Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
96Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
ESTRUTURA DE MERCADO

ESTRUTURA DE MERCADO

Ratings: (0)|Views: 19,360 |Likes:
Published by eukljdes
Estruturas de mercado.
Estruturas de mercado.

More info:

Categories:Types, Brochures
Published by: eukljdes on Jan 28, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/20/2013

pdf

text

original

 
ESTRUTURA DE MERCADO
O comportamento de ofertantes e demandantes no mercado o é uniforme. Emdecorrência da própria dinâmica da economia capitalista, o poder dos diferentes agentes econômicosé também diferenciado. Veremos a seguir as características básicas dos principais tipos de mercado.
Concorrência perfeita:
- grande número de consumidores e ofertantes, tornando o mercado pulverizado de tal forma quenenhum comprador ou vendedor tenha condições de influenciar os preços ou o comportamento dosdemais agentes;- perfeito conhecimento do mercado, a começar pelo preço, por parte dos que o integram;- perfeita mobilidade de recursos;- ausência de entraves ao ingresso de novas empresas;- homogeneidade de produtos.Exemplos: feira livre, comércio varejista em geral.
Concorrência monopolística:
- grande número de empresas;- fracas barreiras quanto ao ingresso e saída do mercado;- pouca diferenciação dos produtos. Cada concorrente estabelece um produto único e ligeiramentediferenciado pela marca, embalagem, publicidade. A diferença é subjetiva.Exemplos: calças jeans, pizzarias, franquias, etc.
Oligopólio:
- pequeno número de empresas controla a quase totalidade do mercado;- forte bloqueio à entrada de concorrentes;- concorrência pela diferenciação de produtos;- tendência à concentração de capitais através de fusões;- tendência à formação de cartéis e à rigidez de preços.Exemplos: indústria automobilística, de vidros, cimento, aço, pneumáticos, química, petroquímica etc.
Monopólio:
- existência de uma única empresa produtora de bens e serviços para os quais, no curto prazo, nãoexistem substitutos próximos;- barreiras legais, tecnológicas e econômicas ao ingresso de concorrentes no mercado; 15

Activity (96)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Kleber Luz liked this
Gabriel Ramos liked this
Larissa Lívia liked this
Caio Guilherme liked this
Wallace Maciel liked this
Nubia Sales liked this
Pathy Silva added this note
muito bom, essas demostraçoes.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->