que oselementos e compostos químicos da célula se encontram e é o local onde ocorrem reações químicas do metabolismo.Quanto mais água, maior é a atividade metabólica.
Compostos orgânicosCarboidratos ou açúcares
Ribose e Desoxiribose formam RNA e o DNA. Glicose, frutose, galactose sãoarmazenadores de energia e são quebrados rapidamente nas células. Lactose éreserva de energia no leite. Sacarose e reserva de energia em alguns vegetais.Celulose forma parede celular e Quitina forma o exoesqueleto de artrópodos.Amido é reserva de energia em vegetais e glicogênio é reserva de energia emanimais.
Lípides
Gorduras, mais comuns em animais, e óleos, mais comuns em vegetais,armazenam em energia. Ceras são impermeabilizadoras e protegem contra perdade água. Fosfolípides são formadores de membranas celulares. Colesterol,Estrógeno, Progesterona, Testosterona, Cortisona, Vitamina D e sais biliares sãoexemplos de lípides complexos.
Proteínas
Formadas por aminoácidos ligados entre si através de ligações peptídicas, sãomoléculas que fazem a célula funcionar. Podem formar partes da célula eorganóides, atuam como enzimas, que são catalisadores biológicos. Têm funçãode defesa quando atuam como anticorpos. Podem ser hormônios, como é o casoda insulina.
Ácidos nucléicos
Formados por nucleotídeos que podem ser de Adenina, Guanina, Timina, Citosinae Uracil. Timina só é encontrada no DNA e uracil só é encontrado no RNA. Paraoriginar a fita dupla, as cadeias de DNA fazem pares perfeitos entre osnucleotídeos: Adenina com Timina e Guanina com Citosina. DNA é a molécula quearmazena, codificada quimicamente, a informação sobre a vida. É o DNA queorienta a célula na produção de proteínas. É uma fita dupla em forma de espiralou hélice. Alterações no DNA, chamadas de mutações, podem alterar estainformação e impedir a vida. Para proteger o DNA, durante a evolução, a célulapassou a armazená-lo no núcleo. RNA, molécula de fita simples, existe de trêstipos: transportador, ribossômico e mensageiro. Atua na produção de proteínas.
 
Vitaminas são compostos orgânicos dos quais precisamos em quantidades diárias muito pequenas. São essenciais paraque nosso organismo funcione adequadamente e sua falta determina o aparecimento das doenças de carência. Sãoobtidas, normalmente, da dieta. São classificadas como hidrossolúveis (Complexo B e C) e lipossolúveis (A, D, E, K). Asvitaminas A e D, em excesso no organismo, são tóxicas.
VitaminasA
Obtida em fígado de animais, leite integral, manteiga, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, cenoura,tomate, vegetais verdes folhosos ricos em
β
-caroteno. Sua falta provoca dificuldade para enxergar emambiente com pouca luz ou cegueira noturna, cegueira permanente por xeroftalmia, ferimentos na pele,parada no crescimento e anemia.
B1
 Tiamina. Obtida de carne magra de porco, fígado, levedura de cerveja, cereais integrais, cutícula de arroz. Suafalta provoca o béri-béri (eu não consigo em japonês) com polineurite, dores no corpo, dificuldade deraciocínio, perda de memória, dificuldade para andar, problemas para funcionamento do coração e pode sermortal.
B2
Flavina. Obtida de carne magra de porco, fígado, levedura de cerveja, cereais integrais, cutícula de arroz. Suafalta provoca rachadura da pele nos ângulos da boca, manchas vermelhas na pele com sensação dequeimação chamada de dermatite, depressão mental e pode ser mortal.
B3
Nicotinamida. Obtida de carne magra de porco, fígado, levedura de cerveja, cereais integrais, cutícula dearroz. Sua falta causa a pelagra ou “doença dos 3D”: diarréia, dermatite e demência.
B6
Piridoxina. Obtida de carne magra de porco, fígado, levedura de cerveja, cereais integrais, cutícula de arroz.Sua falta causa anemia, dermatite, “fígado gordo”, perturbação mental e convulsões.
B9
Folato ou ácido fólico. Obtido de fígado. Sua falta causa diminuição de síntese de DNA, anemia, alterações namedula óssea. Fetos com defeitos no tubo neural.
B12
Hidroxicobalamina e Cianocobalamina. Obtida de carnes, rins, fígado, leite integral, gema de ovo, levedura decerveja, verduras e frutas frescas mas em menor quantidade. Sua falta causa anemia perniciosa e afeta abainha de mielina dos nervos, com paralisia e convulsões.
C
Ácido ascórbico. Obtida de frutos cítricos, goiaba, caju, kiwi, morango, acerola, tomate, verduras. Sua faltacausa insuficiência de cicatrização, anemia, inflamação de mucosas, sangramento gengival e mobilidadedental, vômito,
 
