Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1.2KActivity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Projeto de Rede Local

Projeto de Rede Local

Ratings:

4.94

(53)
|Views: 133,803 |Likes:
Published by Carlos Majer
Exemplo de Projeto de Rede Local
Exemplo de Projeto de Rede Local

More info:

Published by: Carlos Majer on Aug 22, 2007
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/24/2013

pdf

text

original

 
PROJETO DE REDE LOCALRedes de ComputadoresProf. Carlos Majer Página 1Este material pertence a
Carlos A. Majer
, Professor Universitário de Tecnologia da Informação e Especialista emDocência Superior da
Universidade Cidade de São Paulo
UNICID
 
Licença de Uso
 Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Permitida a Criação de ObrasDerivadas 2.5 Brasil. Para ver uma cópia desta licença, visitehttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.5/br/ ouenvie uma carta para Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.Isto significa que você poderá copiar, distribuir, exibir e realizar trabalhos derivados desta obra com as seguintesrestrições:-
 
Você deverá sempre fazer referência ao autor (Ou seja, Eu)
 
Você não poderá utilizar este trabalho para fins ilegais, imorais ou de forma a denegrir ou prejudicar outraspessoas ou instituições.
Para maiores informações envie um e-mail paracmajer@uol.com.broucmajer@ig.com.br.
 
Caso acredite que este material tenha lhe ajudado, envie um e-mail de agradecimento. Isto é o suficiente para motivar-me a continuardesenvolvendo este tipo de material e disponibilizá-lo para o público. Caso note algum erro ou tenha alguma sugestão, sinta-se à vontade parame contatar. Entre em contato caso necessite deste material em Word para apoio aos seus alunos no desenvolvimento de seus projetos.
Introdução
Inúmeros benefícios podem ser verificados na utilização de uma rede local , dentre eles :-
Compartilhamento de Recursos
 
Centralização de Informações
 
 
Controle de Acesso Centralizado
 
 
Facilidade nas rotinas de backup
 
Facilidade nas rotinas contingência
 
 
Facilidade nas rotinas de integração e consolidação de informações
 
Para pequenas empresas muitas vezes criar uma rede significa instalar um Hub ou Switch numa das dependênciasde um escritório e espetar os cabos de rede, interligando seus equipamentos para em seguida configurar o sistemaoperacional dos computadores de forma a compartilhar seus recursos.O objetivo deste artigo é extrapolar este modelo simples de rede e dar uma idéia de como se criar um projeto de redemaior, para uma empresa cujos equipamentos estejam localizados em diversos andares num mesmo edifício. Esteprojeto de rede deverá ser utilizado como um padrão para as futuras filiais da empresa, prevendo uma estrutura numprédio de três andares. Ele deverá ser criado prevendo o crescimento da empresa, de tal forma que futuramente asunidades organizacionais (matriz e filiais) possam se comunicar.
Estrutura do Projeto
O projeto será estruturado da seguinte forma :-1. Objetivo e Escopo2. Projeto Rede LANa. Descrição Sumáriab. Tecnologias Utilizadasc. Diagrama Lógicod. Diagrama de Topologiae. Diagrama de Cabeamento 1
o
, 2
o
, e 3
o
Andaresf. Definição do Cabeamento3. Mapa de Banda Endereços IP4. Previsão de Custosa. Definição de Equipamentosb. Definição de Materialc. Mão de Obrad. Resumo Orçamentário5. Configuração do Roteador
 
