Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
9Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Pregação - Davi HSCD - PIPT_14.03

Pregação - Davi HSCD - PIPT_14.03

Ratings: (0)|Views: 1,072 |Likes:
Published by Daniel Deusdete
Quais as características de um homem segundo o coração de Deus? Porque Davi foi considerado este homem?
Quais as características de um homem segundo o coração de Deus? Porque Davi foi considerado este homem?

More info:

Published by: Daniel Deusdete on Mar 15, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/13/2011

pdf

text

original

 
“...eis que estou convosco todos os dias... “(Mt 28:20)
"
... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para asque diante de mim estão, prossigo para o alvo ...
"
(Fp 3:13,14).
PREGAÇÃO NA PIPT (culto das 17h) – 14.03.2010.Primeira Igreja Presbiteriana de BrasíliaPastor
: Rev. Sabino Cordeiro Dourado
Endereço
: Sandu Norte - Taguatinga Norte.
TEMA: Davi, Homem Segundo o Coração de Deus – I Cr 14
Baseados nos comentários, em nota homilética, de Russel Shedd, de I Cr 14.10, hoje iremos fazer anossa reflexão. Quem tem aqui a Bíblia Russel Shedd? Vamos lá então, quais as razões por que Daviera "homem segundo o meu coração" (At 13.22). Eu tenho certeza de que muitos pregadores jáfizeram sermões e mais sermões, livros e mais livros falando disso, mas o recado que Deus trouxeao meu coração para transmitir à sua igreja nesta tarde é este.Vamos dar lugar a Deus em nossos corações, abrir os nossos ouvidos e nossos olhos espirituais queo Senhor irá derramar, como um rio, a sua palavra que nos lavará a alma e ainda, além de saciar anossa sede, também nos alimentará. Não é nos rios que estão os peixes? Quem gosta aqui de peixe?Quem não gosta, vai aprendendo a gostar porque o rio do Senhor está passando aqui. Aleluias!Eu convido os irmãos a abrirem as suas bíblias no Primeiro Livro de Crônicas, no capítulo 14. Iremosler alguns versículos: “
1 Então, Hirão, rei de Tiro, mandou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e pedreiros, ecarpinteiros, para lhe edificarem uma casa.2 Reconheceu Davi que o SENHOR o confirmara rei sobre Israel; porque, por amor do seu povo deIsrael, o seu reino se tinha exaltado muito.3 Davi tomou ainda mais mulheres em Jerusalém; e gerou ainda mais filhos e filhas.4 São estes os nomes dos filhos que teve em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão,5 Ibar, Elisua, Elpelete,6 Nogá, Nefegue, Jafia,7 Elisama, Beeliada e Elifelete.8 Ouvindo, pois, os filisteus que Davi fora ungido rei sobre todo o Israel, subiram todos para prender Davi; ouvindo-o Davi, saiu contra eles.9 Mas vieram os filisteus e investiram contra ele no vale dos Refains.10 Então, Davi consultou a Deus, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas mãos? Respondeu-lhe o SENHOR: Sobe, porque os entregarei nas tuas mãos.11 Subindo Davi a Baal-Perazim, ali os derrotou; e disse: Deus, por meu intermédio, rompeu asfileiras inimigas diante de mim, como quem rompe águas. Por isso, chamaram o nome daquele lugar Baal-Perazim.12 Ali, deixaram os seus deuses; e ordenou Davi que se queimassem.13 Porém os filisteus tornaram e fizeram uma investida no vale.14 De novo, Davi consultou a Deus, e este lhe respondeu: Não subirás após eles; mas rodeia por detrás deles e ataca-os por defronte das amoreiras;15 e há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então, sai à peleja; porque Deus saiu adiante de ti a ferir o exército dos filisteus.16 Fez Davi como Deus lhe ordenara; e feriu o exército dos filisteus desde Gibeão até Gezer.17 Assim se espalhou o renome de Davi por todas aquelas terras; pois o SENHOR o fez temível atodas aquelas gentes.
” (I Cr 14: 1-17).
Autor:
Crerparaver@gmail.com
(
não se esqueça de citar as fontes
)
1/4
 
