Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
61Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila Conhecimentos Bancarios - Concurso Banco Do Brasil

Apostila Conhecimentos Bancarios - Concurso Banco Do Brasil

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 3,734|Likes:
Published by cintiabl

More info:

Published by: cintiabl on Mar 16, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/02/2013

pdf

text

original

 
CONHECIMENTOSBANCÁRIOS
BANCOS COMERCIAIS COOPERATIVOSO Conselho Monetário, em 31/08/1995, autorizou a constituição de bancos comerciais comparticipação exclusiva de cooperativas de crédito, operando no estado da federação em que tem sua sede.BANCOS DE INVESTIMENTOPrincipal objetivo: fortalecer o processo de capitalização das empresas, através da compra demáquinas e equipamentos, bem como a subscrição de debêntures e ações.Não podem manter contas correntes, captando recursos através da emissão de CDB ou RDB.BANCOS E COMPANHIAS DE DESENVOLVIMENTOVoltados para o desenvolvimento econômico e social a nível regional. Ex: BNB- Banco doNordeste e BASA – Banco da Amazônia.BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e SocialAutarquia federal criada em 1952. Vinculada ao Ministério do Planejamento. Objetivo: apoiar osinvestimentos estratégicos necessários ao fortalecimento das empresas privadas. .Agentes financeiros: companhias estaduais eregionais de desenvolvimento e bancos.EMPRESAS FILIADAS:FINAME: financiamento de equipamentos industriais e agrícolas;BNDESPAR: capitalização das empresas.CIAS. DE CRÉDITO, FINANC. E INVESTIMENTO – SCFIFinanceiras que tem por objetivo o financiamento ao consumo, captando recursos, basicamenteatravés de Letras de Câmbio.SOCIED. DE ARRENDAMENTO MERCANTIL – LEASINGFinanciar a utilização de bens mediante contrato. No término o arrendatário poderá adquirir obem ou devolve-lo ao arrendador.Captação através de recursos de longo prazo. Ex: debêntures.LEASING FINANCEIRO
Total pago e despesas de manutenção podem ser deduzidos do IR.
Valor a ser pago no final do contrato é livremente acordado. Pode-se utilizar o valor de mercadoou o valor residual garantido (VRG).LEASING OPERACIONAL
o
As contraprestações são limitadas a 90% do valor do bem;
o
Prazo: até 75% do prazo de vida útil do bem;
o
Não existe a obrigatoriedade da opção de compra;
o
Arrendadora fica com um bem usado. Não interessa aos bancos.LEASE BACKArrendadora compra o bem da própria arrendatária. A primeira assume o papel de fornecedorado bem.SUBARRENDAMENTOEmpresas de leasing do Brasil contratam operações de leasing no exterior e fazem outro contratocom empresas nacionais.Somente podem ser realizadas por bancos múltiplos, que possuam carteiras de arrendamento mercantil oue sociedades de arrendamento mercantil.VANTAGENS DO LEASINGPara a arrendadora:
Ø
Estabelecimento de relacionamento de longo prazo com clientes do conglomerado;
Ø
Reciprocidade;
Ø
Negociação de produtos complementares. Ex: seguro.
Ø
Spreads atraentes.Para a arrendatária:
Ø
Financiamento a longo prazo;
Ø
Flexibilidade no fluxo de caixa da operação;
 
CONHECIMENTOSBANCÁRIOS
Ø
Planejamento tributário;
Ø
Simplificação contábil.SOCIEDADES CORRETORAS DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS – CCVMSão instituições financeiras (S/A ou Ltda). Elo de ligação entre vendedores e compradores detítulos e valores mobiliários. Dão segurança ao mercado. Autorização do BACEN e da CVM.Principais atividades:
ü
Operar na Bolsa de Valores com exclusividade;
ü
Exercer as funções de agente fiduciário (de confiança);
ü
Realizar operações compromissadas;
ü
Emitir certificados de depósitos de ações;
ü
Comprar, vender e distribuir títulos por conta de terceiros;
ü
Administrar carteiras de valores e custodiar títulos e valores.
ü
Intermediar a compra e venda de moeda estrangeira nas atividades de importação e exportação.
ü
Operar no mercado abertoSOCIEDADES DISTRIBUIDORAS DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS – DTVM
v
Autorizadas pelo BACEN;
v
Realizam as mesmas atividades das CCVM;
v
Não operam no recinto da bolsa de valores;
v
Não exercem funções de agente emissor de certificados;
v
Não mantém serviços de ações escriturais;
v
Não emitem certificados de depósitos de ações;
v
Não intermediam operações e câmbio;
v
Principal atividade: instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento.BOLSAS DE VALORESSeus patrimônios são representados por títulos que pertencem às sociedades corretoras membros;
§
Atuam no mercado secundário;
§
OBJETIVOS E ATIVIDADES:
§
Manter local adequado aos corretores;
§
Criar e organizar os recursos materiais para o pregão;
§
Organizar, administrar, controlar e aperfeiçoar o sistema e o mecanismo de registro e liquidaçãodas operações realizadas;
§
....................É como um clube. Qualquer sociedade pode adquirir um título.Autorização do BACEN e pela CVM.BOLSA DE MERCADORIAS & FUTUROS – BM&FÉ o local onde se negociam ativos financeiros e mercadorias sem envolver necessariamente aentrega física dos bens negociados. Regra Geral, liquidam-se contratos com outros contratos.OBJETIVO:
Efetuar o registro, a compensação e a liquidação física e financeira das operações realizadas empregão ou em sistema eletrônico.A BM&F assim como a Bolsa de Valores, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, e tem em seusquadros os seguintes sócios:
BOVESPA (Sócio Honorário);
Corretora de mercadorias agrícolas;
Sócio-efetivo (quem o detém, tem redução nos custos de transação);
Corretor de algodão;
Corretora especial de mercadorias agrícolas;
Operador especial;
Corretora especial;
Corretoras de mercadorias.MODALIDADES OPERACIONAIS:
Operações de Futuros;
Operações a Termo;
Operações à Vista ou SPOT;
Opções sobre Disponível;
Opções sobre Futuro
 
