Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
23Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Trein. Professores APOSTILA

Trein. Professores APOSTILA

Ratings: (0)|Views: 2,404|Likes:
Published by flavia.daniella

More info:

Published by: flavia.daniella on Mar 05, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/24/2012

pdf

text

original

 
SITES COM AUXÍLIOS
http://primariasudonline.blogspot.com/http://meucantinhodaprimaria.blogspot.com/http://primariamormon.blogspot.com/http://coisasdaprimaria.blogspot.com/http://minhaprimaria.blogspot.com/http://www.ldsactivitydays.com/
“Todos os teus filhos serão instruídos pelo Senhor; E a paz de teus filhos será abundante.”
3Néfi 22:13
Presidência da Organização da Primária
ChamadoNomeTel.Cel.Presidente1ª Conselheira2ª ConselheiraSecretária
Prezado Líder e Professor(a),Favor entrar em contato conosco caso tenha dúvidas ou se não puder comparecer no domingo para cumprir seu chamado, para que possamos tomar as devidas providências.Grata,Presidência da PrimáriaAla Vila Izabel - 2009
TREINAMENTO DE PROFESSORES
CTR 4-5 ANOSOrganização da PrimáriaAla Vila Izabel2009
 
“Como professor do evangelho, você encontra-se no ápice da educação, poisqual ensino tem tamanho valor e efeitos de alcance tão longo quanto o queexplica o que o homem foi na eternidade de ontem, é na mortalidade de hoje e será na eternidade do amanhã? Não só o tempo, mas a própria eternidade,constituem seu campo de atuação.”(Presidente J. Reuben Clarck Jr.)
1.Recebemos o mandamento — não se trata de uma escolha ou alternativa — de ensinar os princípios do evangelho.2.Devemos ensinar os princípios do evangelho conforme se acham nas obras- padrão da Igreja.
3.Devemos ensinar pelo poder do Espírito Santo.
4.Ao ensinar, devemos aplicar os princípios do evangelho às necessidades ecircunstâncias de nossos ouvintes.5.Devemos testificar da veracidade do que ensinamos.
☼ ENSINAR PELO ESPÍRITO
Sempre se pergunte: Será que estou preparado espiritualmente paraensinar?
“Se o Senhor Jesus estivesse aqui, o que Ele diria nesta situação seria perfeito.Mas Ele não está aqui; na verdadeenviou-me para representá-Lo. Devo dizer o que Ele diria se estivesse aqui;devo dizer o que Ele deseja que se diga. A única maneira de conseguir isso é pedir-Lheque me indique o que devo dizer. Posso receber essas orientações erevelações pelo poder de Seu Espírito. Portanto, se pretendo ensinar da melhor forma possível e cumprir meu papel de agente doSenhor, devo ser guiado pelo Espírit 
o.”
Busque o Espírito ao preparar a aula
o
Irá ajudá-lo a compreender as escrituras e sua aplicação à vida diária
o
Conhecer as necessidades dos alunos
Busque o Espírito durante a aula
o
2 Néfi 33:1
o
Fortalece seu amor ao Pai Celestial e Jesus Cristo, seu amor unsaos outros e seu compromisso de viver o evangelhoO Élder Dallin H. Oaks declarou:
“A preparação é um pré-requisito paraensinarmos pelo Espírito.”(...) “Para ensinar pelo Espírito é necessário primeiro que guardemos os mandamentos e sejamos puros diante do Senhor  para que Seu Espírito possa habitar em nosso templo pessoal”.
☼ SIGA O EXEMPLO DO SALVADOR COMO PROFESSOR 
Orar, Ser um bom exemplo, Ser humilde, Ser dedicado, Amar os alunos,Preparar-se para ensinar, Ensinar as doutrinas e ordenanças de salvação doevangelho e Ensinar pelas escrituras e ensinamentos dos profetas modernos
PROPORCIONE UM AMBIENTE FAVORÁVEL AOAPRENDIZADO
Ambiente espiritual
Cumprimentar alunos
Convidar o Espírito por meio da oração
Amar os alunos e incentivá-los a participarem das aulas
Incentivar os alunos a ouvirem com respeito e compreensão
 Não permitir conversas que afastem o EspíritoAmbiente Físico
Chegar no horário e com todos os materiais e equipamentos necessários para a aula
Certificar-se que a sala esteja limpa, arrumada e agradável
Dispor de cadeiras conforme a quantidade de alunos
Começar e terminar a aula no horário
☼ - ☼ - ☼ - ☼ - ☼☼ CARACTERÍSTICAS CONFORME A IDADE
Seja qual for o grupo etário que você ensinar, sempre seja paciente,respeitoso, amoroso e sensível com cada criança. Não espere que elas façammais do que sejam capazes.As descrições e sugestões a seguir podem ajudá-lo a entender melhor as crianças a quem ensina.
 
