Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Águas de Março

Águas de Março

Ratings: (0)|Views: 983|Likes:
Published by erikspen
http://erikspen.wordpress.com
http://erikspen.wordpress.com

More info:

Published by: erikspen on Mar 14, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/04/2012

pdf

text

original

 
Comentário gravado
Águas de Março
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em 2001, Águas de Março, canção do compositor Tom Jobim, foi nomeada como amelhor canção brasileira de todos os tempos em uma pesquisa de 214 jornalistasbrasileiros, músicos e outros artistas do Brasil conduzida pelo jornalFolha de SãoPaulo.
A letra se assemelha a um fluxo de consciência, se referindo a serescomo
 pau
,
 pedra
,
caco de vidro
,
nó na madeira
,
 peixe
,
fim do caminho
e muitosoutros. A metáfora central das "Águas de março" é tomada como imagem dapassagem da vida cotidiana, sua inevitável progressão rumo à morte - como aschuvas do fim de março, que marcam o final doverãono sudeste do Brasil. A letraaproxima a imagem da "água" a uma "promessa de vida", símbolo da renovação.Um dos meses mais chuvosos do calendário da cidade doRio de Janeiro,marçoé tipicamente marcado por tempestades torrenciais e ventos fortes, que por vezescausam inundações em muitos lugares, principalmente nos subúrbios da cidade.A letra de Tom Jobim é basicamente descritiva, COM uma série de elementos quevisam construir a
atmosfera
desencadeada pelas chuvas num ambiente mais rural.Sendo assim, não conta com uma progressão dramática, um desfecho. Essaestrutura descritiva é enfatizada pelo uso constante do verbo "
ser
", um verbo queserve, entre outras coisas, para atribuir qualidade a algo. A letra já se inicia
a que se liga o verbo.A letra e a música operam progressões lentas e graduais, como enxurradas. Osefeitos de orquestração chegam a ser cinematográficos, a partir de relações queestabelecem entre elementos musicais e imagens do texto.O compositor escreveu originalmente duas versões da letra, uma em português,que mantém a estrutura e a metáfora central, e outra em ingles, na qual tentouevitar palavras com raízes latinas. A letra em inglês conserva a característica deenumeração de elementos presente versão em portugues. Algumas referênciasespecíficas da cultura brasileira ( como festa da cumeeira, garrafa de cana), da floranatural do país (peroba do campo) e do folclore (Matita Pereira) foram intencionalmente omitidas na versão em inglês. Além disso, esta versão tambémassume um ponto de vista específico, que se assemelha ao de um observador dohemisfério norte. Neste contexto, as águas mencionadas são as águas do degelo, enão as chuvas do fim de verão do hemisfério sul a que se refere o texto emportuguês. A "promessa de vida" do texto em português virou "promessa deprimavera", referência mais relevante para a maior parte do mundo setentrional.

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Junia Nascimento added this note
essa musica é maravilhosa, um show de interpretação.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->