Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
14Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Feudalismo_01

Feudalismo_01

Ratings: (0)|Views: 1,151 |Likes:
Published by Tricia
Resumo sobre Feudalismo.
Resumo sobre Feudalismo.

More info:

Published by: Tricia on Mar 05, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/12/2012

pdf

text

original

 
Formação do Feudalismo
Formação do feudalismo
O feudalismo começou a se formar na Europa a partir do século V com a invasão dos povos germânicosno Império Romano.A formação do feudalismo foi favorecida por várias condições presentes no continente europeu.
Entre estas principais condições, podemos citar:
- Desagregação política, econômica e social do Império Romano do Ocidente com a invasão dos povosgermânicos;- Criação de vários reinos germânicos (francos, visigodos, burgúndios, anglo-saxões);- Êxodo urbano: com as invasões e a insegurança, muitas pessoas saíram das cidades e foram morar nointerior;- Enfraquecimento do comércio- Diminuição das atividades econômicas, sociais e culturais realizadas nas cidades.
Divisão do Feudo
Divisão do feudo
Durante o feudalismo na Europa (Idade Média), o feudo era a principal unidade de produção. As terras dofeudo eram de propriedade do senhor feudal, porém possuíam uma divisão bem determinada.
Domínio (Manso Senhorial)
As terras do manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal. Porém, os servos eramconvocados para trabalharem de 2 a 3 dias por semana nesta terra, sendo que toda produção era destinadaao senhor feudal.
Manso servil
Eram as terras destinadas ao uso dos servos (camponeses do feudo). Os servos não eram proprietáriosdestas terras, mas apenas usavam e delas deveriam tirar o sustento da família e também pagar as taxas eimpostos ao senhor feudal. A condição de servo passava de pai para filho, assim como o direito de usar estas terras.
Terras comunais
Área do feudo de uso coletivo. Eram os bosques, florestas e pastos. Porém, dependendo do feudo existiamregras para sua utilização. Em muitos locais da Europa, era comum a proibição da caça realizada por servos em terras comunais. Os servos podiam levar seus animais para pastarem nestas terras, assim como pegar lenha.1
 
Vassalagem e Suserania
Vassalagem e suserania formavam um sistema sócio-econômico da Idade Médiaentre um vassalo e seu suserano. Nesta relação de reciprocidade, o vassalo recebia terra, objetos materiais ou até mesmo umcastelo de seu suserano. Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seususerano.Havia uma cerimônia denominada "homenagem", que muitas vezes poderia acontecer dentro de umaigreja, para selar os laços entre vassalo e suserano.O rei, geralmente, era o suserano com mais poder na Idade Média, sendo que seus vassalos eram, principalmente, senhores feudais e cavaleiros. Estes senhores feudais e cavaleiros também possuíamvassalos, formando, na Idade Média, extensos laços de vassalagem. Desta forma, num momento deguerra, milhares de guerreiros eram mobilizados. Nas Cruzadas, por exemplo, os cristãos conseguiram mobilizar milhares de guerreiros, para combater osmuçulmanos na Terra Santa, graças as inúmeras relações de vassalagem e suserania que existiam naEuropa Medieval.
Principais Obrigações
Introdução
 Na época do feudalismo, durante a Idade Média, os servos (camponeses) habitavam as terras dos senhoresfeudais. Em troca, eram obrigados a pagar taxas em forma de trabalho e mercadorias. Quase tudo que produziam acabava indo para as mãos dos senhores feudais. Para os servos, sobrava apenas o pouco paraa sobrevivência da família.
Talha
 Era uma obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzianas terras que ocupava no feudo. Se colhesse 20 quilos de batata, 10 quilos deveriam ser separados para o pagamento da talha.
Corvéia
Esta obrigação correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações dosenhor feudal. De 3 a 4 dias por semana, o servo era obrigado a cumprir diversos trabalhos como, por exemplo, fazer a manutenção do castelo, construir um muro, limpar o fosso do castelo, limpar o moinho,etc. Podia também realizar trabalhos de plantio e colheita no manso senhorial (parte das terras do feudode uso exclusivo do senhor feudal).
Banalidades
Esta obrigação correspondia ao pagamento pela utilização das instalações do castelo. Se o servo precisasse usar o moinho ou o forno, deveria pagar uma taxa em mercadoria para o senhor feudal.2

Activity (14)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Amarilza Brito liked this
fariasvn liked this
renata1991 liked this
fuckingg liked this
Josias2009 liked this
Denizah liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->