Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Regra da Octeto

Regra da Octeto

Ratings:
(0)
|Views: 243|Likes:
Published by danielqrl

More info:

Published by: danielqrl on Jan 14, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/17/2010

pdf

text

original

 
Composto estável: camada de valência completa.
A Regra do Octeto estabelece que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros natentativa de completar a sua camada de valência (última camada da eletrosfera). Adenominação “regra do octeto” surgiu em razão da quantidade estabelecida de elétrons para a estabilidade de um elemento, ou seja, o átomo fica estável quando apresentar emsua camada de valência 8 elétrons.Para atingir tal estabilidade sugerida pela Regra do Octeto, cada elemento precisaganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligaçõesquímicas,dessa forma eles adquirem oito elétrons na camada de valência. Exemplo:Repare que os átomos de Oxigênio se ligam para atingirem a estabilidade sugerida pelaRegra do Octeto. As diferentes cores de eletrosfera mostradas na figura nos ajudam ainterpretar o seguinte:
1
. Átomos de Oxigênio possuem seis elétrons na camada de valência (anel externo nafigura).
2
. Para se tornarem estáveis precisam contar com 8 elétrons, o que fazem então?Compartilham dois elétrons (indicado na junção dos dois anéis), formando umamolécula de gás Oxigênio (O
2
).A justificativa para essa regra é que as moléculas ou íons tendem a ser mais estáveisquando a camada de elétrons externa de cada um dos seus átomos está preenchida comoito elétrons (configuração de um gás nobre). É por isso que os elementos tendemsempre a formar ligações na busca de tal estabilidade.Existem exceções para a Regra do Octeto, alguns compostos não precisam ter oitoelétrons na camada de valência para atingir a estabilidade, vejamos quais:
Berílio (Be)
Átomo capaz de formar compostos com duas ligações simples, sendo assim, estabiliza-se com apenas quatro elétrons na camada de valência.
Boro (B)
Forma substâncias moleculares com três ligações simples, ficando estável com seiselétrons na última camada.
Alumínio (Al)

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->