Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
2006 Relatório Técnico Cidade Educativa Carbonita-MG (ABR-JUN06)

2006 Relatório Técnico Cidade Educativa Carbonita-MG (ABR-JUN06)

Ratings: (0)|Views: 999 |Likes:
Published by CPCD
Relatório Técnico do Projeto "Cidade Educativa" realizado em Carbonita-MG, no Vale do Jequitinhonha, pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD. Período de Abril a Junho de 2006.
Relatório Técnico do Projeto "Cidade Educativa" realizado em Carbonita-MG, no Vale do Jequitinhonha, pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD. Período de Abril a Junho de 2006.

More info:

Published by: CPCD on Apr 25, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
 
Projeto “Carbonita: de UTI Educacional à Cidade Educativa”
1
 
R
ELATÓRIO
T
ÉCNICO
 P
ROJETO
“C
 ARBONITA
:
DE
UTI
 
E
DUCACIONAL À
C
IDADE
E
DUCATIVA
 ABRIL
/
MAIO
/
JUNHO
 2006I
NTRODUÇÃO
 
O projeto vem ocupando seu espaço dentro da cidade e, aos poucos, o grupo vem criando raízes e seapropriando mais do trabalho, assim contribuindo com o desenvolvimento e a organização dasatividades.Os locais trabalhados já apresentam coordenadores que contribuem para que o trabalho sedesenvolva de forma eficiente, mesmo sendo ainda dependentes do coordenador do projeto dentro domunicípio. Isso facilita o trabalho que estamos iniciando em uma comunidade rural, onde jácomeçamos a capacitação de mães cuidadoras e de agentes comunitários de educação.Monte Belo é um povoado com aproximadamente 400 habitantes, que possui uma escola nucleada eum PETI. A comunidade vive da agricultura de subsistência: grande parte dos produtos é vendida nafeira e a outra é consumida nos lares. Muitos jovens, a maioria homens e algumas mulheres,trabalham nas carvoarias para sustentar suas famílias, mas grande parte da população opta por irpara São Paulo, em busca de maiores oportunidades de trabalho.O povo de Monte Belo é festeiro e aparentemente alegre. A comunidade parece ainda indiferente aoque é coletivo e demonstra pouco cuidado com o patrimônio público. Por isso, estamos muitoempolgados com o trabalho que está para se iniciar ali, pois temos bastante campo para odesenvolvimento da permacultura, que tem tudo para dar certo no local.
 
 
Projeto “Carbonita: de UTI Educacional à Cidade Educativa”
2
 
 A
TIVIDADES
D
ESENVOLVIDAS
 
 
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
No PETI, estamos tendo muito êxito com o trabalho, tanto na implantação da metodologia quanto naUTI Educacional. Os resultados das atividades trabalhadas já podem ser percebidos na aprendizagemdos alunos, na participação, no respeito e na maior participação e valorização das atividadespropostas.No início, tivemos algumas dificuldades de relacionamento com as monitoras, que foram superadasrapidamente. Nós as convidamos para uma conversa e conseguimos resolver de maneira tranqüila oscontratempos iniciais. A partir daí, conseguimos melhorar o nosso trabalho, pois começamos adesenvolver efetivamente uma parceria. Avaliamos e planejamos juntos todos os dias, depois que ascrianças são dispensadas, e isso faz com que o trabalho e a relação melhorem muito. Agora nosconhecemos melhor e valorizamos mais o trabalho um do outro.No PETI, desenvolvemos várias atividades, como o Bornal de Jogos da Paz e de Aprendizagem, oBornal de Livros e a Algibeira de Leitura, tecnologias de aprendizagem e a roda.Inicialmente, percebemos que as crianças e os adolescentes eram muito agressivos uns com os outros equase tudo era resolvido na base da pancada. Quando isso não ocorria no âmbito do PETI, os gruposse agrediam no caminho para a casa e no dia seguinte quem havia sofrido a agressão fazia o mesmo.Como atitude emergencial, resolvemos conversar sobre isso na roda, espaço onde cada criançacolocou a sua opinião sobre o assunto. Aproveitamos e fizemos alguns combinados e eles própriossugeriram que resolvêssemos todos os problemas na roda.Em seguida, fomos criando atividades para trabalhar questões de afetividade, valorização e respeitocom o outro. Para isso, utilizamos jogos do Bornal da Paz e percebemos grandes mudanças nasatitudes dos alunos. Eles estão mais abertos ao diálogo e o quadro de violência vem se reduzindo cadavez mais. O importante é que conseguimos resolver todos os problemas ali dentro e não na rua. Algo que consideramos realmente interessante é que os alunos já percebem uma grande mudançaneles próprios. Numa reunião realizada com os pais para falar sobre o projeto, descobrimos que, paragrande parte deles, ele não era uma novidade. Muitos deram depoimentos sobre a melhora dos filhos,tanto no comportamento como em atitudes de respeito, responsabilidade e compromisso com oscombinados, além dos avanços escolares.
 
 
Projeto “Carbonita: de UTI Educacional à Cidade Educativa”
3
 
Outro bom resultado diz respeito ao cuidado com o corpo, questão que nos preocupava um pouco,tendo em vista o descuido de muitos com a higiene. Isso podia ser visto nos cabelos despenteados einfestados de piolhos e nas unhas extremamente sujas. Fomos cautelosos na escolha da melhor formade trabalhar essas questões: para não causar constrangimento nos alunos, então criamos o dia dabeleza. A proposta é que todos os alunos e educadores tirem um dia para cuidar do corpo e daaparência. Para não perder o foco da aprendizagem escolar, decidimos fazer com os alunos o xampucontra piolho.Obviamente, não falamos sobre essa finalidade com os alunos, já que o xampu não serveexclusivamente para combater piolho, mas também para dar brilho e força aos cabelos. Copiamos areceita passo a passo, corrigimos juntos os erros ortográficos e depois lavamos os cabelos e passamoscondicionador. Em seguida, todos nós cuidamos das unhas e depois, junto com os alunos, avaliamos aimportância de nos sentirmos belos e bem cuidados.Percebemos que, após a oficina de beleza, os alunos do PETI estão se cuidando mais e já podemossentir que isso vem refletindo positivamente em sua auto-estima. Essa é uma das atividades citadas emnosso Plano de Trabalho e Avaliação (PTA) e que realmente está alcançando os resultados esperados. A pedagogia da roda é outra atividade prevista em nosso PTA que está surtindo efeito muito positivo.No PETI, a roda é uma rotina da qual os meninos estão se apropriando. Ninguém mais tem medo defalar e de expressar suas idéias na roda. Os meninos já estão avaliando o processo e uns cobram dosoutros os combinados, ajudam a coordenar e a planejar as atividades, atitude que contribui bastanteno aprimoramento da disciplina e do respeito entre todos.Já conseguimos grandes avanços relacionados ao aprendizado: temos hoje muitos alunos que jásaíram da fase de UTI e percebemos que os bornais de livros, algibeiras de leitura, bornais de jogos eas tecnologias de aprendizagem, atividades também citadas em nosso PTA, funcionam eficientementecom as crianças.O trabalho das monitoras do PETI melhorou bastante e hoje já percebemos a empolgação delas comos resultados alcançados. Isso é percebido nos trabalhos que elas estão realizando com os alunos,sempre buscando trazer coisas novas para a roda e para o PETI. Esse talvez seja o principal motivopara os resultados obtidos, pois temos realmente um trabalho de equipe.

Activity (2)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->