Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
494Activity

Table Of Contents

0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Normas e Rotinas Operacionais Do

Normas e Rotinas Operacionais Do

Ratings: (0)|Views: 82,192 |Likes:
Published by serip25898

More info:

Published by: serip25898 on Mar 12, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/30/2013

pdf

text

original

 
NORMAS E ROTINAS OPERACIONAIS DOLABORATORIO DE ÁNALISES CLÍNICAS
 
Setor de Coleta e Recepção
Procedimento Operacionais Padrões (POP)1.CADASTRO E INFORMAÇÕES1.1Identificar o paciente
A chegar à recepção do laboratório, o paciente devera estar portanto requisiçãomedica com os exames solicitados pelo seu medico, a recepcionista então irácadastra-lo, dando ênfase ao nome, idade, sexo, endereço e/ou telefone. O cadastrodo paciente acompanha a identificação numérico controle do laboratório. 
1.2Identificação de amostra
Cada cadastrado possui um numero de identificação, utilizando para etiquetasos recipientes de coleta.É importante identificar sempre a parte lateral do frasco, e nunca a tampa,principalmente em frascos de urina e fezes para evitar trocas de material.
1.3Identificações dos exames a serem realizados
No laborario as amostras o registradas em fichas internas de seusrespectivos setores, nestas fichas constam
a identificação numérica, o nome e aidade do paciente;
em seguida as amostras e as fichas serão encaminhadas para osdevidos setores.
1.4Informações ao paciente
Na recepção do laboratório o paciente irá receber as instruções de como deveproceder para coleta das amostras. Para dosagem bioquímica é o paciente é orientadosobre o período de jejum, sendo tamm necessário o conhecimento dosmedicamentos que o paciente possivelmente esteja tomando.Quando a coleta de sangue, orienta-se o paciente quanto ao esforço fisico, opaciente deve vir ao laboratório totalmente descansado para evitar qualquer alteraçõesnos resultados de seus exames.
 
2 COLETA DE SANGUE
O sangue colhido com o objetivo de estudar as freqüências alterações dos seuscomponentes quando o organismo é acometido pôr doenças. No laboratório sãoexecutados exames de vários paciente ao mesmo tempo, torna-se imprescindível queuma sistematização bem organizada de trabalho seja seguida, evitando-se os erros deum modo geral, a perda de tempo e, especialmente, a troca dos resultados.Cuidados técnicos e de assepsia são também necessários a fim de evitar acontaminação do paciente, do operador e do sangue colhido. A coleta é feita depreferencia pela manha, com o paciente em jejum.Muitos o os meios para obtenção do sangue usado para o examehematológico, como pôr exemplo, sangue o veneno, capilar, arterial, punção da medulaóssea de ossos como o externo, tíbia, ilíaco e usado na maioria das vezes o venoso e ocapilar.
2.1 Sangue Venoso
A sua obtenção é feita pela função das veias mais acessíveis. As que são maisfacilmente funcionadas localizam-se nas regiões do antebraço (veia mediana, cefálica ebasílica), do pescoço (jugulares internas e externas) e inguinais (femural). Na criança,também se realiza na região da fontanela frontal (seio longitudinal). A veia é a preferidanos exames rotineiros, pois apresenta freqüentemente bom calibre e sua função épouco dolorosa. Antes da punção, avalia-se a orientação do vaso pela visualização oupela palpação digital e fazer a agulha penetrar e aprofundar nessa direção.
2.2 Sangue capilar 
É freqüente usado em crianças quando se empregam micrometodos ou em adultospara alguns exames como estudos de plaquetas, citologia e citoquimica celular. Acoleta se faz após punção da polpa digital dos dedos ou dos grandes artelho, nacriança. Pode-se ainda utilizar a regiões laterais do calcanhar, nos recem nascidos.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->