Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
62Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Poluição dos mananciais

Poluição dos mananciais

Ratings:

4.69

(13)
|Views: 18,232 |Likes:
Published by rickardo.cx

More info:

Published by: rickardo.cx on Apr 24, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/20/2013

pdf

text

original

 
POLUIÇÃO DOS MANANCIAIS DA ILHA DE SÃO LUÍS-MA1. INTRODUÇÃO
A ilha de São Luis etá situada no estado doMaranhão, noarquipélagode ilhas do Golfão Maranhense com mais de 1000 km². É composta pelos municípios deSão José de Ribamar, Raposa,Paço do Lumiar eSão Luís.Juntos, este municípios perfazem uma população em torno de 1.211.270 habitantes (IBGE, 2008). Limita-se, ao norte, com oOceano Atlântico; ao sul, com a Baía do Arraial e com o Estreito dos Mosquitos; a leste, coma Baía de São José, e a Oeste, com a Baía de São Marcos.Mananciais são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, quepodem ser usadas para o abastecimento público. Isso inclui, por exemplo, rios, lagos,represos e lençóis freáticos. A hidrografia da ilha é composta por importantes bacias, taiscomo: a bacia do Rio Anil, do Bacanga, do Paciência, do Tibiri, dos Cachorros e mais umadezena de outros rios e riachos. Embora existam diversos rios na ilha de São Luis, esta temcomo principal fonte de abastecimento o Rio Itapecuru.O Sistema de Abastecimento de Água de São Luís é composto de 02 (duas)Estações de Tratamento de Água Convencional (Italuís e Sacavém), 02 (duas) Estações deTratamento de Água com Fluxo Ascendente (Olho D’Água e Cururuca) e 312 (trezentos edoze) poços tubulares profundos (CAEMA, 2008). O sistema Italuís capta água do RioItapecuru e está localizado no Km 56 da BR 135. Já o sistema Sacavém é abastecido pelaBarragem do Batatã, Rio da Prata e Mãe Isabel. O Rio Jaguarema abastece o sistema OlhoD’Água. Enquanto o Rio Annio Esteves abastece o sistema Cururuca. E o sistemaPaciência é abastecido por duas baterias de poços designados Paciência I e II (CAEMA,2008).
 
Mesmo diante da imensuvel importância dos recursos naturais para asobrevivência da humanidade, a exploração inadequada associada à ignorância e aodescaso generalizado tem levado a um acelerado processo de degradação ambiental quecompromete o abastecimento de água da ilha de São Luis. Os corpos hídricos locais,principalmente os rios Anil e Bacanga, estão bastante comprometidos devido à compactaçãodos solos dos leitos dos rios, o desmatamento, a erosão, a poluição e a pesca predatória.As principais fontes de poluição são de origem antrópica e decorrem do uso eocupação desordenada do solo, sendo identificadas como principais agentes: o lançamentode efluentes domésticos a céu aberto; a canalização direta de esgotos para os cursosd’água sem prévio tratamento; a precariedade das soluções individuais de esgotamento,notadamente o uso de fossas e a inexisncia de soluções sistêmicas e de grandeabrangência para a coleta e tratamento dos esgotos gerados.Mediante o exposto, o presente trabalho tem por objetivo identificar e descrever aatual situação ambiental dos principais rios da Ilha de São Luis-MA.
2. METODOLOGIA
A pesquisa foi realizada com base em fontes bibliográficas existentes, seguida devisitas de campo para identificar e registrar a real condição em que se encontram os rios daIlha de São Luis. Após a pesquisa de campo os dados foram analisados e discutidos pelosmembros da equipe para gerar o trabalho escrito.Durante a busca por referências bibliográficas constatou-se que as informaçõessão bastante contraditórias e as fontes escassas.
3. BACIA DO RIO ANIL
4
 
3.1. Localização
A Bacia Hidrográfica do Rio Anil está localizada no quadrante noroeste (NW) dailha de São Luis – MA, com o Rio Anil possuindo cerca de 13, 8 Km de extensão. Tem suasnascentes localizadas no Bairro Aurora, descendo ao nível do mar aproximadamente 9,5 Kmem linha reta, com o eixo direcional orientado de sudeste (SE) para noroeste (NW) a partir da nascente, a sua calha caracteriza-se por apresentar um perfil meândrico (Figura 1),cortando a porção nordeste (NE) do centro urbano da cidade de São Luis, no trajeto emdireção à desembocadura (LABOHIDRO, 1980; Siqueira, 1987). Deságua entre o cais dasagração e a ponta do São Francisco
Figura 1
– Aerofoto da Bacia Hidrográfica do Rio Anil (2008).
Fonte
: Google Earth.Em seu trajeto o rio banha os seguintes bairros: Aurora, Anil, Cohab, VilaPalmeira, Rio Anil, Vila Cristalina, Camboa, Liberdade e outros.
5

Activity (62)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Jean Almeida liked this
Jean Almeida liked this
Jean Almeida liked this
Jucivan Ribeiro liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->