“...eis que estou convosco todos os dias... “(Mt 28:20)
"
... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para asque diante de mim estão, prossigo para o alvo ...
"
(Fp 3:13,14).
Antes de entrarmos precisamente no tema de nossa prédica, permitam-me uma breve introduçãopara entendermos o contexto da época. Nós acabamos de ler o capítulo 14 de I Crônicas em que há:- o reconhecimento do reinado de Davi por Hirão, rei de Tiro; - onde há menção dos filhos de Davique nasceram em Jerusalém (reparem que no versículo 3 Davi tomou ainda mais mulheres, o queera proibido pela lei, Dt 17:17 – “
Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração senão desvie; nem multiplicará muito para si prata ou ouro.
”); - e onde há a narração da derrota dosfilisteus.No capítulo 11, veremos que Davi foi ungido em Hebrom, rei de Israel. No vs 22 de I Cr 12, vemosque se ajuntou a ele, Davi, um exército enorme “
como o exército de Deus
”. No capítulo 13, Davi sedispõe a trazer a Arca para Jerusalém, mas comete o erro de trazê-la de qualquer forma o queacabou por ser fatal para Uzá que, ferido pelo Senhor quando tentava evitar a queda da Arca,morreu. A Arca acabou ficando na casa de Obede-Edom que era da família de Coate, filho de Levi eavô de Moisés, Arão e Mirian, e o Senhor o prosperou e tudo o que fazia abençoava.No capítulo 15, posterior ao que lemos, Davi, dessa vez faz a coisa certa e consegue transportar aArca para Jerusalém e diante do Senhor muito se alegrou, mas sua esposa Mical, filha de Saul odesprezou em seu coração e isso lhe foi muito penoso, pois ficou sem gerar filhos – 2 Sm 6:23.Devemos tomar cuidado com as coisas de Deus, pois com Deus não se brinca.A famosa queda de Davi de adultério com Bate-Seba e assassinato de seu marido Urias se deuquando ele tinha já seus 50 anos e era muito experimentado. Aqui no contexto que estamosmeditando Davi era ainda jovem e tinha um reino para reinar. Voltemos ao capítulo 14, pois é neleque iremos verificar essas características que fizeram de Davi o homem segundo o coração de Deus:Davi era um homem segundo o coração de Deus porque:
1) Reconhecia que Deus o fizera rei (14.2).
Está escrito no livro de Provérbios 3, versos 5 e 6: “
5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitaas tuas veredas.
”. Davi tinha essereconhecimento inculcado em seu coração. Quem anda com Deus sabe que está andando com Deus.Aqui também compreendemos a questão da soberania de Deus, pois Davi era esse homem quereconhecia o controle absoluto e total de Deus sobre todas as coisas, tanto as visíveis quanto asinvisíveis. Será que você reconhece a Deus em seu ambiente de trabalho, na sociedade, na igreja, noseio de sua família? Você que, por exemplo, é um educador, você entende que foi o Senhor quem ocapacitou nessa área e que espera de ti competência, zelo, ética e respeito ao teu semelhante?Davi foi chamado para ser rei. Deus tem me chamado nos Correios para ser um analista (numfuturo, espero breve, pastor presbiteriano – aleluias!), tem chamado o Iron e a Ledi para seremempresários, donos de pizzaria, tem chamado o Pr. Sabino e o Pr. Demerson, para pastorearem aPIPT e tem chamado cada um de nós aqui para uma missão especial ao qual espera de nósresultados que venham glorificar ao seu augusto nome.Um homem segundo o coração de Deus sabe sempre quem o chamou e o vocacionou. Eu quero quecada um de nós saia daqui nesta tarde tendo a certeza da soberania de Deus em nossas vidas deque ele nos tem chamado e nos comissionado.
2) Reconhecia que era apenas um instrumento da graça de Deus (14.2).
É de se notar oamor de Davi a Israel declarado neste versículo. Se Davi não amasse a Israel, o povo de Deus, Deus
Autor:
Crerparaver@gmail.com
(
não se esqueça de citar as fontes
)
2/4
 
