Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
23Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila DBA 2009 Profa.kelly Parte1

Apostila DBA 2009 Profa.kelly Parte1

Ratings: (0)|Views: 1,634 |Likes:
Published by octafurtado

More info:

Published by: octafurtado on Feb 17, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/07/2013

pdf

text

original

 
UDESC Ano 2009 DBA Desenho Básico Profª: Kelly Loureiro Dencker, M. Eng.
1
 
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESCCENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCTDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL – DEC
 
APOSTILA DE DESENHO BÁSICO – 1ª PARTE
TÓPICOS ABORDADOS:
1.
 
O que é desenho? O que é desenho técnico?2.
 
Instrumentos e utensílios utilizados no desenho técnico3.
 
Tipos de papel e dobramentos das folhas4.
 
Caligrafia técnica e legenda5.
 
Traçado a mão livre6.
 
Linhas – tipos de linhas7.
 
Escala8.
 
Desenho Geométrico9.
 
Sistemas de Projeções – Representações de vistas10.
 
Perspectiva - Isométrica e Cavaleira
1. O que é desenho?
É o processo de criação visual com objetivo final. Um bom desenho mostra a melhor expressão visualpossível da essência daquilo que está representando.Desde épocas muito antigas, o desenho é uma forma importante de comunicação. E essa comunicação(representação gráfica) trouxe grandes contribuições para a compreensão da História, porque, por meio dosdesenhos feitos pelos povos antigos, podemos conhecer as técnicas utilizadas por eles, seus hábitos e atésuas idéias.O homem pré-histórico marcou na rocha seres humanos, animais, plantas, elementos do seu mundo,expressando de uma forma intensa as suas vivências.Entre os tipos de desenho temos:a)
 
Desenho artístico ou de expressãob)
 
Desenho de resolução ou de precisão - a geometria descritivac)
 
Desenho de representação ou técnicoCom a necessidade de um tipo de linguagem, que pudesse ser entendida em qualquer idioma, ohomem criou diversas técnicas gráficas, utilizando os desenhos. O homem sempre manifestando anecessidade de comunicação uns com os outros e pressionado pela Revolução Industrial, foi criado o
DESENHO TÉCNICO
- que passou a ser usado por engenheiros e técnicos, como linguagem universalexpressando e registrando idéias, assim como fornecendo dados necessários à produção de produtosintercambiáveis.Ao contrário do desenho artístico, que serve da paisagem, modelos ou simplesmente da imaginação,o desenho técnico não só fornece a intenção do projetista como, também, dá informações exatas de todos osdetalhes existentes na criação.A importância deste desenho no processo industrial é tanta que mesmo aquele que nunca venha adesenhar deve ser capaz de ler e interpretar corretamente o seu conteúdo.
1.1 - o que é desenho técnico?
 
UDESC Ano 2009 DBA Desenho Básico Profª: Kelly Loureiro Dencker, M. Eng.
2
 
O
desenho técnico
é uma forma de representação gráfica usada, entre outras finalidades, para ilustrarinstrumentos de trabalho, como máquinas, peças e ferramentas, por exemplo.É também a linguagem universal para identificar um produto segundo sua forma gráfica. Pois,representam corpos, formas, dimensões e o material de que são constituídos.O
desenho técnico
deve transmitir com exatidão todas as características do objeto a ser representado.
Como uma linguagem, o
desenho técnico
deve ser EXATO (para ser compreensível), deve serCLARO e de FÁCIL INTERPRETAÇÃO pelos que dele se utilizarem.
Do mesmo modo que a língua, o desenho técnico está subordinado a regras, que são as
“NormasTécnicas”
. Para garantir a exatidão do desenho técnico, o desenhista deve seguir as regras estabelecidaspreviamente por estas Normas e assim todos os elementos do desenho serão normalizados.Cada área – arquitetura e engenharia civil, mecânica e marcenaria, por exemplo, tem seu própriodesenho técnico, de acordo com as normas especificas. Observe alguns exemplos nas figuras 01, 02 e 03:
Figura 01 - Desenhotécnico de arquiteturaFigura 02 - Desenho técnicode marcenaria
 
Figura 03 - Desenho técnico de mecânica
 Nesses desenhos, as representações foram feitas por meio de traços, símbolos, números e indicaçõesescritas, de acordo com normas técnicas. No Brasil, a entidade responsável pelas normas técnicas é a ABNT -Associação Brasileira de Normas Técnicas.As
NORMAS TÉCNICAS
são internacionais, foram estabelecidas em convenções para que os paísesadotassem um só sistema de normas na fabricação de máquinas e nos projetos.
1.2 – Normas técnicas
As normas técnicas são normas que devem ser utilizadas tanto para produtos, como para serviços, nosmais variados campos. Para o desenho técnico, seja ele o mecânico ou o arquitetônico, as normas visam umauniformidade dentro de uma rede produtiva mundial.
 