CONHECIMENTOSBANCÁRIOS
SISTEMA ESPECIAL DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA DE TÍTULOS PÚBLICOS – SELICO SELIC foi criado em 1980, e é um grande sistema computadorizado para registrar todas asoperações envolvendo títulos públicos, transferindo automaticamente o registro do título do BancoVendedor para o Banco Comprador, bem como realizando a transferência monetária do Comprador para oVendedor.O SELIC registra apenas os títulos públicos de emissão emitidos pelo Tesouro Nacional ou peloBanco Central, e os títulos públicos estaduais e municipais.CENTRAL DE CUSTÓDIA E DE LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA DE TÍTULOS – CETIPÉ uma empresa de custódia e liquidação financeira que foi criada em 1986 pelo BACEN e pelasInstituições Financeiras, e se localiza no Rio de Janeiro.Na CETIP são custodiados, registrados e liquidados todos os papéis privados. InstituiçõesFinanceiras e Não Financeiras podem registrar seus negócios diariamente, desde que devidamentecadastradas.Os principais títulos registrados na CETIP são:
δ
Certificado de Depósito Bancário - CDB;
δ
Recibo de Depósito Bancário – RDB;
δ
Certificado de Depósito Interfinanceiro – CDI;
δ
Letra de Câmbio – LC;
δ
Debêntures;
δ
Moedas de Privatização;
δ
Título da Dívida Agrária.SOCIEDADE DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO – SCIFazem da parte do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que foi criada peloGoverno para financiar o mercado imobiliário, utilizando a caderneta de poupança como instrumento decaptação.Atuam nas camadas da população de maior renda.Além de seus recursos próprios, podem empregar ainda os provenientes de:
Letras Hipotecárias – LH;
Letras Imobiliárias – LI;
Depósitos de Poupança;
Depósitos Interfinanceiros;
Repasses e Refinanciamentos em Moeda Nacional;
Repasses e Refinanciamentos em Moeda Estrangeira.ASSOCIAÇÕES DE POUPANÇA E EMPRÉSTIMO - APESuas cartas patentes foram emitidas pelo extinto BNH, de fundações cooperativas e outrasformas associativas, para a construção ou aquisição da casa própria, sem finalidade de lucro, sendo que asua constituição é obrigatoriamente sob a forma de sociedades civis, restritas a determinadas regiões,sendo de propriedade comum de seus associados.As Operações Ativas são basicamente Financiamentos Imobiliários, e as Operações Passivas sãobasicamente as cadernetas de poupança, que neste caso, remuneram os juros como se fossem dividendos,pois seus depositantes adquirem vínculo societário com direito à participação nos resultados operacionaislíquidos da APE.
 
Única APE existente – POUPEX do BB.SISTEMA DE SEGUROS PRIVADOSConjunto de instituições que exploram a contratação de seguros preventivos, oferecendocobertura aos segurados contra imprevistos da vida, inclusive em relação à saúde, cobrando um prêmio,que tanto pode ser mensal, anual ou mesmo em uma única parcela para um período determinado.Criado pelo Dec.Lei 73 de 21/11/1966 oSISTEMA NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOSéconstituído:
Conselho Nacional de Seguros Privado – CNSP;
Superintendência de Seguros Privados – SUSEP;
Instituto de Resseguros do Brasil – IRB;
Sociedades autorizadas a operar em seguros privados;
Corretores habilitados.

Activity (61)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
eds-1578 liked this
sese3421 liked this
deco222 liked this
poetahot69 liked this
Sabrina Sales liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->