Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
31Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
DICIONARIO MITOLOGIA NORDICA

DICIONARIO MITOLOGIA NORDICA

Ratings: (0)|Views: 489 |Likes:
Published by lumardi_

More info:

Categories:Types, Brochures
Published by: lumardi_ on Mar 17, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/01/2013

pdf

text

original

 
DICIONARIO MITOLOGIA NORDICA
AEGIR
Gigante famoso, Deus Vanir "Senhor do Mar", ele pode ser bom ou mau. Ran e elepossuem nove filhas ( Ondinas ). Ouro, prosperidade, tesouros afundados no fundo domar, controla mentes e ondas.
AESIR
Principal raça dos deuses de Asgard. Os Aesir são liderados pelo deus Odin. Elestravam uma guerra com a raça de deuses da fertilidade chamados Vanir, que são depoisintegrados aos Aesir.
ALAISIAGAE
Deuses da guerra.
ALFES
Outra família de deuses, independentes dos Ases e dos Vanes. Esta família não possuinenhum dos chamados "grandes deuses" e desempenhou na mitologia germânica umpapel muito secundário.
ALFHEIM
Região de Asgard onde moram os Elfos Luminosos.
AMSVARTNIR
Grande lago em Asgard em cujo centro fica a Ilha Lyngvi, onde os deuses aprisionam olobo Fenrir.
ANDNARI
Anão guardião de um fabuloso tesouro. Esse anãozinho tinha o poder de se transformarem peixe e de viver na água. Andnari foi capturado por Loki e deu-lhe um anelmaravilhoso.
ANGRBODA
Giganta amante de Loki, com o qual gerou as três monstruosidades Jormungand (aserpente de Midgard), o lobo Fenrir e Hel (a Morte).
ANÕES
Os anões, segundo a tradição popular, nasceram dos vermes que roíam o cadáver dogigante Ymir; conforme outra versão, surgiu dos ossos e do sangue de outro gigante da
 
mesma família. Os anões tinham chefe e atribuições diversas; eram particularmenteperitos nos trabalhos de forja. Os anões eram seres da mesma classe dos elfos, dos quaisformaram uma categoria particular; em geral viviam sobre a terra; não eram belos, masde inteligência superior, muitos deles conheciam o futuro; usavam grandes barbas. Entreos humanos, eram os mineiros os que tinham mais contacto com os anões, pois,trabalhando sob a terra, estavam no território desses pequeninos seres, que eram,igualmente, os senhores dos metais; quando um mineiro encontrava um anãozinho nasgalerias subterrâneas, era sinal de quem um bom e belo "filão" estava próximo, pois elessó trabalhavam onde a terra escondia preciosos tesouros; um desses tesouros é célebrena poesia épica alemã: O Rei dos Nibelungos, do qual o anão Alberich era o guarda;Siegfrid, o herói dos Nibelungos, apropriara-se desse tesouro fabuloso depois de tervencido o anão Alberich e ter dele exigido juramento de fidelidade. Os anões eramhábeis artífices; faziam não só armas dos deuses, mais também as jóias e brincos dasdeusas; Thor deve-lhes o seu famoso martelo, Freyr o seu navio mágico e o seu javali deouro, Sif os seus cabelos de ouro, Freyja o seu colar de ouro, e Odin a lança Gungnirque nada podia deter; Odin também possuía o anel Draupnir, que, como o anel deAndnari, tinha o poder de multiplicar as riquezas daquele que o tivesse em seu poder. Acrença nos anões foi sem duvida a mais popular de todas; no século XVlll, na Islândia,os camponeses mostravam rochedos e colinas afirmando, com a mais absolutaconvicção, que lá moravam verdadeiros formigueiros de pequeninos anõezinhos domais agradável aspecto. Existem quatro anões guardiães dos quadrantes são elesNordhri (Norte), Austri (Leste), Sudhri (Sul), e Vestri (Oeste).
ASGARD
O primeiro dos três mundos do universo nórdico. É o reino dos deuses. Em Asgard estásituada Valhalla, o palácio dos guerreiros mortos em batalha. Também em uma regiãode Asgard está Vanaheim, a terra dos Vanir e Alfheim, a terra dos Elfos Luminosos. EmAsgard estão também os palácios de cada um dos deuses, como também Gladsheim, ogrande santuário na Planície de Ida.
ASK
O primeiro homem, criado por Odin a partir de um freixo.
ASYNJOR
A deusa, versão feminina de Aesir, assistentes de Frigg em Vingolf. Uma delas era acurandeira chamada Eir. Os outros eram Fjorgyn, Frima,Fimila, Hnossa a bela.
AUDUMLA
A vaca alimentadora, Mãe terra, nascida como Ymir, de gelo derretido. A vaca, para osgermanos, era o ancestral da vida, símbolo da fecundidade. Das tetas da vaca Audumlacorriam quatro rios de leite, alimentava-se do sal que o gelo continha, e que ela fundiaao lamber. Enquanto Ymir bebia o leite e ganhava novas forças, aconteceu que a vacafez surgir, das cálidas gotas que salpicavam os rochedos cobertos de neve, outro servivo e de forma humana, Buri. Primeiro seus cabelos tomaram forma depois a cabeça epor fim o corpo todo. Buri, que gerou Bor, que gerou Odin, Vili e Ve.
 
BALDER / BALDR / BLADUR
Filho de Odin e da deusa Frigg, Baldr a da raça dos Ases. Seu nome aparece raramentenos mitos e nas aventuras divinas; mas o episodio do qual é o centro se refere ao própriodrama do mundo. Na Escandinavia era venerado sobre o nome de Baldr; os germanosdo Oeste, sobretudo, o honravam. Snorri Sturllasson assim o retrata : " Um segundofilho de Odin é Balder e deste só há o que dizer bem; é tão brilhante que emite luz, e háuma dos campos, tão branca, que foi comparada com o cílios de Baldr: ela é a maisbranca de todas as flores do campo. É o mais sábio dos Ases, o mais eloquente e o maisbenigno. Mas uma condição está ligada a sua natureza: nenhum de seus julgamentospoderá ser realizado. Habita uma mansão no céu chamada "Breidablink". "Baldr é, também, juiz; encarnação da pureza e da beleza, seus julgamentos jamais serealizam, talvez para mostrar que a perfeição e a suprema beleza não são deste mundo.
BERGELMIR
Um gigante, pai de todos os gigantes. Ele e a sua esposa foram os únicos sobreviventesda inundação do sangue de Ymir.
BERSERKS
Guerreiros que ficavam como que enlouquecidos durante as batalhas e atacavam semnenhum medo de morrer. Acreditava-se que eram protegidos por Odin. Em inglês existea expressão "to go berserk," que quer dizer "ficar violento, enlouquecido,incontrolável."
BESTLA
Buri, nascido do leite da vaca Audumla, teve um filho, Bor, e este desposou Bestla,filha do gigante, o qual descendia Ymir, da união de Bor e Bestla nasceram três deuses,Odin, Vili e Vé.
BIFROST
A Ponte do Arco-Íris. Ponte de luz que liga o primeiro mundo, Asgard (o mundo dosdeuses), ao mundo-do-meio, Midgard. Bifrost é guardada pelo deus Heimdall. Com achegada do Ragnarok, Bifrost irá ruir.
BILSKIRNIR
O palácio do deus Thor em Asgard.
BOR
Pai de Odin. Bor era filho de Buri, que nasceu da vaca primordial Audumla.
BORVERK

Activity (31)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
denize2010 liked this
denize2010 liked this
423991 liked this
Ismael Oliveira liked this
Hoir Hiero liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->