NBR 10647
– Desenho TécnicoEsta norma tem como objetivo geral definir os termos empregados em desenho técnico quanto aos aspectosgeométricos: projetivos e não projetivos. Os desenhos projetivos correspondem às vistas ortográficas e asperspectivas, enquanto os desenhos não projetivos correspondem aos fluxogramas, organogramas e gráficos.A norma trata ainda o grau de elaboração dos desenhos que são: o esboço, o desenho preliminar, o croqui e odesenho definitivo.
 
NBR 10068/87
– Folha de desenho –
layout 
e dimensõesEsta norma estabelece as características dimensionais da folha de desenho, destacando os formatos das folhasa partir do formato básico que é designado como A0 onde configura um retângulo de 1m² e os demaisformatos são bipartições do formato A0. Além disso, a norma apresenta
layout 
da folha de desenho, onde
 
UDESC Ano 2009 DBA Desenho Básico Profª: Kelly Loureiro Dencker, M. Eng.
3especifica posição da legenda (identificação do desenho), sistemas de reprodução para arquivamentos eoutros itens.
 
NBR 10582
- Apresentação da folha para desenho técnicoElaborada pela Comissão de Estudo de Desenho Técnico Geral, a norma fixa as condições exigíveis para alocalização e disposição do espaço para desenho, espaço para texto e espaço para legenda, e respectivosconteúdos. Sendo assim, a folha para o desenho deve conter: espaço para desenho, espaço para texto e espaçopara legenda. A legenda deve conter: designação da firma; projetista, desenhista ou outro responsável; local,data e assinatura; nome e localização do projeto; conteúdo do desenho; escala; número do desenho e maisoutras informações essenciais.
 
NBR 8196
– Emprego de escalasEsta Norma fixa as condições exigíveis para o emprego de escalas e suas designações em desenhos técnicos ecomo requisito geral, a norma estabelece que a designação completa de uma escala deve consistir na palavra“ESCALA”, seguida da indicação da relação, assim como pode ser abreviada para forma “ESC” e serindicada na folha do desenho.
 
NBR 8403/84
- Aplicação de linhas em desenhos – Tipos de linhas - Larguras das linhas.Elaborada pela Comissão de Estudo de Desenho Técnico Geral, esta norma fixa tipos e o escalonamento delarguras de linhas para uso em desenhos técnicos e documentos semelhantes. A característica principal danorma é a fixação das espessuras para uso em desenho técnico: 0,13; 0,18; 0,25; 0,35; 0,50; 0,70; 1,00; 1,40;2,00mm e a definição de 10 tipos de linhas (contínua, traço e ponto, traço dois pontos, etc). Vale a penaressaltar que a representação das linhas utilizadas e vistas na norma de representação de projetos dearquitetura difere um pouco da presente norma.
 
NBR 8402/94
- Execução de Caráter para Escrita em Desenho TécnicoEsta norma fixa condições exigíveis para a escrita usada em desenhos técnicos, enfatizando as principaisexigências na escrita: legibilidade, uniformidade e adequação à reprodução.
 
NBR 10126/87
– Cotagem em Desenho TécnicoEsta norma fixa os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em desenhos técnicos, enfatizando quequando necessário, devem ser consultadas outras normas técnicas de áreas específicas. Deixa claro tambémque é necessário consultar outras normas como: NBR 8402, NBR 8403 e NBR 10067. Define assim que acotagem é a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos,notas e valor numérico numa unidade de medida.
 1.3 - Classificações do desenho técnico
O desenho técnico obedece aos seguintes critérios:a)
 
Quanto ao aspecto geométrico:
Desenho projetivo
resultante das projeções de um objeto sobreum ou mais planos de projeção que sefazem coincidir com o próprio desenho.
 Vista ortográfica
– Projeção cilíndrica ortogonal do objetosobre planos.
Perspectiva
- Projeção cilíndrica ou cônica sobre um únicoplano.
Desenho não projetivo
não apresenta correspondência, por meio deprojeções entre a figura e o que estárepresentado.
 
São representados por diagramas, cronogramas, gráficos,esquemas, fluxogramas, etc.b)
 
Quanto ao grau de elaboração:
Esboço
Estado inicial de elaboração de um projeto, fase de estudos aguardando

Activity (23)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
wagf16 liked this
Diogo Sobreira liked this
Ludimilla Costa liked this
Janine Silva liked this
Wagner Fernandes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->