Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
44Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Amostragem de Solos

Amostragem de Solos

Ratings: (0)|Views: 7,001|Likes:
O objetivo deste capítulo é contribuir com aspectos relacionados à análise de solo, em particular, no processo de amostragem, de modo a se obter uma adequada recomendação de corretivos e fertilizantes para os diferentes agroecossistemas do Acre.
O objetivo deste capítulo é contribuir com aspectos relacionados à análise de solo, em particular, no processo de amostragem, de modo a se obter uma adequada recomendação de corretivos e fertilizantes para os diferentes agroecossistemas do Acre.

More info:

categoriesTypes, Research, Science
Published by: Edson Alves de Araújo on Jan 26, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/28/2013

pdf

text

original

 
 168
Capítulo 6. Amostragem de Solo
E
DSON
A
LVES DE
A
RAÚJO
 E
UFRAN
F
ERREIRA DO
A
MARAL
 J
OÃO
L
UIZ
L
ANI
 
Introdução
No Estado do Acre, a terra tem sido utilizadapredominantemente com pastagens e sistema de cultivoitinerante praticado pela agricultura familiar, sendo esseúltimo mais comum em projetos de assentamento. Outrasformas de uso da terra são o extrativismo vegetal(principalmente borracha e castanha) e a exploraçãomadeireira. Cada um desses usos constituiagroecossistemas com características peculiares,exigindo, portanto, diferentes formas de amostragem desolo, para que a fertilidade desses sistemas possa ser avaliada de maneira precisa.A amostragem de solo é uma das etapas fundamentaispara a avaliação da fertilidade, sendo mais importanteque as próprias determinações analíticas realizadas emlaboratórios, pois de nada adiantará ter determinaçõesquímicas e físicas de alta precisão se a amostragem nãofor representativa.O procedimento da amostragem do solo tem por objetivocoletar o material mais representativo possível dedeterminado espaço físico e que tenha influência sobre ocrescimento das plantas.Por esse motivo, a amostragem é considerada a etapamais crítica de todo o processo de análise. Se por qualquer razão a amostra não for representativa, seusresultados não corresponderão à realidade da glebaamostrada, já que no laboratório não há possibilidade dese efetuar qualquer tipo de ajuste ou correção. Com isso,dependendo da magnitude do erro associado a
ARAÚJO, E. A. ; AMARAL, Eufran Ferreira Do ; LANI, João Luiz . Amostragem de solo. In: Paulo Guilherme Salvador Wadt. (Org.).Manejo do solo e recomendação de adubação para o estado do Acre. Rio Branco: Embrapa/CPAF-Acre, 2005, v. , p. 229-243.
Como citar este artigo:
 
 169
amostragem do solo, decisões errôneas poderão ser tomadas e, ao invés de se obter benefícios com o usodos resultados, é mais provável que haja prejuízo.Embora seja possível refazer resultados imprecisos, apartir de uma nova amostragem, somente quem coletoutem condições de definir se dada amostra érepresentativa ou não.O objetivo deste capítulo é contribuir com aspectosrelacionados à análise de solo, em particular, noprocesso de amostragem, de modo a se obter umaadequada recomendação de corretivos e fertilizantes paraos diferentes agroecossistemas do Acre.
Conceito de Amostragem e Variabilidade
A amostragem de solo consiste na primeira etapa doprocesso de recomendação de fertilizantes, corretivos outécnicas de manejo visando melhorar ou conservar a suafertilidade (Fig. 1).Nessa etapa é necessário várias operações para extrair de um sistema porções que, combinadas e reduzidas atamanho ou volume apropriado, resultam em umaamostra com características representativas. Cada umadessas porções, chamada de amostra simples, écombinada para formar uma amostra composta.
 
 170
Fig. 1.
Etapas para análise de solo: da coleta da amostrano campo à recomendação técnica de aplicação decalcário e fertilizantes.Fonte: Silva (1999).A tarefa de coletar amostras torna-se importante, pois naimpossibilidade de analisar o solo por completo, énecessário colher amostras representativas para quepossam ser extrapoladas a uma determinada área.Geralmente, utiliza-se uma quantidade muito pequena desolo para efetuar as análises no laboratório (Fig. 2).
Fig. 2.
Esquema representativo de uma gleba de 1 ha eas quantidades de solo utilizadas.Isso significa que um volume de 10 gramas de solo,utilizado na determinação analítica dos seus principaisnutrientes, representa 2 mil toneladas de solo se aamostra for retirada de uma área de apenas 1 ha. Essecálculo serve para exemplificar a importância daamostragem na análise da fertilidade, pois quantidadesmuito pequenas usadas em laboratório (10 g) devem ser representativas de milhares de toneladas de solo(supondo um solo com densidade de 1 g cm
-3
).Outra importância inerente à amostragem diz respeito àvariabilidade espacial, que tanto pode ocorrer nahorizontal (em superfície) como na vertical (emprofundidade). Os solos do Acre são pedogeneticamentenovos, apresentando maior heterogeneidade que emoutras regiões onde os solos foram sujeitos a processosde intemperismo mais intenso. Assim, as unidadesamostrais devem ser definidas com bastante critério,separando-se a área a ser amostrada no maior número

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->