febre, hemorragia cerebral ou escorbuto.
D
Colecalciferol. Obtida de leite integral, gema de ovos, óleo de fígado de peixes, fígado. Necessidade deexposição ao ultravioleta. Sua falta causa raquitismo e osteomalácia.
E
 Tocoferol. Obtida de gorduras vegetais, óleo de germe de trigo, verduras. Sua falta causa esterilidade abortoespontâneo (em cobaias de laboratório), envelhecimento e morte celular, modificação das bainhas de mielinado sistema nervoso com alterações nas funções nervosas.
Naftoquinona. Obtida de bactérias do intestino, couve-flor, alho, verduras. Sua falta causa hemorragias.
Questões de fixação
(FCMMG)O esquema acima representa a composição química percentual da matéria viva. Baseado nos dados, indique oelemento que, além de não ser um dos quatro mais abundantes, é comum aos lípides da membrana plasmática e aosácidos nucléicos.a)enxofreb)fósforoc)carbonod)nitrogênio2) (UFMG) – Segundo estudo feito na Etiópia, crianças que comem alimentos preparados em panelas de ferroapresentaram redução na taxa de anemia de 55% para 13%. Essa redução pode ser explicada pelo fato de que o ferro:a)proveniente das panelas é misturado aos alimentos e absorvido pelo organismo.b)aquecido, ativa vitaminas do complexo B presentes nos alimentos, prevenindo a anemia.c)contido nos alimentos se transforma facilmente durante o cozimento e é absorvido pelo organismo.d)oriundo das panelas modifica o sabor dos alimentos, aumentando o apetite das crianças.
 
3) (PUC-SP) O bócio endêmico é o aumento da glândula tireóide, doença muito comum em regiões interioranas doBrasil. Esta doença relaciona-se com a falta de:a)cálciob)fósforoc)potássiod)iodoe)ferro4) (PUC-MG) - O cálcio é um elemento fundamental em vários processos fisiológicos dos organismos. Entre eles nãopodemos citar:a)contração muscularb)ntese de glicosec)formão de ossosd)coagulão sanguínea5) (UFMG) Devem constar da dieta humana íons correspondentes aos seguintes elementos químicos,
EXCETO
.a)cálciob)cloroc)ferrod)sódioe)mercúrio
6) (UEMG) -
 
A homeostase do nosso organismo depende da integração neuro-endócrina. A figura a seguir ilustra aexoftalmia, um sintoma de uma disfunção endócrina.Sobre essa disfunção,
NÃO
está correto afirmar queA) um dos hormônios vinculados a ela tem o iodo na sua composição.B) essa disfunção pode estar associada à hipófise ou à tireóide.C) quando ocorre antes da adolescência, essa disfunção leva ao nanismo.D) essa disfunção leva ao aumento do metabolismo basal, causando o emagrecimento.7) (UEMG) A figura a seguir representa a unidade formadora de uma importante biomolécula.Sobre o grupo de moléculas representado por essa figura, é
CORRETO
afirmar queA) o grupo é base do código genético.B) o grupo pode ser sintetizado por todos os organismos.C) sem ele não há atividade celular.D) esse grupo pode ser fartamente obtido pela ingestão de pão.8) (UNIUBE)Na figura acima estão representados dois filamentos de ácidos nucléicos. Considerando as sequências apresentadas,conclui-se quea)ambas o de DNAb)ambas o de RNAc)I é DNA e II é RNAd)I é RNA e II é DNA

Activity (87)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
bia_cbarros liked this
Nina Pereira liked this
Andressa liked this
Patricio Jose Vanoquira added this note|
Foi bom por ter aumentado os meus conhecimentos. Obrigado
Mirella Alves liked this
Lara Pri liked this
Ze Bomba liked this
Dayane Silva liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->