Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword or section
Like this
94Activity
P. 1
Apostila Cobrança inadimplencia

Apostila Cobrança inadimplencia

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 10,939 |Likes:
Published by luquini_uk

More info:

Published by: luquini_uk on Feb 06, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/15/2013

pdf

text

original

 
Como Cobrar InadimplentesMÓDULO 1ASPECTOS LEGAIS DA COBRANÇA1.1 –
Introdução
1.2 –
Aspectos a serem comentados sobre o funcionamento da cobrança
1.3 –
Relacionamento entre crédito e cobrança
1.4 –
Cobrança bancária
1.5 –
Classificação dos atrasados – tabela de aging (aging list)
1.1INTRODUÇÃO
No primeiro módulo do curso de Como Cobrar Inadimplentes veremos comodefinir a relação entre crédito e cobrança, as precauções necessárias naconcessão de créditos e aprenderemos como realizar uma cobrança bancária,de acordo com o perfil atual dos clientes e as exigências do mercado.
 
1.2– ASPECTOS A SEREM COMENTADOS SOBRE O FUNCIONAMENTODA COBRANÇA
No atual ambiente de negócios, o fluxo de dinheiro é o sangue vital de qualquer empresa. Os cobradores são os que manejam a cobrança de clientesdevedores, assim como
 
a manutenção de arquivos de contas a receber e,freqüentemente
,
é deixado aos seus próprios recursos desenvolver umprograma adequado que gere o fluxo de dinheiro necessário.Mas, infelizmente, muitos dos guardas da linha de frente que controlam emgrande escala esse sangue vital têm pouco ou nenhum treinamento nasestratégias e procedimentos que mantém o fluxo em movimento.Por isso, a ênfase principal do que estudaremos está nas estratégias e técnicaspráticas para as atividades de cobrança. Essas estratégias e procedimentosfuncionam igualmente para grandes, médias e pequenas empresas ou ainda,para instituições financeiras.O trabalho do cobrador, uma posição profissional de alto nível, é crítico para aoperação diária dos negócios de toda a comunidade comercial que funciona àbase de crédito. Se subtraíssemos a concessão de crédito da lista deprocedimentos comerciais, a economia global simplesmente não evoluiria. Assim, será enfatizada uma abordagem bem planejada e direcionada aoaumento de fluxo de dinheiro. Os responsáveis pela cobrança não são apenasresponsáveis por cobrar clientes em mora, o que estimula o fluxo de dinheiroatual, mas também são uma das mais importantes peças da empresa nodepartamento de contas a receber e, especialmente, no desempenho defuturas vendas.Devemos sempre nos lembrar que pior do que não vender, é vender e nãoreceber, e que más cobranças são a certeza de maus resultados, e boascobranças não são a certeza de bons resultados.É importante ter em mente também, que clientes devedores ainda assim sãoclientes, e que eles podem ser reabilitados se o possível for feito para acabar em um bom negócio e prontamente pago no futuro.Todas as empresas têm que lidar com clientes problemáticos. Não somentecom o pagador moroso, para quem todas as técnicas existentes podem ser exigidas para assegurar o pagamento, como também com o cliente que estáem dificuldades financeiras, o qual terá sérias dificuldades em efetuar opagamento. Assim como em outras partes do processo de cobrança, há modos deminimizar o impacto de tais situações pelo reconhecimento, assim quepossível, do tipo de cliente com o qual se está negociando.
 
Clientes novos devem ser detalhadamente checados em seu aspecto creditício.Porém, se um cliente antigo e bom pagador se torna problema de repente, amudança de circunstância pode facilmente pegar a empresa credora desurpresa.Cuidados na monitoração de limites de crédito e padrões de pagamento eanálise do tempo de relacionamento com o cliente podem fornecer antecipadamente um sistema de advertência inestimável da possibilidade deum desastre iminente no que tange ao pagamento e à adimplência dasobrigações de determinado cliente.Quando se deparar com uma dívida potencialmente difícil de ser cobrada,freqüentemente a empresa que cobrar primeiro, ou seja, quem tiver umrelacionamento constante com o cliente, terá mais chance de recebimento.Se a empresa credora tiver uma boa relação com o cliente e o diálogopermanecer constante, o cliente pode se ver inclinado a limitar o prejuízo paraa empresa à custa de alguns de seus outros fornecedores, que eventualmentesejam mais frouxos na cobrança.Em tais situações, infelizmente, a empresa credora está preocupada com adefinição do melhor caminho a seguir, e nenhum conselho pode ensinar aabordagem certa e errada: cada circunstância é única. Tudo o que pode ser feito é ficar atento a qualquer sinal de dificuldade dos clientes, para entãotomar uma atitude, e diminuir, destarte, o impacto dos problemas que surgirem.Nessa época informatizada, há muito a ser feito para aliviar o fardo da rotina deescritório, e em cobrança, deve-se manter registro preciso e agir de acordocom a rotina gerencial. As opções disponíveis abrangem o processamento descripts de cobrança, a manutenção do registro das cartas, anotações dasconversas por telefone, etc.

Activity (94)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
heyjoesid liked this
Teco Vilela liked this
Ernan Souza liked this
Conect Inf liked this
heyjoesid liked this
Eduardo Menezzes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->