Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
255Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Português Questões Comentadas

Português Questões Comentadas

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 55,827 |Likes:
Published by Mauricio R Souza
Questões comentadas de provas de português para concursos públicos,http://www.primeiroelemento.com
Questões comentadas de provas de português para concursos públicos,http://www.primeiroelemento.com

More info:

Published by: Mauricio R Souza on Feb 10, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/08/2014

pdf

text

original

 
http://www.primeiroelemento.com
 
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 
1. (ITA-SP) – O plural de terno azul-claro e terno verde-mar é:a) ternos azuis-claros; ternos verdes-maresb) ternos azuis-claros; ternos verde-maresc) ternos azul-claro; ternos verde-mard) ternos azul-claros; ternos verde-mare) ternos azuis-claros; ternos verde-marAlternativa correta: D.Essa questão envolve o plural dos adjetivos compostos e a análise é relativamentesimples:- analisamos a palavra da direita isoladamente: se ela sozinha for adjetivo, coloque-ano plural. Caso a palavra, sozinha, não for adjetivo, ela permanece no singular.- a palavra da esquerda permanece sempre no singular.2. EFOA-MG – “...onde predomina o corte de cabelo afro-oxigenado.”A concordância do adjetivo destacado acima com o substantivo a que se referemanteve-se correta em:a) cabelos afros-oxigenadosb) cabeleiras afras-oxigenadasc) cabelos afros-oxigenadosd) cabeleiras afra-oxigenadase) cabelos afro-oxigenadosAlternativa correta: EEssa questão segue a mesma linha de raciocínio da anterior, ou seja, envolve o pluraldos adjetivos compostos.3. (Univ. Fed. de Juiz de Fora – MG) – Marque o emprego incorreto do numeral:a) século III (três)b) página 102 (cento e dois)c) 80º (octogésimo)d) capítulo XI (onze)e) X tomo (décimo)Alternativa correta: AO numeral quando for usado para designar Papas, reis, séculos, capítulos etc, usam-se:Os ordinais de 1 a 10Os cardinais de 11 em diante.Logo, a letra A está incorreta por está grafado século três, quando o correto é séculoterceiro.
 
4. (Fund. Valeparaibana – SP) – Indique o item em que os numerais estãocorretamente empregados:a) Ao Papa Paulo seis sucedeu João Paulo primeiro.b) após o parágrafo nono, virá o parágrafo décimo.c) depois do capítulo sexto, li o capítulo décimo primeiro.d) antes do artigo dez vem o artigo nono.e) o artigo vigésimo segundo foi revogado.Alternativa correta: BEstá corretamente grafado parágrafo nono e parágrafo décimo na alternativa B, poisos numerais ordinais são de 1 a 10. De 11 em diante usamos os cardinais.5. (Univ. Fed. Maranhão) – Foneticamente, o vocábulo passo contém:a) um dígrafob) um ditongoc) uma vogal e uma semivogald) um encontro consonantale) um hiatoAlternativa correta: ADígrafo é o conjunto de duas letras que representa um único fonema.P-A-S-S-O à 5 letrasP-A-S-O à 4 fonemasO SS da palavra passo equivale a um fonema. SS à SNão poderia ser um ditongo, pois não há vogal + semivogal juntas. Logo, a C tambémestá incorreta. Não poderia ser um encontro consonantal, pois assim haveria duasletras e dois fonemas. E, por fim, hiato é o encontro de dois sons vocálicos em sílabasdiferentes.6. (Cesgranrio-RJ) – Assinale a opção em que o pronome lhe apresenta o mesmovalor significativo que possui em:“Uma espécie de riso sardônico e feroz contraía-lhe as negras mandíbulas.”a) A mãe apalpava-lhe o coração.b) Aconteceu-lhe uma desgraça.c) Tudo lhe era diferented) Ao inimigo não lhe nego perdãoe) Não lhe contei o susto por que passeiAlternativa correta: ANa frase Uma espécie de riso sardônico e feroz contraía-lhe as negras mandíbulas, opronome LHE, que é um pronome pessoa oblíquo átono, está funcionando comopronome possessivo, ou seja, é equivalente a suas.Reescrevendo a frase da alternativa A: A mãe apalpava seu coração.7. (ITA-SP) – Dadas as sentenças:

Activity (255)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred thousand reads
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
1 hundred reads
Carlos Israel liked this
alvferreira liked this
aokisan liked this
Etiene liked this
Paula Guedes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->