Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
8Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
dicas excel

dicas excel

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 3,098 |Likes:

More info:

Published by: Antonio Arnaut Duarte on May 02, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/20/2012

pdf

text

original

 
08
destaque
# 65
»
Fevereiro 2008
1
Títulos com inclinaçãode até 90º
No Excel é possível colocar o conteúdo das célu-las na vertical. Para além disto, pode-se escolher ograu de inclinação. Para isto, seleccione as célulasdesejadas, vá ao menu ‘Formatar’ > ‘Células’ e naguia ‘Alinhamento’ vá até à caixa ‘Orientação’ einsira os graus de inclinação pretendidos. Tambémpode arrastar a linha posicionada à frente da pala- vra “Texto” para cima, ou para baixo, para determi-nar a inclinação. Clique em ‘Ok’ e veja o resultado.
2
Preencha automaticamentecélulas em branco
Suponha que é professor e que está a inserir notasde testes dos seus alunos numa folha de cálculo.No final, reparou que dez alunos faltaram e, por-
15 Dicas
espectaculares para o
Excel
Neste artigo encontrará uma selecção de quinze dicaspara o Microsoft Excel.O objectivo é fazer com que oleitor consiga ter mais agilidade no seu trabalho comesta poderosa ferramenta.Aversão usada pelo nosso jornal é o Excel 2003,mas boa parte das dicas funcio-na noutras versões.
EMERSON ALECRIM .[www.infowester.com]
 
destaque
09
Fevereiro 2008
»
# 65
tanto, deverão fazer a prova noutra data. Para nãoter que ir ao campo do aluno e colocar “Faltou”,faça isto uma única vez e peça ao Excel para preen-cher o resto automaticamente. Para isto, seleccionea coluna, ou o conjunto de células em questão ecarregue na tecla [F5]. Na caixa que aparece, cliqueno botão ‘Especial’ e seleccione a opção ‘Células embranco’. Dê ‘Ok’. Agora escreva a palavra “Faltou” edepois carregue, ao mesmo tempo, nas teclas [Ctrl+ Enter]. Repare que o Excel preenche sozinho ascélulas que ficaram em branco.
3
Dividir os valoresde um conjunto de célulasao mesmo tempo
Suponha que tem uma coluna com valores e queestes devem ser divididos por um número qualquer:por exemplo, 2. Escolha uma célula vazia e insira o valor 2 na mesma. A seguir, seleccione essa mesmacélula, vá ao menu ‘Editar’ > ‘Copiar’ (ou carreguenas teclas [Ctrl +C] do seu teclado). Agora seleccio-ne as células a serem divididas e vá a ‘Editar’ >‘Colar especial’. Na área ‘Operação’, accione aopção ‘Divisão’. Repare que é possível efectuaroutras operações, como adição, multiplicação e sub-tracção.
4
Coloque duplo sublinhadono conteúdo de uma célula
Nas opções de formatação do Excel, o botão deduplo sublinhado fica desactivado por padrão.Embora seja possível activá-lo (basta clicar com obotão direito do rato sobre a Barra de Ferramentas,escolher o item ‘Personalizar’, ir à guia ‘Comandos’e em ‘Categorias’ escolher ‘Formatar’; na caixa aolado escolha o botão ‘Duplo Sublinhado’), pode-seinserir duplo sublinhado no conteúdo de uma célu-la de maneira rápida: seleccione a célula, carregueno botão [Shift] do teclado e, ao mesmo tempo, obotão ‘Sublinhado’ na barra de formatação.
5
Impeça alterações na folhado Excel
Se precisa distribuir uma folha do Excel, mas gos-taria que não fosse modificada para evitar futurosproblemas, basta protegê-la. Para isto, vá ao menu‘Ferramentas’ > ‘Protecção’ > ‘Proteger folha’. Nacaixa que aparecer, insira uma palavra-passe nocampo correspondente (‘Palavra-passe para despro-teger a folha:’. Repare que há uma lista onde podeseleccionar o que os utilizadores podem fazer.Carregue em ‘Ok’ e veja que somente desprotegen-do o documento é que será possível editá-lo. Noteque a protecção é aplicada APENAS à folha actual.
6
Aceda a determinada folharapidamente,se tiver muitas
Imagine que tem um documento do Excel com várias folhas e que, por isso, algumas ficam ocultas,sendo necessário usar as setas no canto inferioresquerdo para aceder às folhas. Uma maneira maiseficiente de localizar uma folha escondida, é clican-do com o botão direito do rato sobre as setas e esco-lher a folha desejada, como pode ver na imagem.
 7 
Edite sem apagaro conteúdo anterior
Vamos supor que encontrou uma célula que con-tém uma palavra incompleta. Por exemplo,“Informáti”, Se seleccionar essa célula e começar aescrever, o conteúdo antigo será apagado e terá queescrever tudo novamente. No entanto, se carregarna tecla [F2] do teclado antes de começar a escrever,o Excel enviará o cursor do rato para o final dapalavra, podendo o leitor continuá-la de ondeparou. No nosso exemplo, seleccionámos a célulacom a palavra “Informáti”, carregámos na tecla [F2]e inserimos as letras “c” e “a” que faltavam.
8
Numere automaticamenteas células
Imagine que tem que numerar uma coluna, indodo número 1 ao 10. Em vez de escrever cada núme-ro individualmente, mande o Excel numerar ascélulas automaticamente. Para isto, na primeirocélula insira o número 1. Na segunda célula colo-que o 2. A seguir, seleccione ambas as células e cli-que no pequeno quadrado que se forma no cantoinferior direito da selecção. Arraste-o para baixo,até que a célula do número 10 seja atingida. Estetruque também funciona com meses, dias da sema-na e alfabeto. A figura mostra o primeiro passo.
9
Veja rapidamente o valorde uma soma/subtracção/média/etc.
Para ver o valor de uma soma de um conjunto decélulas, basta seleccioná-las e olhar para o resultadona barra de rodapé do Excel. Clicando com o botãodireito do rato sobre essa barra pode-se escolheruma operação diferente da soma, como valor máxi-mo, valor mínimo, média, entre outros.
10
Use formataçõespré-feitas
Criou uma folha de dados, mas está sem tempopara criar uma formatação atraente? Seleccione osdados em questão, vá ao menu ‘Formatar’ >‘Formatação automática’ e escolha um modelo exis-tente. Se quiser escolher sobre quais itens a forma-tação será aplicada, clique no botão ‘Opções’ (dajanela ‘Formatação automática’). Surge uma novacaixa, ‘Formatos a aplicar’, como mostrado na ima-gem.

Activity (8)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
wilhan_ri liked this
andrepego liked this
mendocorvo liked this
mendocorvo liked this
Ruy Sabino liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->