Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
O Rio Tejo Visto Por Pessoa

O Rio Tejo Visto Por Pessoa

Ratings: (0)|Views: 719 |Likes:
Published by leonorareal
Este trabalho procura identificar a presença do Rio Tejo na obra ortónima e heterónima de Fernando Pessoa, na perspectiva da sua utilização pedagógica no âmbito disciplinar da literatura portuguesa a nível do 12º ano.
Este trabalho procura identificar a presença do Rio Tejo na obra ortónima e heterónima de Fernando Pessoa, na perspectiva da sua utilização pedagógica no âmbito disciplinar da literatura portuguesa a nível do 12º ano.

More info:

Published by: leonorareal on Feb 07, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/12/2013

pdf

text

original

 
O Rio Tejo visto por Pessoa
Leonor Arealleonor.areal(at)gmail.comAcção de Formação «Lisboa e o ciclo da água»Universidade Aberta, Julho 2003
 
 2
Índice
1. Introdução............................................................................................................32. Desenvolvimento da temática literária..................................................................32.1. A questão heteronímica...............................................................................32.2. O Tejo visto pelos heterónimos....................................................................4Campos, viajante...................................................................................................4Caeiro, pastor........................................................................................................5Pessoa, sonhador...................................................................................................6Soares, devaneador................................................................................................8Reis, neopagão....................................................................................................103. Proposta pedagógica...........................................................................................123.1. Intertextualidades......................................................................................123.2. Integração na área geográfica escolar.........................................................123.3. Actividades pedagógicas............................................................................123.4. Roteiro de visita.........................................................................................131. Cais e Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos.......................................132. Cais do Sodré Rua do Arsenal.................................................................143. Terreiro do Paço Café Martinho da Arcada.............................................144. Rua dos Douradores Restaurante Pessoa.................................................155. Ruas da Baixa............................................................................................156. Largo de S. Carlos.....................................................................................157. Rua Garrett A Brasileira.........................................................................168. Largo de Camões.......................................................................................169. Hospital de S. Luís....................................................................................164. Bibliografia........................................................................................................165. Anexos...............................................................................................................16
 
 3
O Rio Tejo visto por Pessoa
Leonor Areal
1. Introdução
Este trabalho enquadra-se na temática de “Lisboa e a Água” e procura identificara presença do Rio Tejo na obra ortónima e heterónima de Fernando Pessoa, naperspectiva da sua utilização pedagógica no âmbito disciplinar da literatura portuguesa anível do 12º ano.A primeira parte apresenta e relaciona textos de Pessoa em que encontramos orio Tejo, mostrando como se articula através deles a questão heteronímica.A segunda parte estabelece um roteiro de visita em Lisboa, através do qual serápossível evocar não apenas os textos aqui discutidos, mas ainda outros de cariz extra-literário ou de outros autores.
2. Desenvolvimento da temática literária
2.1. A questão heteronímica
A obra ‘ficcional’ de Fernando Pessoa, que consiste no conhecido «drama-em-gente» de que participam alguns dos seus heterónimos e o próprio Fernando Pessoaenquanto personagem de si próprio, é um dos aspectos mais imediatamente cativantesda abordagem da sua obra literária, tal como se insere nos programas curriculares doensino secundário.Embora apenas os heterónimos Caeiro, Campos e Reis façam parte do programade literatura portuguesa do 12º ano, outros “actores” participam deste romance, como opróprio Pessoa e Bernardo Soares, seu alter-ego, que ficcionalmente se encontram no“Restaurante Pessoa”, autenticamente situado na baixa lisboeta.Todos estes heterónimos, no fundo, debatem entre si perspectivas existenciaiscomplementares e entrelaçadas. Todos eles de vivência lisboeta - uma vivência maispoética que objectiva – aludem ao rio Tejo de forma simbólica, mas tão diferenciadaentre eles como as suas diversas posturas, o que torna possível estudar (ou começar aestudar) a questão heteronímica a partir do seu reflexo nas águas do Tejo.

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Daniel Porto liked this
nicola bertuccio liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->