Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
103Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
MÓDULO II- NOÇÕES DE GEOLOGIA

MÓDULO II- NOÇÕES DE GEOLOGIA

Ratings:

4.9

(10)
|Views: 11,198|Likes:

More info:

Published by: troca de informações on Apr 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/15/2013

pdf

text

original

 
TÓPICOS
A história do petróleoA história do petróleo
 Noções de geologia Noções de geologia
CuriosidadesCuriosidades
Escala geológica do tempoEscala geológica do tempo
A chegada do homemA chegada do homem
Estudo das rochasEstudo das rochas
Meios de transportes e ambientes deposicionaisMeios de transportes e ambientes deposicionais
Bacias sedimentaresBacias sedimentares
Geologia do petróleo (origem, migração e acumulação)Geologia do petróleo (origem, migração e acumulação)
Teoria orgânicaTeoria orgânica
Condições necessárias à acumulação de petróleoCondições necessárias à acumulação de petróleo
Prospecção de petróleoProspecção de petróleo
Métodos de investigaçãoMétodos de investigação
1 – A
 
HISTÓRIA DO PETRÓLEO
TREINAMENTO DE TÉCNICOS DE OPERAÇÃO - MFPTREINAMENTO DE TÉCNICOS DE OPERAÇÃO - MFP
1
 
1.1 - No mundo
Os antigos, muito antes de Cristo, já conheciam o petróleo e alguns dosseus derivados, o asfalto e o betume.Nos livros dos antigos historiadores há referências do seu emprego emtemplos, construções, embarcações e para fins bélicos.É difícil separar a lenda da realidade, quando voltamos ao remoto passado.Na fase pré-histórica da utilização do petróleo, referências esparsas nos levam acrer que era conhecido do homem há 4 mil anos a.C.Segundo Heródoto, grande historiador do século V a.C., Nabucodonosor usou betume como material de liga na construção dos célebres jardins suspensosda Babilônia.Você mesmo pode consultar um livro muito antigo e encontrar nelereferências ao petróleo. Pegue uma Bíblia (que é um dos livros mais antigos domundo), abra no livro nesis, catulo 6, versículo 14 e voencontrareferência ao uso do petróleo pelo patriarca Noé na construção de sua famosaarca.No livro de Êxodo, capítulo 2, versículo 3 é feita a referência ao uso dopetróleo na impermeabilização da cesta em que Moisés foi colocado. Além disso,uma descoberta arqueológica, efetuada alguns anos atrás, revelou indícios doemprego de asfalto, no século IV, como material de construção de cidades.Os egípcios utilizaram o petróleo para o embalsamamento de mortosilustres (múmias) e como elemento de liga nas pirâmides. Os romanos e os gregosusavam-no para fins bélicos. Nos cercos de Plateia e Delium, por exemplo,lançaram dardos incendiados, impregnados de betume, para destruir as muralhasinimigas.Na Ásia Menor (Oriente Médio), onde se acham atualmente as maiores jazidas petrolíferas do mundo, o imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia,numa de suas famosas expedições, observou na zona asiática de Bactriana apresença de chamas surgidas do seio da terra e de uma fonte de combustíveis,que chegava a formar um lago. Este é um exemplo de ocorrência superficial dopetróleo.Estes fatos que se deram muito antes do nascimento de Cristo, e muitosoutros que poderiam ser citados fazem parte de uma época da história dopetróleo, que só vai terminar em 1669 e que é chamada fase
PRÉ-COMERCIAL
.A fase
COMERCIAL
começa na Rússia em 1700, com a aplicação dopetróleo como remédio e na iluminação. Até essa época, o petróleo era utilizadoem seu estado bruto ou através de seus derivados naturais. Os primeiros poçosforam perfurados à mão, chegando a profundidade de 10 a 30 metros.Em 1859, nos Estados Unidos da América, foi perfurado o primeiro poçopelo Coronel Edwin Drake, fornecendo 19 barris diários. A esta época, o petróleo,sob a forma de QUEROSENE, substituiu as velas e o óleo de baleia nailuminação.
TREINAMENTO DE TÉCNICOS DE OPERAÇÃO - MFPTREINAMENTO DE TÉCNICOS DE OPERAÇÃO - MFP
2
 
A fase comercial durou até o ano de 1901, que marca o início da
FASEINDUSTRIAL
. Neste ano, ocorreu o primeiro BLOW OUTerupçãodescontrolada do petróleo.A partir de 1901, o petróleo, que até então era usado de forma limitada epredominantemente na iluminação, passou a ser empregado como combustível.Daí para cá, com o desenvolvimento tecnológico, seu uso tem sido ampliado, comuma infinidade de utilizações, estendendo-se da agricultura à indústria.
1.2 No Brasil
A história do petróleo no Brasil começa em 1858, quando o Marquês deOlinda assina o Decreto nº 2.266 concedendo à José Barros Pimentel o direito deextrair mineral betuminoso para fabricação de querosene, em terrenos situados àsmargens do Rio Marau, na então província da Bahia. No ano seguinte, o inglêsSamuel Allport, durante a construção de Estrada de ferro Leste Brasileiro, observao gotejamento de óleo em Lobato, no subúrbio de Salvador.Em 1871, em Alagoas, foi feita a primeira sondagem, que em nada resultou.Em 1918 é feita a segunda tentativa, agora, obedecendo a um programa, foiestabelecido, que seriam realizadas perfurações nos estados de Alagoas, Bahia eParaná, estes esforços também em nada resultaram.Somente em 1939, na Bahia – Começaram os sucessos que o Brasil vemalcançando no setor, como consequência da criação em 1938 do:DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL e do CONSELHONACIONAL DO PETRÓLEO.Em Lobato (Bahia), a 21 de Janeiro de 1939, foi descoberto petróleo noBrasil pela primeira vez.Até o final de 1939, tinham sido perfurados aproximadamente 80 poços. Oprimeiro campo comercial, entretanto foi descoberto somente em 1941, emCandeias, BA.Em 1953, o Brasil inaugura nova fase petrolífera, em que recursos maispoderosos e capazes vão dar solução a seu problema de abastecimento nacional.Instituiu-se o monopólio estatal da pesquisa, da exploração, da refinação dopetróleo de poço, do xisto e do gás natural.
A CRIAÇÃO DA PETROBRÁS
TREINAMENTO DE TÉCNICOS DE OPERAÇÃO - MFPTREINAMENTO DE TÉCNICOS DE OPERAÇÃO - MFP
3

Activity (103)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Danyelle Silva liked this
farmadia liked this
Quelen Assis liked this
15mari15 liked this
Nepster Mig added this note
me podem arranjar uma materia q fala tdo sobre o granito por favor (manassesgomes73@hotmail.com)
Nepster Mig added this note
muito bom material

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->