Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
23Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Analise de Conteudo Entrevista

Analise de Conteudo Entrevista

Ratings: (0)|Views: 6,298|Likes:
Actividade desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Met. Investigação Contextos Online [09] (Mpel3 - Universidade Aberta)
Actividade desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Met. Investigação Contextos Online [09] (Mpel3 - Universidade Aberta)

More info:

Published by: Rosalina Simão Nunes on Mar 09, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

04/16/2013

pdf

text

original

 
 
Metodologia de Investigação em Contextos Online Tema 2 Análise da Entrevista 
Janeiro/2010
Análise de conteúdo - matriz
Entrevistado: Amigo que conheci através da internet, pelo meu blog pessoal (44 anos)Local da entrevista/meio de entrevista: messengerDuração da entrevista: 2:00 (com um intervalo com cerca de vinte minutos)
Tema Categorias Sub-categorias Indicadores/unidades deregistoUnidades de ContextoOpinião sobre oEaDDefinição deEaDEnsino a distância ételescolaO ensino a distância éum recurso 
Ensino à Distâcia, paramim, é umademoninação bastantevasta. Recordo-te quesou de uma geração quepôde ainda assistir àTelescolaNo meu caso nãoassocio apenas àTelescola poisAssim sendo creio quetodos nós, os destageração, teremos umaideia de Ensino àDistância como recursousado naimpossibilidade defrequência de ensino“Ensino à Distâcia, para mim, é uma demoninaçãobastante vasta. Recordo-te que sou de uma geração quepôde ainda assistir à TelescolaPortanto não será exactamente verdade que nunca tenhatido contacto com ensino à distância. Embora não tenhafrequentado a Telescola e sim o ensino regular, suponhoque toda a minha geração, alguma vez, tenha"espreitado" essas emissões, pois a oferta televisiva eramuito reduzida na altura”“Eu, especificamente não associo apenas à telescolaPorém será essa a associação das faixas etárias suprareferidas, suponho.No meu caso não associo apenas à Telescola pois, quantomais não fosse por conversar contigo, conheço outrasrealidades”Assim sendo creio que todos nós, os desta geração,teremos uma ideia de Ensino à Distância como recursousado na impossibilidade de frequência de ensinoregular”
 
 
Metodologia de Investigação em Contextos Online Tema 2 Análise da Entrevista 
Janeiro/2010
A relevância da idade / geração
regularas pessoas optam poressa via como recursopor não lhes ser fácil avia tradicionalDe outra forma talveznão pudesses frequentarum mestrado.sou de uma geraçãoque pôde ainda assistirà Telescolasuponho que toda aminha geraçãoAssim sendo creio quetodos nós, os destageração“Creio que o ensino à distância, se for coisa séria, será dasformas de ensino onde haverá mais desistências. Logo àpartida as pessoas optam por essa via como recurso pornão lhes ser fácil a via tradicional.”“Acho que fazes bem. De outra forma talvez não pudessesfrequentar um mestrado. E não há dúvida que estasformas de ensino e/ou apoio escolar irão ter cada vezmais importância e presença. e-escolinhas, Magalhães,quadros interactivos, etc, alguma predisposição para estesmeios deixarão nos alunos. Aliás, eles já os usamactualmente, suponho que mais até que os professores.Isto no teu casoPortanto, seja presencial, online, por sinais de fumo,importante é estar disposto a aprender. Depois é escolhera forma mais adequada ao nosso caso desde que a ofertaexista. Para ti é esta a forma.”“Recordo-te que sou de uma geração que pôde aindaassistir à TelescolaPortanto não será exactamente verdade que nunca tenhatido contacto com ensino à distância. Embora não tenhafrequentado a Telescola e sim o ensino regular, suponhoque toda a minha geração, alguma vez, tenha"espreitado" essas emissões, pois a oferta televisiva eramuito reduzida na alturaAssim sendo creio que todos nós, os desta geração,teremos uma ideia de Ensino à Distância como recursousado na impossibilidade de frequência de ensinoregular.”
Comentário [WU1]:
Há aqui umaquestão de contetxo muito importante e quemais tarde poderá ajudar a análise geral dasentrevistas feitas – é a da idade do/arespondente.
 
 
Metodologia de Investigação em Contextos Online Tema 2 Análise da Entrevista 
Janeiro/2010
Processo deaprendizagemem EaDLeitura de materiaisRecurso a FórunsA presença de tutores
baixa utilização deinternet em pessoas deidades superiores àminhaserá essa a associaçãoque fará muita gentedas faixas etárias suprareferidas, suponhoGenericamente dir-te-iaque o aluno aprendelendoSei que por vezes fazemforuns de apoio em queos alunos podemlevantar questões. Essasquestões serão,suponho, respondidaspelos mentores docurso.”“Isto será especialmente verdade se acrescermos aopercurso escolar a relativamente baixa utilização deinternet em pessoas de idades superiores à minha.Eu, especificamente não associo apenas à telescolaPorém será essa a associação que fará muita gente dasfaixas etárias supra referidas, suponho.No meu caso não associo apenas à Telescola pois, quantomais não fosse por conversar contigo, conheço outrasrealidades”“Genericamente dir-te-ia que o aluno aprende lendo. Ocaso da telescola é muito específico e dado ter caído emdesuso não valerá a pena falar dele. Quanto aos outrosserá lendo os materiais fornecidos, seja em fascículos, sejausando as novas tecnologias. Creio queindependentemente da forma do curso os alunosesperam que lhe sejam fornecidos pela via escolhidamateriais de consulta.”“Se forem cursos on line dependerá da estrutura de apoioNeste último caso suponho que a base será umaapresentação das matérias, apresentação expositiva. Tudodependerá das outras valências asssociadas a essa baseSei que por vezes fazem foruns de apoio em que osalunos podem levantar questões. Essas questões serão,suponho, respondidas pelos mentores do curso.”

Activity (23)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Mateus Oliveira liked this
Sérgio Lima liked this
Eduardo Ribeiro liked this
Daiana Oliveira liked this
brunnomoreno liked this
Inês Godinho liked this
JDavid Oliveira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->