Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
13Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
AnÁlise Ambiental de Marketing TendÊncias e MegatendÊncias

AnÁlise Ambiental de Marketing TendÊncias e MegatendÊncias

Ratings: (0)|Views: 3,476 |Likes:
Published by sarahhofman

More info:

Published by: sarahhofman on Feb 10, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/21/2012

pdf

text

original

 
ANÁLISE AMBIENTAL DE MARKETING
TENDÊNCIAS E MEGATENDÊNCIASUma tendência revela o desfecho do futuro, sendo que pode se manter por muito tempo,sendo observada em diferentes áreas de mercado. Já megatendências são grandesmudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que ser formam lentamente, euma vez estabelecidas, nos influenciam por algum tempo. As tendências emegatendências merecem cuidadosa atenção dos profissionais de marketing, isto é, umnovo produto ou programa de marketing terá mais sucesso se estiver de acordo com asfortes tendências e não contra elas.IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS FORÇAS DO MACROAMBIENTEToda a cadeia mercadológica opera em um macroambiente de forças e tendências quedão forma a oportunidades e ameaças. Na atual economia globalizada, empresas econsumidores são cada vez mais afetados por forças globais, estas se identificam comofatores não-controláveis que a empresa precisa monitorar, e ao mesmo tempo precisamresponder a elas.As forças, subliminarmente comentadas aqui operam em ambientes distintos que por sua vez em suas interações causais preparam o palco a novas oportunidades. Osambientes são: Ambiente Demográfico; Ambiente Econômico; Ambiente Natural;Ambiente Tecnológico; Ambiente Políticolegal; e Ambiente Sociocultural.AMBIENTE DEMOGRÁFICOAs forças macroambientais desse ambiente que devem ser monitoradas por duas razões principais: o possível esgotamentodos recursos limitados e o crescimento populacional.Composição da População: o fator aqui esta na variação da sua composição etária edentro deste 6 grupos de faixa etária: pré-escolas, crianças em idade escolar,adolescentes, adultos jovens de 25 a 40 anos, adultos de meia-idade de 40 a 65 anos eadultos idosos com idade superior a 65 anos.Mercados Étnicos: a razão está em que países variam em sua composição étnica e raciale cada grupo tem desejos e hábitos de compras diferentes. Níveis de Instruções: as sociedades dividem-se em 5 níveis de instrução: analfabetos,segundo grau incompleto, completo, pessoas com diploma universitário e comespecialização.Padrões de Moradia: geralmente é visto da composição de solteiros que vivem sozinhos,casais homo e heterossexuais, famílias com um único adulto, casais sem ou com filhosou que não vivem com os filhos.Movimentação Geográfica da População: é dado pela migração de áreas rurais paraáreas urbanas e têm haver com hábitos, bens, e serviços.Mudança de Mercados em Massa para Micromercados: o efeito aqui é a fragmentaçãode mercado de massa em numerosos micromercados diferenciados pelas forças efatores. Estes devem ser monitorados, pois necessariamente o crescimento populacionalnão significa crescimento de mercados e a composição da população e de seus mercadosétnicos, além de ser abrangente deve mesmo tempo oferecer a cada geração, etnia ecultura, algo especificamente desenvolvido para ela.
 
AMBIENTE ECONÔMICODado os mercados é necessário que os mesmos sejam imbuídos de poder de compra eeste depende de renda, poupança, endividamento e disponibilidade de crédito.As forças macroambientais desse ambiente que devem ser monitoradas são:Distribuição de Renda: aqui são analisados os níveis de distribuição de renda além deestrutura industrial. quatro tipos de estruturas industriais: Economias deSubsisncia, de exportação de matérias-primas, em fase de industrialização, eeconomias industrializadas.Poupança, Endividamento e Disponibilidade de Crédito: aqui são estudados os fatoresque influenciam os gastos dos mercados e/ou micromercados. A sensibilidade à rendade mercado e ao preço do produto pode ter alto impacto nos negócios.AMBIENTE NATURALEste está voltado para o que diz respeito à educação e proteção ambiental. Sãoanalisados os as tendências que influenciam a escassez de matérias primas, custo deenergia, níveis de poluição e mudança no papel dos governos.AMBIENTE TECNOLÓGICOEsta é força que mais atua na vida de pessoas, pois esta cria conseqüências de longo prazo que nem sempre são previsíveis Exemplo: anticoncepcional torna as famíliasmenores e o controle da população é inevitável, as mulheres começaram a trabalhar foraaumentando as rendas, maiores gastos com viagens e com bens duráveis e supérfulos.Deve-se estar atento às inovações tecnológicas que geralmente afetam o meio e aestabilidade de mercados. Deve-se acompanhar às seguintes tendências: Aceleração dasmudanças tecnogicas, Oportunidades ilimitadas para inovações, Variações dosOrçamentos de P&D, e Regulamentação mais rigorosa no que diz respeito à segurança erespeito a usuários.AMBIENTE POLÍTICO-LEGALEsse ambiente é formado por leis, órgãos governamentais, grupos de pressão, órgãosfiscalizadores e reguladores. Às vezes o trâmite político-legal cria oportunidades àcadeia de negócios e, por outro lado, também podem criarempecilhos de ordemregulatória e legislativa. Deve-se estar atento para a legislação regulatória dos negócios,e o crescimento dos grupos de interesses que influencia e pressionam tanto o mercadocomo a empresa.AMBIENTE SOCIOCULTURAL Neste ambiente deve-se compreender as visões que as pessoas têm si próprias, dasoutras pessoas, das organizações, da sociedade, da natureza e do universo. Assim os produtos devem corresponder aos valores centrais e secundários abordando as diferentesnecessidades das culturas e subculturas de uma sociedade.
 
5.1. Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) ou (Forças,Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)
Trata-se de uma análise do ambiente externo, ou macroambiente, e do micromabiente,ou ambiente interno de uma empresa, como ferramentas de apoio ao seu processo de planejamento estratégico. No eixo externo da análise organizacional, encontram-se asOportunidades e Ameaças, enquanto que no ambiente interno encontram-se as Forças eFraquezas. Sua importância no apoio à formulação de estragias deriva de suacapacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitandoa geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas deação.Matriz da Análise SWOTEstratégias deForças eOportunidades Oportunidades Estratégias deOportunidades eFraquezas Forças 
Missão daEmpresa
 Fraquezas Estratégias deForças eAmeaças Ameaças Estratégias deAmeaças eFraquezas 
Forças
Correspondem aos recursos e capacidades da empresa que podem ser combinados paragerar vantagens competitivas com relação a seus competidores. Incluem:
Marcas de Produtos
Conceito da Empresa
Participação de Mercado
Vantagens de Custos
Localização
Fontes Exclusivas de Matérias-Primas
Grau de Controle Sobre a Rede de Distribuição

Activity (13)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Ayla Ebesui liked this
Flávia Rosa liked this
Luiza Corrêa liked this
Ivete Lacarini liked this
Homero Domingues liked this
brunapoli liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->