“...eis que estou convosco todos os dias... “(Mt 28:20)
"
... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para asque diante de mim estão, prossigo para o alvo ...
"
(Fp 3:13,14).
JAMAIS teria feito ele crescer. Nem a ele, nem ao reino que ele representava. O filho de Davi quenasceu posteriormente, Salomão, a quem Deus por 2x lhe apareceu disse a Salomão o desafiando: “
Pede-me o que queres que eu te dê
” (I Re 3:5).A resposta de Salomão não foi sabedoria em si. Ele não disse: eu quero ser o homem mais sábio domundo! Não foi isso que Salomão pediu. Reparem na sua resposta: “...
não passo de uma criança,não sei como conduzir-me. 8Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tãonumeroso, que se não pode contar. 9 Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? 
”.Salomão amava ao povo de Deus, como Davi, seu pai (o pai, certamente, ensinou ao filho o caminhode Deus). Foi por esta razão que o Senhor o abençoou lhe dando muito mais do que pedia, sonhavae imaginava Salomão. O alvo de Deus somos todos nós, sua igreja. Aqueles que amam a sua igreja,serão honrados por Deus.
3) Inquiria, consultava a Deus em tempos de tributação (14.10).
Vamos nós tambémconsultar a Deus em tudo. Adquira o hábito de perguntar ao Senhor e espere sempre a sua resposta.A garantia que eu te dou é que JAMAIS ele te deixará, como dizem, “a ver navios”. Josué um homemvalente, muito especial, capacitado, que foi chamado para substituir a Moisés na condução do povode Israel imaginem quem era Josué! - caiu na besteira de o consultar ao Senhor emdeterminado momento de sua liderança e foi forçado, por causa de sua palavra, a fazer aliança como inimigo que era para ser derrotado.Consulte a Deus se você não ve mal algum e consulte a Deus quando você achar a questão difícildemais. Nunca deixe de consultar ao Senhor! Eu tenho adquirido este hábito em minha vida de fazeressas consultas, ainda que aparentemente bem tolas. Por exemplo, para eu assumir a liderança doGECOR eu consultei ao Senhor e ao meu pastor que por mim tem a responsabilidade de meapresentar ao Senhor como obreiro aprovado.
4) Não confiava em sua própria sabedoria (14.10).
Ai daquele que confia em si mesmo e seacha o tal, insubstituível. Graças a Deus eu sofri muitas derrotas em minha vida que fizeram comque eu não confiasse em mim mesmo. Não é bom nem desejo que ninguém seja derrotado paraaprender a não confiar em si mesmo.
5) Dava a Deus a glória pelas suas vitórias (14.11).
Essa atitude mental, essa disposição demente de dar glórias a Deus é uma questão de maturidade espiritual própria daqueles que nãoconfiam em si mesmos. Somente dá glórias a Deus em suas conquistas os que reconhecem que sãovasos e que a excelência não está no vaso, mas no oleiro que dá ao vaso o conteúdo que quer dar.
6) Destruiu os pagãos em obediência à ordem de Deus (14.12).
Não podemos duvidar deDeus e de suas instruções. A melhor coisa a se fazer é obedecer sempre. Se Deus te pediu algo éporque ele espera de você obediência. Não se preocupe, pois Deus não é tirano nem jamais irácosntrangê-lo a algo que o venha a humilhar. Deus é eternamente bom e todos os seus atos são debondade extrema. Você já ouvia falar da soberania, certo? E da soberana bondade de Deus?
7) Esperava pelo sinal de Deus para fazer algo (14.14).
Davi não se precipitava nem passavaadiante do Senhor. Vocês se lembram de Abraão e Sara que se precipitaram e acabaram entregandoHagar a Abraão que com ela teve Ismael de quem procedem os árabes (mercadores viajantes!)? Aténos dias de hoje os árabes não se dão com os judeus. Então o melhor a fazer é não tentarmos
Autor:
Crerparaver@gmail.com
(
não se esqueça de citar as fontes
)
3/4

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Filhos Promessa liked this
251617 liked this
Davi Fróes liked this
Davi Fróes liked this
pfrcartaxo liked this
LeuzinhaAdm liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->