A Criança de Quatro de Anos de Idade
Características da Criança
É muito ativa. Movimenta-se com agilidade e rapidez. Gosta de saltitar, pular, correr e arremessar objetos.
Gosta de falar e de aprender novas palavras. Faz muitas perguntas. É capazde elaborar raciocínios simples, mas ainda chega a muitas conclusõeserradas. Tem dificuldade para separar a fantasia da realidade. Não consegueconcentrar-se por muito tempo. Dá vazão a seus sentimentos por meio detrabalhos artísticos. Gosta de faz-de-conta e dramatizações.
É mais cooperativa nas brincadeiras com outras crianças. Às vezes, éfisicamente agressiva, autoritária, ríspida e teimosa, mas também pode ser amigável. Está aprendendo a dividir suas coisas, a aceitar regras e a esperar sua vez. Aprecia elogios sinceros.
Costuma testar os limites das pessoas. Gosta de contar vantagens, principalmente sobre si mesma e sua família. Pode ser agradável emdeterminado momento e agressiva e insociável em outro. Tem maisautoconfiança. Pode apresentar temores e insegurança.
Está começando a ter noção do certo e errado e normalmente deseja fazer ocerto. Culpa as pessoas pelos erros que comete. Tem um amor e respeitoinato pelo Pai Celestial e Jesus Cristo e faz muitas perguntas sobre Eles.Gosta de orar e quer ser bondosa. Está interessando-se mais pelos princípios do evangelho.
Sugestões para os Pais e Professores
Alterne atividades calmas e movimentadas. Ajude a criança a aprender acontrolar seus impulsos e responsabilizar-se por seus atos. Ensine-lhemaneiras adequadas de expressar as emoções.
Use discussões e atividades que estimulem o raciocínio, como charadassimples e jogos de adivinhação. Esclareça mal-entendidos. Utilize gravuras,objetos e experiências reais. Ensine palavras novas. Peça à criança que façadesenhos relacionados às aulas. Aceite e incentive os esforços criativos dacriança. Deixe-a explorar o mundo a sua volta. Use dramatizações.
oportunidades para a criança brincar e cooperar com asdemais. Ensine a bondade, a paciência e a gentileza. Ajude-a aseguir regras simples como esperar a vez e outroscomportamentos sociais positivos sem a punir ou repreender.
Estabeleça limites e siga-os com firmeza. Permita que a criançafale de si mesma e de sua família. Ensine-lhe que ela é única para o Pai Celestial e Jesus. Expresse o amor que você e os pais têm por ela.
Ajude-a a responsabilizar-se por seu próprio comportamento e ensine aimportância das boas escolhas. Ensine que o Pai Celestial ama Seusfilhos e que podemos comunicar-nos com Ele por meio da oração.Ajude-a a saber como ser reverente na Igreja. Ensine os princípios básicos do evangelho.
A Criança de Cinco Anos de Idade
Características da Criança
É muito ativa. Tem um bom senso de equilíbrio e estáadquirindo maior coordenação motora. É capaz de chutar uma bola, caminhar em linha reta, saltitar, pular emarchar. Gosta de desenhar, colorir e participar deatividades e jogos. Esaprendendo a amarrar edesamarrar os sapatos e abotoar suas roupas.
Reconhece algumas letras, palavras e números. Gosta de fingir estar lendo e escrevendo. Talvez já esteja aprendendo a ler. Gosta de falar.Suas perguntas, respostas e comentários denotam certo grau decompreensão. É capaz de solucionar problemas. É curiosa e ávida por novidades. Está começando a distinguir a verdade da fantasia. Suacapacidade de concentração ainda é pequena, mas está aumentando.Gosta de tarefas bem-definidas. Aprecia piadas e travessuras, mas nãoconsegue rir de si mesma. Gosta de histórias, sicas, poemas edramatizações.
É amigável e está sempre disposta a agradar e cooperar. Está começandoa preferir estar em pequenos grupos de crianças, mas pode ser que tenhaum melhor amigo. Cria menos conflitos em brincadeiras de equipe. Estácomeçando a querer ajustar-se e critica quem não o faz. Já inicia acompreender regras, mas muitas vezes tenta mudá-las em seu benefício.
Seus principais interesses são o lar e a família. Demonstra afeto pelosadultos e deseja agradar-lhes. Fica constrangida facilmente, principalmente com os próprios erros.
Quer ser bondosa. Está aprendendo a diferença entre o certo e errado. Àsvezes, conta inverdades ou culpa as pessoas por seus próprios errosdevido a seu forte desejo de agradar aos adultos e fazer o que é certo.Está preparada para aprender os princípios do evangelho.
Sugestões para os Pais e Professores

Activity (23)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Paula Matos liked this
Magna Negreiros liked this
bom de mais liked this
SamiaAndreia liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->