Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Regra da Octeto

Regra da Octeto

Ratings: (0)|Views: 242 |Likes:
Published by danielqrl

More info:

Published by: danielqrl on Jan 14, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/17/2010

pdf

text

original

 
Composto estável: camada de valência completa.
A Regra do Octeto estabelece que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros natentativa de completar a sua camada de valência (última camada da eletrosfera). Adenominação “regra do octeto” surgiu em razão da quantidade estabelecida de elétrons para a estabilidade de um elemento, ou seja, o átomo fica estável quando apresentar emsua camada de valência 8 elétrons.Para atingir tal estabilidade sugerida pela Regra do Octeto, cada elemento precisaganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligaçõesquímicas,dessa forma eles adquirem oito elétrons na camada de valência. Exemplo:Repare que os átomos de Oxigênio se ligam para atingirem a estabilidade sugerida pelaRegra do Octeto. As diferentes cores de eletrosfera mostradas na figura nos ajudam ainterpretar o seguinte:
1
. Átomos de Oxigênio possuem seis elétrons na camada de valência (anel externo nafigura).
2
. Para se tornarem estáveis precisam contar com 8 elétrons, o que fazem então?Compartilham dois elétrons (indicado na junção dos dois anéis), formando umamolécula de gás Oxigênio (O
2
).A justificativa para essa regra é que as moléculas ou íons tendem a ser mais estáveisquando a camada de elétrons externa de cada um dos seus átomos está preenchida comoito elétrons (configuração de um gás nobre). É por isso que os elementos tendemsempre a formar ligações na busca de tal estabilidade.Existem exceções para a Regra do Octeto, alguns compostos não precisam ter oitoelétrons na camada de valência para atingir a estabilidade, vejamos quais:
Berílio (Be)
Átomo capaz de formar compostos com duas ligações simples, sendo assim, estabiliza-se com apenas quatro elétrons na camada de valência.
Boro (B)
Forma substâncias moleculares com três ligações simples, ficando estável com seiselétrons na última camada.
Alumínio (Al)

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
mialecrimlima liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->