PROJETO DE REDE LOCALRedes de ComputadoresProf. Carlos Majer Página 2
Passo 1 – Definição do Objetivo e Escopo
Neste item devemos dar uma visão clara do projeto e o escopo a ser atingido. Deve ser verificado que em algunscasos o objetivo final pode ser maior do que o projeto específico, de forma que o mesmo se torna uma etapa doobjetivo final.Exemplo:-
1. Objetivo e Escopo
Objetivo
Este projeto prevê a criação de um modelo de rede para comunicação de dados entrediversas unidades organizacionais da empresa através do uso das tecnologias padrões domercado, considerando a relação custo-benefício, segurança e o crescimento da empresa.
Escopo
Contempla-se nesta proposta a criação do projeto de rede local (LAN), sua documentaçãocompleta, configuração de roteadores, instalação de firewall e testes funcionais, instalação,rotulação e certificação do cabeamento estruturado.
Premissas (sob responsabilidade do contratante):-
Instalações elétricas adequadas (tomadas, aterramento, pára-raios, etc).
Instalação de canaleta p/ passagem de cabeamento
Softwares necessários devidamente instalados e funcionaisAdministrador de rede ou pessoal técnico capacitado para configuração dos softwares eapoio nos testes de funcionamento de rede.
Note que apesar de que o projeto seja o de criação de um modelo de comunicação entre matriz e filiais, o escopo define a criação de uma rede local. Isto quer dizer que inicialmente será efetuado um trabalho localizado mas de forma que a empresa já esteja preparada para seu crescimento futuro.
Passo 2 – Projeto Rede LAN
 Neste passo, entramos em certos detalhes pertinentes à parte operacional, ou seja, em relação à tecnologia,disposição geográfica (interna) da empresa , metragens, etc.Inicialmente, devemos fazer uma descrição das características da empresa e sua distribuição funcional.
a) Descrição Sumária
Este projeto de rede será utilizado como padrão para as regionais na criação de novas redes e revisão dasexistentes. O quadro funcional de cada regional é composto de aproximadamente 28 funcionários, distribuídosem 3 andares com cerca de 450m
2
.É importante embasar o projeto referenciando os conceitos ou padrões que serão utilizados.
 b) Tecnologias Utilizadas
Basicamente será utilizado o padrão modelo OSI para funcionamento de redes locais. Dentre os materiais eequipamentos serão usados cabo UTP Categoria 5 para conexão dos equipamentos, equipamentos CISCO eprotocolo TCP/IP.
 
PROJETO DE REDE LOCALRedes de ComputadoresProf. Carlos Majer Página 3
Diagrama Lógico
Neste modelo, consideramos a utilização de um cabeamento para cada andar do edifício (cabeamento horizontal)que se conectará ao backbone (cabeamento central). Em cada andar existirá um HCC (Horizontal cross-connect =Conexão Cruzada Horizontal), que é uma sala para onde convergem todos os cabos do andar, interligando osdispositivos da rede a um Patch Panel, que será ligado ao backbone central. No andar central do edifício teremos umMCC (Main cross-connect = Conexão Cruzada Principal), que atua como um ponto central da rede num formato deestrela.
Diagrama de Topologia
Em cada HCC será utilizado um switch para centralizar os dispositivos do andar. Estes switches serão conectadosnum switch central que fará a verificação de destino dos pacotes e em caso de necessidade irá repassar os pacotespara o roteador que fará acesso externo (WAN-Internet).A rede será segmentada por sub-redes, de forma a agrupar os dispositivos de mesmo nível, restringir o acesso nãoautorizado e segmentar o domínio de colisão dos pacotes em trânsito na rede.Os servidores da empresa estarão diretamente conectados no MCC de forma a prover uma camada compartilhadade acesso aos diversos dispositivos da rede.
Diagrama de Cabeamento 
Distribuição do 1
o
. Andar

Activity (1,212)

You've already reviewed this. Edit your review.
Jose Teixeira added this note
curso intensivo excelente, muito bom - nota 10, contineue assim amigo devulgando ciência e tecnologia. Nove páginas de conhecimentos que valem por mil paginas.
Marcelo Frate liked this
Ludmila Tanaia liked this
Filipe Weber liked this
Walace Viana liked this
ESEACD added this note
Parabéns pelo trabalho, sem dúvida que servirá de base para um projeto que vou pedir aos meus alunos. Muito obrigada!
fc22 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->