Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
77Activity

Table Of Contents

0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Estudo Da Anemia Ferropénica Na Gravidez Gemelar

Estudo Da Anemia Ferropénica Na Gravidez Gemelar

Ratings: (0)|Views: 21,654 |Likes:
Published by Nelson Ventura

More info:

Published by: Nelson Ventura on Mar 10, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/03/2013

pdf

text

original

 
Estudo da Anemia Ferropénica na Gravidez Gemelar 
Resumo
Objectivos:
Este estudo pretende determinar qual a prevalência de anemia ferropénica nagravidez gemelar em relação à gestação unifetal, e relacionar a presença da doença durante o período gestacional com as principais complicações perinatais verificadas neste tipo degravidez.
Métodos:
Este estudo envolveu duas amostras distintas: 64 gestantes com gravidez gemelar que frequentaram as consultas do Serviço de Obstetrícia do Hospital de São João – Portoentre Janeiro de 2006 e Agosto de 2007; 50 gestantes com gravidez unifetal que frequentaramas consultas do Serviço de Obstetrícia do Centro de Saúde de Canelas – Vila nova de Gaia.Tratou-se de uma pesquisa quantitativa do tipo descritivo que utilizou como instrumento derecolha de dados, questionários adaptados aos objectivos estabelecidos. O processamento dedados foi realizado com o auxílio do software SPSS versão 15.0. Na avaliação da relaçãoentre as variáveis foi aplicado o teste Qui-quadrado de Pearson.
Resultados:
A média de idades das gestantes com gravidez gemelar obtida foi de 31,6 anos, everificou-se que a maioria das gestantes (53,1%) se inclui na categoria de Índice MassaCorporal normal. A percentagem de partos efectuados por cesariana foi de 78,7% em relaçãoaos 19,7% de partos eutócicos. Relativamente à prevalência da doea nas amostrasestudadas, verificou-se que 42,2% das gestantes com gravidez gemelar apresentaram anemiaferropénica, contra 10% de casos verificados nas gestantes com gravidez gemelar. Verificou-se que a maioria das variáveis não apresentaram uma relação significativa (p> 0,05) com a presença de anemia ferropénica.
Conclusão:
A gravidez gemelar aumenta a prevalência de complicações materno-fetais dasquais se destacam a anemia ferropénica materna e a prematuridade e o baixo peso dos recém-nascidos.
Palavras-chave:
Gravidez gemelar, anemia ferropénica.
I
 
Estudo da Anemia Ferropénica na Gravidez Gemelar 
Agradecimentos
Quero transmitir um agradecimento especial ao meu orientador, Professor Doutor JoaquimAndrade, pela disponibilidade e atenção prestada ao longo deste trabalho.Ao Hospital de São João – Porto e ao centro de Saúde de Canelas pelo consentimento edisponibilidade de recolha de dados.Quero também agradecer à Doutora Teresa Rodrigues por se ter disponibilizado para meacompanhar durante toda a recolha de dados efectuada no Hospital de São João – Porto.
II
 
Estudo da Anemia Ferropénica na Gravidez Gemelar 
Lista de Abreviaturas
FIV – Fertilização “in vitro”FSH – Hormona Folículo EstimulanteHb – HemoglobinaHt – HematócritoIMC – Índice de Massa CorporalINE – Instituto Nacional de EstatísticaMCH – Hemoglobina Globular MédiaMCHC – Concentração de Hemoglobina Globular MédiaMCV – Volume Globular MédioOMS – Organização Mundial de SaúdePLT – PlaquetasTIG – Tracto Gastrointestinal
III

Activity (77)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
rubriqueia liked this
Mônica Silva liked this
Fernanda Bastos liked this
Marcelo Junior liked this
Israel Francisco liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->