Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
44Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
As 4 Teorias da Motivação

As 4 Teorias da Motivação

Ratings: (0)|Views: 13,639|Likes:
Published by Edegar Faria
As teorias da motivação humana traçam o comportamento baseado em sua psique e no meio ambiente.
As teorias da motivação humana traçam o comportamento baseado em sua psique e no meio ambiente.

More info:

Published by: Edegar Faria on Mar 07, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/17/2013

pdf

text

original

 
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
Faculdade de LACCE
 –
Letras, Artes, Comunicação e Ciênciasda Educação
Comunicação Social
 –
Habilitação em Publicidade e Propaganda
Edegar Faria
 –
RA: 200911043
As teorias da motivação humana
Trabalho apresentado para avaliação nadisciplina de Psicologia e Comportamento doConsumidor do curso de Publicidade ePropaganda, turma 2ACSMPP, daUniversidade São Judas Tadeu.Professor Tonny.SÃO PAULO2010
 
Teoria Behaviorista
 John Broadus Watson(1878-1958)foi umpsicólogoamericano,considerado o fundador docomportamentalismo(oubehaviorismo). A teoria behav
iorista começou em 1913 com “A psicologia como umcomportamentalista a vê”.
Nela, a motivação tem caráter apenas impulsivo, já que asrespostas aos estímulos seriam automáticas e motivadas pelo ambiente. Johndefende que a psicologia não deveria estudar processos internos do ser humano,mas sim o comportamento (behavior), pois acredita ser possível prever e controlar aconduta humana. Assim, qualquer modificação que resulte do meio ambiente podeprovocar manifestações do comportamento.
Teoria Cognitiva
Kurt Lewin (1890-1947) foi o psicólogo que deixou a herança mais importantepara o movimento das ciências do comportamento. Orientou e inspirou a maior partedos pesquisadores dedicados à administração e à psicologia industrial de década de1960. Com Gordon Allport, Lewin foi a maior influência para a introdução dapsicologia Gestalt nas universidades americanas.A teoria cognitivista, no começo do século XX, negou o efeito automático docomportamentalismo. O comportamento seria fruto dos estímulos do meio ambientesomado às escolhas conscientes, com base na percepção, pensamento, raciocínio,etc. O indivíduo prevê as consequências desse comportamento, pois teveembasamento em suas próprias experiências.
Teoria Psicanalítica
Sigmund Freud (1856-1939) é considerado o pai da psicanálise. Estudoumedicina na Universidade de Viena e desde cedo se especializou em neurologia.Seus estudos foram os pioneiros acerca do inconsciente humano e suasmotivações.
 
 Nessa teoria de meados de 1882 o comportamento é determinado pelamotivação inconsciente e pelos impulsos instintivos. Freud divide a psique em id,ego e superego que são, respectivamente, o inconsciente, o consciente e o controle.O inconsciente é a essência do indivíduo, quem ele realmente é. Os desejossexuais e os reprimidos são gerados por ele.O consciente é questão moral e cultural que influencia esse ser. Asconvenções da sociedade que o integra.E o controle tem o papel de intermediação entre o id e o ego.
Teoria humanista
Carl Ransom Rogers (1902-1987) teve como primeiro foco de trabalho ascrianças submetidas a abusos e maus tratos. Por essa época começou, porobservação, a desenvolver suas teorias sobre personalidade e prática terapêutica.Aos 40 anos publicou o primeiro livro. Seguiram-se mais de 100 publicaçõesdestinadas a divulgar suas idéias, que ganharam seguidores em todo o mundo.Abraham Harold Maslow (1908-1970) foi um psicólogo americano que éconhecido por sua mais importante obra:
Hierarquia das Necessidades Humanas
.A teoria humanista afirma que o homem não se limita a estímulos e respostasou, até mesmo a impulsos. Seriamos movidos pelas necessidades internas eexternas que podem ser fisiológicas ou psicológicas. Fruto desta teoria é a
Pirâmidede Maslow
.
Bibliografia
ANTONELLO, C. S. (s.d.). Acesso em 05 de março de 2010, disponível em Escoladas Relações Humanas: http://nutep.adm.ufrgs.br/adp/RH.htmlKARSAKLIAN, E. (2000). Comportamento do Consumidor. São Paulo, Brasil: Atlas.MORAIS, O. (s.d.). Teoria Comportamentais e Cognitivas. Acesso em 15 de marçode 2010, disponível em Educação & Soluções Web Osvaldo Morais :

Activity (44)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Diego Leiras liked this
RVicentino liked this
Sofia Cardão liked this
Katia Farias liked this
Sofia Cardão liked this
David Silva liked this
Rondirlei Alves liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->