Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Ensino de conteúdos: Uma proposta de ensino de Biologia no contexto escolar contemporâneo_Oliveira_et_al_2009_txt

Ensino de conteúdos: Uma proposta de ensino de Biologia no contexto escolar contemporâneo_Oliveira_et_al_2009_txt

Ratings: (0)|Views: 963|Likes:
Published by Wagner Lira

More info:

Categories:Types, Research, Science
Published by: Wagner Lira on Mar 04, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/19/2010

pdf

text

original

 
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPRPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECTI Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia 2009 ISBN: 978-85-7014-048-7359
Ensino de conteúdos: Uma proposta deensino de Biologia no contexto escolarcontemporâneo
Vera Lucia Bahl de OliveiraTânia Aparecida da Silva KleinOdila Mary Elisabeth Pegoraro
Resumo
O presente estudo faz uma análise dos fatores que interferem no nível deinteresse dos alunos para a aprendizagem de Ciências. Faz referência aocomportamento do aluno diante do trabalho do professor. Após levantamento dedados propõe algumas sugestões à melhoria do ensino dessa disciplina.
Palavras-chave
: Saber Docente; Conteúdos; Ensino; Aprendizagem
Abstract
Teaching content: a proposal for teaching of Biology in school context contemporary 
This paper analyses the factors that interfere in the students’ interest levelin the Science learning process. It deals with the student’s behavior towards thework of the teacher. It also points out, after the gathering and analysis of data,some suggestions for the teaching improvement of this discipline.
Keywords
: Teacher’s Knowledge; Contents; Teaching; Learning
 
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPRPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECTI Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia 2009 ISBN: 978-85-7014-048-7360
Introdução
O presente estudo faz uma análise dos fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem para que este possa contemplar todas as capacidades do aluno. Ensinar e formarcrianças, adolescentes e jovens, parece hoje ser um dos maiores desafios de toda ação humana.Frente ao contexto atual, onde os problemas político-sociais se aliam à vertiginosa evoluçãocientífica e tecnológica, onde a informação parece não ter limites em sua construção, o serprofessor implica em muito mais que dominar determinado conteúdo para ensinar. Oconhecimento produzido aumentou a uma velocidade tão rápida que é impossível estaratualizado principalmente no que diz respeito ao avanço biotecnológico.A finalidade da escola tem tomado outra direção. Para Carvalho (2000), hoje o papel daescola é dotar as pessoas de condições teóricas e práticas para que elas utilizem, transformem ecompreendam o mundo da forma mais responsável possível. É importante a participação dosprofessores em um modelo curricular, sem que deixem essa tarefa apenas para especialistas ouse baseiem somente nos livros textos, pois a delimitação e seqüência dos conteúdos é tarefachave para o ensino.Neste trabalho procurou-se verificar até que ponto o tipo de trabalho do professor teminfluenciado no interesse dos alunos com a intenção de descobrir uma forma de tornar o ensinode Ciências Biológicas mais atraente e, portanto, mais eficiente.
Método do Arco
Na primeira etapa do trabalho foi realizada uma investigação qualitativa usando ametodologia da problematização denominada por Charles Maguerez por “Método do Arco”.Assim, a investigação no presente trabalho pautou-se na seqüência dos passos destametodologia:
1. Observação da realidade
Ocorrida durante o tempo em que acompanhamos os estagiários da disciplina deMetodologia e Prática de Ensino nos colégios estaduais em que trabalhavam. Foi aplicado umquestionário com o objetivo de diagnosticar os problemas enfrentados pelos professores eeducandos de Ciências de escolas públicas de Londrina – Pr, que permitiu traçar o perfil eidentificar as necessidades das partes envolvidas. Também foram selecionados 05 (cinco)
 
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPRPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECTI Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia 2009 ISBN: 978-85-7014-048-7361professores que foram acompanhados em suas aulas durante o ano letivo. Estas aulas foramgravadas e analisadas pelos docentes. Verificou-se como acontece a interação professor-aluno e adimensão em que são tratados os conteúdos de Ciências em sala de aula.
2. O Problema
Diante das observações realizadas destacamos para o nosso estudo o seguinte problema:
Os conteúdos atualmente ministrados preparam o aluno para as exigências da sociedadecontemporânea? Estes estão sendo trabalhados nas dimensões conceituais, procedimentais eatitudinais”? 
 
3. Pontos-chave do problema
Analisando o problema, com base em nossa experiência, verificou-se algumas possíveiscausas e determinantes de sua ocorrência como: formação pedagógica do professor e suasexperiências vividas, planejamento, orientação e controle dos conteúdos mais significativos,incorporação dos conteúdos ensinados ao conjunto de conhecimentos previamente existentes naestrutura mental do aluno, interesse pelo poder formador e investigador próprios do ensino deCiências Biológicas e relação pessoal do professor com a matéria que ensina e com seu aluno.Esses pontos, se modificados, podem resultar na solução do problema por que são, no momento,por nós considerados os mais centrais. O grau de conhecimento do professor, ou seja, o nível dosaber docente implica no agir corretamente e é o elemento vital para a qualidade do processoensino-aprendizagem. Sabe-se que quanto mais o professor busca o que precisa paradesempenhar suas ações, maior será a possibilidade de acerto.
4. Teorização
Segundo Alves (2004), é necessário tratar a formação de professores de forma complexa, jáque esta acontece em vários
espaços
e
tempos
, como o espaço acadêmico, a prática cotidiana, aação governamental e a prática política coletiva. Considerando tal complexidade em que se dá,desta forma, a formação dos profissionais da área da educação, é preciso visualizar umaintervenção também complexa, num âmbito que possa apresentar soluções das questões quepermeiam o dia-a-dia do professor. Para a autora, na prática educativa é que se produz os

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->