Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
45Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Fases Do Desenho Segundo Piaget

Fases Do Desenho Segundo Piaget

Ratings: (0)|Views: 15,982 |Likes:
Published by Orlando Marsal

More info:

Published by: Orlando Marsal on Mar 15, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/21/2013

pdf

text

original

 
Fases do desenho segundo Piaget:
Para Piaget a criança desenha menos o que vê e mais o que sabe. Aodesenhar ela elabora conceitualmente objetos e eventos. Daí a importância dese estudar o processo de construção do desenho junto ao enunciado verbalque nos é dado pelo indivíduo.
“O desenho é precedido pela garatuja, fase inicial do grafismo.Semelhantemente ao brincar, se caracteriza inicialmente pelo exercício daação. O desenho passa a ser conceituado como tal a partir do reconhecimento pela criança de um objeto no traçado que realizou. Nessa fase inicial, predomina no desenho a assimilação, isto é, o objeto é modificado em funçãoda significação que lhe é atribuída, de forma semelhante ao que ocorre com obrinquedo simbólico.” 
A fase da Garatuja
:Fase sensório motora ( 0 a 2 anos) e parte da pré-operacional (2 a 7 anos). Acriança demonstra extremo prazer e a figura humana é inexistente. A cor temum papel secundário, aparecendo o interesse pelo contraste. Pode ser divididaem:Desordenada: movimentos amplos e desordenados. Ainda é umexercício. Não há preocupação com a preservação dos traços, sendo cobertoscom novos rabiscos várias vezes.
 
Ordenada: movimentos longitudinais e circulares; coordenação viso-motora. Figura humana de forma imaginária, exploração do traçado; interessepelas formas.Nessa fase a criança diz o que vai desenhar, mas não existe relaçãofixa entre o objeto e sua representação. Por isso ela pode dizer que uma linhaé uma árvore, e antes de terminar o desenho, dizer que é um cachorrocorrendo. 
A Fase do Pré- Esquematismo
:Fase pré-operatória, descoberta da relação entre desenho, pensamento erealidade. Os elementos são dispersos e não relacionados entre si. O uso dascores não tem relação com a realidade, depende do interesse emocional. 
A Fase do Esquematismo:
Fase das operações concretas (7 a 10 anos).Esquemas representativos,começa a construir formas diferenciadas para cada categoria de objeto, por exemplo descobre que pode fazer um pássaro com a leta "V". Uso da linha debase e descoberta da relação cor objeto. Já tem um conceito definido quanto afigura humana, pom aparecem desvios do esquema como: exagero,negligência, omissão ou mudança de símbolo. Aparecem fenômenos como atransparência e o rebatimento. 
A fase do Realismo:F
inal das operações concretas . Consciência maior do sexo e autocríticapronunciada. No espaço é descoberto o plano e a superposição. Abandona alinha de base. As formas geométricas aparecem. Maior rigidez e formalismo.Acentuação das roupas diferenciando os sexos. 
A fase do Pseudo Naturalismo:F
ase das operações abstratas (10 anos em diante).É o fim da arte comoatividade expontânea. Inicia a investigação de sua própria personalidade.

Activity (45)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Georgia Sabba liked this
Sandrelynn Viana liked this
Otavio Franqueto liked this
Marisete Silveira added this note
achei este artigo muito rico gostei muito
Maju Fontenele liked this
Rosangela Brito liked this
Juliana Santos Pedroso added this note
gostei muito do 'artigo'... bem claro e objetivo!
Karina Schil liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->