Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
6Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Sida

Sida

Ratings: (0)|Views: 962 |Likes:
Published by gatovadyo1766

More info:

Published by: gatovadyo1766 on Feb 25, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/19/2013

pdf

text

original

 
 
A SIDA
DOENÇA EMORTEDOSÉCULO
 
XX
 
- 2 -
SIDA
 – 
QUEM CONHECE OS RISCOS PODE PROTEGER-SE
 
(Da versão inglesa de 1987. Trabalho elaborado e adaptado por Francisco da Graça,professor aposentado do Ensino Preparatório)Segundo o Dr. Mike Smith, até há pouco tempo, na Grã-Bretanha, todos os doentescom sida pertenciam a grupos de alto risco, tais como homossexuais e toxicodependentesque se injectam.Já é tempo de as pessoas em geral se quererem informarem sobre os riscos e formasde prevenção desta doença, para travar a sua propagação.
PROTEGER
 – 
PARAR
 – 
SALVAGUARDAR
 – 
LUTAR
 – 
PENSARSIDA
 – 
PENSEM BEM
Depoimento de um jovem com sida:«O meu nome é John. Tenho 22 anos e diagnosticaram-me sida o ano passado.Pensem bem e tenham muito cuidado. É o vosso futuro, já não é o meu. Sofro de sarcomade Kaposi, que é um cancro de pele e também de diarreia crónica, que é muito difícil detratar. Nas últimas semanas não tenho aguentado nada no estômago. Cada vez que como oubebo, vomito. Dez minutos após ter comido volta tudo à boca. Pensem sobre a sida, no quea provoca, porque o cancro da pele é mesmo mortal».Devido à sida, diz o Dr. Mike, o futuro do John estava comprometido, pois logomorreu, após esta entrevista.O problema da sida coloca questões a todos nós. Já se ouviu falar muito sobre sida.Até se pode estar farto do assunto, ou pode-se pensar que nada se tem a ver com isso, o quepode significar que se tem dado ouvidos às pessoas ou aos factos errados. No entanto,podem ainda existir perguntas sobre sida, que nunca teve oportunidade de fazer e de verrespondidas.A sida é uma das maiores doenças que o mundo enfrenta actualmente. O problemanão tem solução imediata e não pode ser ignorado. Esta doença pode afectar qualquer umde nós, apenas o conhecimento sobre os factos vos poderá proteger, assim como aos quevos rodeiam.
 
- 3 -
O QUE É A SIDA?
O corpo humano é formado por vários aparelhos diferentes. Por exemplo, oaparelho digestivo digere a comida que se ingere, para que possa ser transformada emenergia. O sangue transporta várias substâncias importantes, como o oxigénio, para todas aspartes do corpo que dele necessitam. Se qualquer um destes aparelhos parasse porcompleto, morria-se.Outro aparelho muito importante é o sistema imunitário, que ajuda a proteger contraos pequenos organismos que causam as doenças. As bactérias e os vírus estão por todo olado constantemente. Estão no ar que se respira, na comida e até nos líquidos que se bebem.Se não fosse o nosso sistema imunitário, cuja função é combater as bactérias e os vírusconstantemente, as pessoas estariam sempre doentes e ameaçadas de contraírem doençasmortais.Hoje em dia, existe uma ameaça de um vírus totalmente novo, que é diferente detodos os outros, porque ataca e destrói o sistema imunitário, o mesmo sistema que nosprotege das doenças. Uma vez danificado o sistema imunitário, o corpo fica sem defesascontra uma vasta gama de infecções mortais.O novo vírus chama-se vírus da imunodeficiência humana (HIV) e pode causar asida, que quer dizer síndroma de imunodeficiência adquirida.A palavra mais importante para lembrar é imunodeficiência, porque o vírus da sidacausa estragos e deficiências no sistema imunitário do corpo: o sistema de defesa.Até agora, apenas 1/3 das pessoas que têm o vírus no sangue, ou seja, asseropositivas, desenvolveram sida, mas uma vez que o intervalo de tempo entre a infecçãopelo vírus e o aparecimento de sintomas pode ser de vários anos, é possível que com otempo um maior número dessas pessoas seropositivas desenvolvam a sida. Uma vezdesenvolvida causa a morte em apenas dois ou três anos.A Dra. s Suie Forster é uma investigadora especialista em sida e diz:«Pensa-se que na Grã-Bretanha cerca de 50.000 pessoas estão infectadas. Parte doproblema consiste em não termos uma ideia precisa, devido ao facto da maioria dos doentesnão apresentarem sintomas. Acumulam-se provas de que os doentes que apresentamsintomas presentemente, foram infectados há 6, 7, ou mais anos, porque existe um períodomuito longo de incubação do vírus. Portanto, o número de doentes com sida, no momento,reflecte o que se passou na Grã-Bretanha há 5 ou mais anos atrás.

Activity (6)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Eduardo Bige added this note
Sinceramente fiquei bastante impressionado, sobre tudo esclarecido com a forma plausível com que a matéria sobre o VIH-SIDA foi apresentado. Ajudou-me a tirar dúvidas. E estou certo de que não sou o único beneficiar-se desta autentica aula. Parabéns!
Amadinho Antonio liked this
Delfy_01 liked this
tuga4041380 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->