Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
197Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
O AMBIENTE DE MARKETING

O AMBIENTE DE MARKETING

Ratings:

4.71

(35)
|Views: 72,936 |Likes:
Published by Marcelle
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
MÓDULO I – DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE MARKETING
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
MÓDULO I – DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE MARKETING

More info:

Published by: Marcelle on Apr 23, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/14/2013

pdf

text

original

 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETINGMÓDULO I – DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE MARKETING
O AMBIENTE DE MARKETING
O ambiente de marketing de uma empresa é constituído de participantes e forçasexternas a ele que afetam a capacidade da administração de marketing dedesenvolver e manter bons relacionamentos com seus clientes-alvo. Ele oferecetanto oportunidades quanto ameaças. Empresas bem sucedidas sabem aimportância de estar sempre observando e se adaptando ao ambiente emmutação.Essas imagens do futuro dão aos profissionais de marketing muito o que pensar, eles sãoos principais responsáveis por identificar e prever mudanças significativas no ambiente.Devem rastrear as tendências e buscar as oportunidades, para isso são necessárias duascompetências essenciais: - inteligência de marketing e pesquisa de marketing,para coletar informações sobre o ambiente de marketing e também dos clientes e concorrentes.O ambiente de marketing é formado de um
microambiente
e um
macroambiente.Microambiente:
é constituído de forças próximas à empresa que afetam suacapacidade de atender seus clientes – a empresa, fornecedores, empresas docanal de marketing, mercados de clientes, concorrentes e públicos.
Macroambiente:
é constituído de foas societais maiores que afetam omicroambiente - forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticase culturais.
A empresa
Ao desenvolver planos de marketing, a administração de marketing precisa contar comoutros grupos da empresa, como, por exemplo, o alto escalão e os departamentosfinanceiros, de pesquisa e desenvolvimento ( P&D), de compras, de produção e decontabilidade. Todos esses grupos inter-relacionados formam o ambiente interno daempresa. O alto escalão estabelece a missão, os objetivos, as estratégias mais amplas ea política da empresa. Os gerentes de marketing tomam decisões de acordo com osplanos desenvolvidos pelo alto escalão e os mesmos aprovam o plano de marketing antesde ser implementado.P&D – se concentra em produzir produtos seguros e atraentes;Compras – suprimentos e materiais;Produção – produzir a quantidade desejada de produtos com a qualidade almejada;Contabilidade – mensura as receitas e os custos para que o marketing saiba se seusobjetivos estão sendo alcançados.
Professora Kátia Eloísa Bertol de Araujo1
 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETINGMÓDULO I – DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE MARKETING
O ambiente interno da empresa
- Alto Escalão- Financeiro- Pesquisa & Desenvolvimento- Compras- Produção- Contabilidade
Fornecedores
Oferecem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços. Osgerentes de marketing devem observar a disponibilidade do suprimento, devem tambémmonitorar as tendências de preço de seus principais insumos. Um aumento nos custos desuprimentos pode forçar a alta dos preços, o que pode prejudicar o volume de vendas daempresa.
Intermediários de marketing
Ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens para os compradores finais.Entre os intermediários estão:
revendedores, empresas de distribuição física, agências deserviços de marketing e intermediários financeiros.
Os revendedores:
são canais de distribuição – atacadistas ou varejistas que ajudam aempresa a encontrar clientes ou vender para eles.
Os operadores logísticos
: ajudam a empresa e estocar e transposrtar bens de seuspontos de origem a seus destinos. Ao trabalhar com essas empresas deve-se considerar fatores como custo, entrega, rapidez e segurança.
As agências de serviços de marketing
: são as empresas de pesquisa de mercado, asagências de propaganda, as assessorias de imprensa e as empresas de consultoria demarketing, que ajudam a empresa a definir os mercados certos e a promover seusprodutos.
Os intermediários financeiros
: são os bancos, as financeiras, as seguradoras e outrosnegócios que efetuam transações financeiras ou fazem seguros contra riscos na compra evenda de bens. Muitas empresas e clientes dependem de intermediários financeiros parasuas transações.
Tipos de mercados dos clientes
A empresa precisa estudar detalhadamente o mercado onde se encontram seus clientes.Mercados consumidores: indivíduos e famílias que compram bens e serviços paraconsumo pessoal;Mercados de negócios: compram bens e serviços para processamento posterior ou parautilizá-los em seu processo de produção;Mercados revendedores: compram bens e serviços para revendê-los com uma margemde lucro.
Professora Kátia Eloísa Bertol de Araujo2
 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETINGMÓDULO I – DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE MARKETING
Mercados governamentais: são constituídos de órgãos do governo que compram bens eserviços para produzir serviços públicos;Mercados internacionais: são compradores de outros países, incluindo consumidores,produtores, revendedores e governos.Cada tipo de mercado possui características especiais que exigem um cuidadoso estudopor parte do vendedor.
Os Concorrentes
Os profissionais de marketing devem fazer mais do que simplesmente se adaptar àsnecessidades dos consumidores-alvos. Devem ganhar vantagem estratégicaposicionando agressivamente suas ofertas em relação às de seus concorrentes na mentedos consumidores.
Não existe uma estratégia de marketing competitiva ideal para todas as empresas,cada uma deve considerar seu tamanho e sua posição no setor, comparando essesdados com os de seus concorrentes.
Empresas pequenas podem desenvolver estratégias que lhes dêem taxas deretorno melhores do que as das grandes empresas.
Os Públicos
Público consiste em qualquer grupo que tenha um interesse atual ou potencialna organização ou que possa causar um impacto em sua capacidade de atingirseus objetivos.
Públicos financeiros:
influenciam a capacidade da empresa de obter fundos.Bancos, casas de investimentos, acionistas constituem os principais públicosfinanceiros.
Públicos ligados à mídia:
publicam notícias, artigos e deitoriais. Entre elesestão os jornais, as revistas e as estações de rádio e televisão.
Públicos governamentais
: a administração deve levar em conta as medidastomadas pelo governo, os profissionais de marketing devem frequentementeconsultar advogados para se informar sobre questões relacionadas à segurançado produto e à propaganda enganosa, entre outras.
Grupos de interesse
: as decies de marketing da empresa podem serquestionadas por associações de consumidores, grupos ambientais e gruposminoritários, entre outros. O departamento de relações públicas pode ajudar aempresa a se manter em contato com esses grupos.
Públicos locais:
incluem associações comunitárias e moradores da região daempresa
Público geral
: a empresa precisa se preocupar com a postura do público geralem relação a seus produtos e atividades. A imagem pública de uma empresaafeta suas vendas.
Professora Kátia Eloísa Bertol de Araujo3

Activity (197)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
Sofia Areosa liked this
jmmarketeer liked this
Elvis Silva liked this
Paul Marcel liked this
GuzzoR liked this
neobishop liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->