Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword or section
Like this
24Activity

Table Of Contents

0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A Mecatrônica No Contexto Da Automação

A Mecatrônica No Contexto Da Automação

Ratings: (0)|Views: 1,282|Likes:

More info:

Published by: fabiopinheirocardoso on Feb 07, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/12/2013

pdf

text

original

 
A Mecatrônica no contexto da Automação
A mecatrônica é uma das áreas recentes da engenharia – foi criada aolongo da vida profissional de uma geração de engenheiros que aindaestá ativa –, é interdisciplinar por natureza e adquiriu vida própria àmedida que a automação industrial começou a ser difundida como umasolução para o aumento de produtividade. Integrando conhecimentos dediversas áreas tradicionais, como mecânica e eletricidade, e associando-se à computação, ela prima por ser rica em aspectos tecnológicosinovadores. A palavra “mecatrônica” surgiu originalmente no Japão e foi,aos poucos, encontrando seu espaço mundo afora, abrigando-se noprograma curricular de muitas universidades. Ao engenheiro eletricista,especialmente ao eletrônico, com visão voltada para a placa de circuitoimpresso, que recebe sinais de sensores e comanda atuadores, associa-se o mecânico quando é necessário o conhecimento do movimento decorpos no espaço e da resistência estrutural do sistema, sua flexibilidadee as conseqüentes vibrações. A linguagem comum entre essescomponentes é campo do engenheiro de computação e, finalmente, oresultado de toda essa soma é a vida moderna, em que todos essesnovos dispositivos opto-eletro-mecânicos já estão incorporados ao dia-a-dia e não nos preocupamos se eles são produzidos com componentesoriundos dos mais diversos países e montados em uma indústria quasetotalmente automatizada.A mecatrônica pode, portanto, ser compreendida como uma filosofiarelacionada à aplicação combinada de conhecimentos de áreas tradicionais,como a engenharia mecânica, a eletrônica, controle e a computação, de formaintegrada e concorrente.A economia mundial foi marcada no século XVIII pela invenção da máquina avapor; no fim do século XX, os propulsores da nova revolução dodesenvolvimento foram – e continuam a sê-lo – a tecnologia (representadapela informática e pelo aperfeiçoamento dos transportes e das comunicações)e a globalização (Rosário, 2005).Provavelmente os dias atuais entrarão para a História como o período da“moderna Revolução Industrial”, numa analogia com o período inicial daindustrialização, no século, XVIII, quando o homem passou a controlar ossistemas de potência. Na moderna Revolução Industrial, que veio após aSegunda Guerra Mundial, o homem conseguiu o controle sobre os sistemas deinformação.
 
O termo mecatrônica foi utilizado pela primeira vez no Japão, no final dadécada de 70, como resultado da combinação bem-sucedida de mecânica,eletrônica e processamento digital em produtos de consumo. Essa integraçãode conceitos pode gerar uma gama muito ampla de aplicações, portanto otermo mecatrônica pode ser interpretado de diferentes formas dependendo daaplicação em questão.
Sistema biológico versus sistema mecatrônico
Do aspecto funcional, os sistemas de automação industrial podem ser divididosde acordo com os vários níveis de uma organização, os quais executamfunções específicas no processo produtivo e, por conseguinte, estãoassociados a diferentes elementos. Os níveis também apresentam diferentesrequisitos tecnológicos.Os sistemas automatizados, dependendo da necessidade das aplicações,podem formar um sistema de controle completo e complexo. Na figura abaixo,para uma fácil interpretação dos diversos níveis e elementos, podemoscomparar o sistema técnico com o sistema biológico, ou seja, o corpo humano.
 
A tabela seguinte sintetiza essa interpretação:
Temos então várias áreas de aplicação da mecatrônica:
A figura a seguir representa de forma genérica um sistema mecatrônico. Ossensores permitem obter do mundo físico informações que são processadasdigitalmente, resultando em ações de controle. O sistema de controle agesobre o sistema físico por meio de atuadores, o que acarreta o conceito desistema realimentado (feedback). Essa estrutura pode representar sistemascom diversos níveis de complexidade.

Activity (24)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Barbara Biancho liked this
Emerson Maia liked this
Domingos Koio liked this
Leandro liked this
Fabiocamargo26 liked this
User_2012 liked this
Wedson Gomes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->