Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
32Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Microsoft Word - A Radiologia Industrial

Microsoft Word - A Radiologia Industrial

Ratings: (0)|Views: 5,574 |Likes:
Published by joabpessoa

More info:

Published by: joabpessoa on Mar 05, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/03/2012

pdf

text

original

 
 
1
 
Centro de Enfermagem Técnica - CENTEC  Radiologia Industrial 
ProfProfProfProf.... Jerry Williamis lJerry Williamis lJerry Williamis lJerry Williamis l.... AlvesAlvesAlvesAlves
Belém-Pará 
 
 
2
 
CENTEC - Centro de Enfermagem Técnica 
 
Professor 
 Jerry Williamis l. Alves  Jerry Williamis l. Alves  Jerry Williamis l. Alves  Jerry Williamis l. Alves 
Disciplina
Radiologia Industrial
Aluno (a): Turma
Radiologia IndustrialRadiologia IndustrialRadiologia IndustrialRadiologia Industrial
INTRODUÇÃO
Quando pensamos em aeronaves,automóveis, metrô, trens, navios,submarinos, entre outros, nãoimaginamos que todas estas máquinasnão poderiam ter um bom desempenhose não fossem a qualidade do projetomecânico dos materiais envolvidos noprocesso de fabricação, montagem,inspeção e manutenção destasmáquinas.Todo esse elevado grau detecnologia foi desenvolvido e aplicadopara um fim comum, que é assegurar eproteger a vida daqueles que dependemde alguma forma, do bomfuncionamento dessas máquinas, quersejam nas indústrias automobilísticas,petróleo e petroquímicas, geração deenergia inclusive nuclear, siderúrgica,naval e aeronáutica.Hoje no mundo moderno, aglobalização nestes segmentosindustriais fez aumentar o número deprojetos e produtos de formamultinacional. Usinas elétricas, plantaspetroquímicas, aviões, podem serprojetados em um país e construídos emoutro, com equipamentos e matériaprima fornecidos pelo mundo todo. Estarevolução global tem como conseqüênciaa corrida por custos menores e pressãoda concorrência. Sendo assim, comogarantir que os materiais, componentese processos utilizados tenham aqualidade requerida? Como garantir aisenção de defeitos que possamcomprometer o desempenho das peças?Como melhorar novos métodos eprocessos e testar novos materiais? 
Ensaios Não Destrutivos
 As respostas para osquestionamentos anteriores estão, emgrande parte, na inspeção econsequentemente na aplicação dosEnsaios Não Destrutivos.Um dos avanços tecnológicos maisimportantes na engenharia pode seratribuído aos ensaios não destrutivos.Eles investigam a sanidade dos materiaissem, contudo, destruí-los ou introduzirquaisquer alterações nas suascaracterísticas.Aplicados na inspeção de matériaprima, no controle de processos defabricação e inspeção final, os ensaiosnão destrutivos constituem uma dasferramentas indispensáveis para ocontrole da qualidade dos produtosproduzidos pela indústria moderna.
Esquema da inspeção de um produto
Quando se deseja inspecionarpeças com finalidade de investigar sobredefeitos internos, a Radiografia e oUltra-som
 
são poderosos métodos quepodem detectar com alta sensibilidadedescontinuidades com poucos milímetrosde extensão. Usados principalmente nasindústrias de petróleo e petroquímica,nuclear, alimentícia, farmacêutica,
 
 
3
geração de energia para inspeçãoprincipalmente de soldas e fundidos, eainda na indústria bélica para inspeçãode explosivos, armamento e mísseis, aradiografia e o ultra-som desempenhampapel importante na comprovação daqualidade da peça ou componente emconformidade com os requisitos dasnormas, especificações e códigos defabricação. Usados também naqualificação de soldadores e operadoresde soldagem, a radiografia e ultra-somproporcionam registros importantes paraa documentação da qualidade.
DESCRIÇÃO DO MÉTODO
A radiografia é um método usadopara inspeção não destrutiva que sebaseia na absorção diferenciada daradiação penetrante pela peça que estásendo inspecionada. Devido àsdiferenças na densidade e variações naespessura do material, ou mesmodiferenças nas características deabsorção causadas por variações nacomposição do material, diferentesregiões de uma peça absorverãoquantidades diferentes da radiaçãopenetrante. Essa absorção diferenciadada radiação poderá ser detectadaatravés de um filme, ou através de umtubo de imagem ou mesmo medida pordetectores eletrônicos de radiação. Essavariação na quantidade de radiaçãoabsorvida, detectada através de ummeio, irá nos indicar, entre outrascoisas, a existência de uma falha internaou defeito no material.
Esquema do processo radiológico industrial
A radiografia industrial é entãousada para detectar variação de umaregião de um determinado material queapresenta uma diferença em espessuraou densidade comparada com umaregião vizinha, em outras palavras, aradiografia é um método capaz dedetectar com boa sensibilidade defeitosvolumétricos. Isto quer dizer que acapacidade do processo de detectardefeitos com pequenas espessuras emplanos perpendiculares ao feixe, comotrinca dependerá da técnica de ensaiorealizado.Defeitos volumétricos como vaziose inclusões que apresentam umaespessura variável em todas as direçõesserão facilmente detectados desde quenão sejam muito pequenos em relação àespessura da peça.
TIPOS DE ENSAIOS INDUSTRIAISEnsaios por raios-X
Funcionamento a partir de tuboscatódicos semelhantes aos da medicina,porém, devida a baixa corrente possuianodo fixo. Em sua maioria sãoequipamentos portáteis divididos empainel de controle e unidade geradora,separados por longos cabos (20 a 30 m).São usados em peças finas ou ligasmetálicas leves.
Tubos de raios-x industriaisRaios-x portáteis

Activity (32)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Marcos Soares added this note
nao tem o q eu queria saber,,,,. mas é um bom guia....
Barbara Carvalho liked this
Ivone Faria liked this
Herculys Douglas liked this
Virginia Sampaio liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->