Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
64Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila Administração TGA

Apostila Administração TGA

Ratings: (0)|Views: 7,214 |Likes:
Published by Sj3Contabil

More info:

Published by: Sj3Contabil on Jan 20, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/11/2013

pdf

text

original

 
Prof. Vagner Cavalcanti Ribeiro Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR VAGNER CAVALCANTI RIBEIRO
SÃO PAULO 2008 
1
 
Prof. Vagner Cavalcanti Ribeiro Administração
T.G.A.- Teoria Geral da Administração
Aula 01
- Introdução a TGA, Conceito de Administração, Conceito deEmpresa, Empresa Orgânica e Mecânica.
Introdução a TGAA teoria geral da administração é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo daadministração não se preocupando se são organizações lucrativas ou não.TGA se propõe a desenvolver a capacidade de pensar, de definir situações organizacionais,diagnosticar e propor soluções. Estas aplicações se desenvolvem com diferentes disciplinas daadministração.Conceito de AdministraçãoA administração vem do latim "ad" (direção para) e "minister" (obediência), ou seja, na origem atemos como uma forma de comandar.Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, sejaela lucrativa ou não.A administração trata do planejamento, organização, direção e controle de todas as atividadesdiferenciadas pela divisão do trabalho que ocorrem dentro da organização.A administração não é uma coisa mecânica, onde depende de hábitos físicos. Podemos ensinar oque um administrador pode fazer, mas isto não o capacitará a fazer em todas as organizações,pois cada organização tem suas características próprias.Conceito de EmpresaUma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular,pública, ou deeconomia mista, que produz e oferecebense/ouserviços,com o objetivo de atender  a alguma necessidade humana. Olucro, na vio moderna das empresas privadas, éconsequencia do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas detitularidade doPoder Públicotêm a finalidade de obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuaisoucoletivas, dependendo do número desóciosque as compõem. Classificação das EmpresasPelo setor econômicoDependendo do tipo de prestação da empresa, tem-se as seguintes categorias:
Setor primário, correspondendo àagricultura; 
Setor secundário, correspondendo àindústria; 
2
 
Prof. Vagner Cavalcanti Ribeiro Administração
Pelo número de proprietários
Oproprietárioda empresa pode ser apenas uma pessoa, caso das empresas individuais, comopodem ser mais de uma, formandosociedades.Existem as seguintes modalidades nas legislaçõesportuguesaebrasileira:
Empresa de Responsabilidade Limitada, (Ltda terminação no nome da empresa)
Sociedade Anônima, (SA - terminação no nome da empresa)
Pelo tamanho
A empresa pode ser ainda categorizada pelo seu tamanho, de acordo com um ou uma série decritérios, como o número deempregados,volume de negócios, etc. Uma forma rápida para traduzir genericamente este compêndio de critérios é dizer que a empresa pode ser:
Pelo fim
fim lucrativo
fim não lucrativoEmpresa Orgânica e MecânicaOrganizações mecanísticas:1. Estrutura burocrática baseada na divisão do trabalho.2. Cargos ocupados por especialistas.3. Decisões centralizadas na cúpula.4. Hierarquia rígida e comando único.5. Sistema rígido de controle.6. Predomínio da interação vertical.7. Amplitude de controle mais estreita.8. Ênfase nas regras e procedimentos formais.9. Ênfase nos princípios universais da Teoria Clássica.
3

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->