Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
146Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila Auxiliar de BibliotecA

Apostila Auxiliar de BibliotecA

Ratings:

5.0

(2)
|Views: 23,180 |Likes:
Published by Prispt

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: Prispt on Mar 17, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as RTF, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/21/2013

pdf

text

original

 
Apostila de Auxiliar de biblioteca – LivroPost
 by Gustavo Henn on junho 23, 2009O concurso de auxiliar de biblioteca daUFAL teve 6143 inscritos para 305 5 vagas. Recebi muitos comentários em busca de material. Conheço apenas, especificamente, olivro da Thesaurus que já comentei em outro post.Resolvi aproveitar o feriado de São João para escrever algo sobre cada tópico, a fim de“dar uma luz” sobre o que significa cada um deles, afinal, acredito que a grande maioriados candidatos não é da área e, talvez, tenha pouco hábito de frequentas bibliotecas. Nãosei até que ponto ajudará, mas a idéia é apenas apontar caminhos.De qualquer forma, é bom que fique claro que este texto é básico, geral, e possuiomissões. Procurei escrever da forma mais simples e direta possível, e, se ficar bom, podeser que eu continue desenvolvendo ao longo do tempo.Como as provas para nível fundamental costumam ser mais diretas, uma leitura atenta doenunciado faz muita diferença.Este é o primeiro livro-post deste blog. E irei publicando e atualizando na medida dosacréscimos feitos. Espero terminar antes da prova.
BASICÃO DE AUXILIAR DE BIBLIOTECA1. Bibliotecas: tipos e conceitos;
Definição doDicionário de Biblioteconomia e Arquivologia (CUNHA e CAVALCANTI.Briquet de Lemos, 2008): “Coleção de material impresso ou manuscrito, ordenado eorganizado com o propósito de estudo e pesquisa ou de leitura geral ou ambos. Muitas bibliotecas também incluem coleções de filmes, microfilmes, discos, vídeos esemelhantes que escapam à expressão “material manuscrito ou impresso”.É bom saber que Biblioteca significa algo como “Caixa de livros”, da junção dos radicaisBiblio (Livro) e Thek (caixa). A Biblioteca atual pode ser chamada de Unidade deInformação, Centro de Informação, Centro de Documentação, entre outras denominações.Existem basicamente 5 tipos de bibliotecas: Escolar, Universitária, Especializada, Públicae Nacional.A
Biblioteca Escolar
é aquela que serve à escola, entendendo-se escola como ainstituição de ensino fundamental e médio, destinada a servir a alunos e professores.A
Biblioteca Universitária
, como o nome já indica, é aquela que serve aos propósitosdas universidades e instituições de ensino superior, estando também por isso ligada aotripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Em universidades de grande porte, é comum existir aBiblioteca Central e Bibliotecas Setoriais ligadas à ela, formando assim um Sistema de
 
Bibliotecas (SIBI).A
Biblioteca Especializada
é aquela que foca em alguma área ou público específico,também chamada de biblioteca especial. Entre os exemplos de biblioteca especializada,destacam-se as bibliotecas jurídicas e de centros de pesquisa.A
Biblioteca Pública
, aqui entendida como Pública Estadual ou Pública Municipal, éaquela que tem como objetivo servir à coletividade e é mantida por recursos públicos.Possui acervos gerais, mais focados em literatura de lazer e fontes de informação comodicionários e enciclopédias. As Bibliotecas Públicas Estaduais, em muitos estados brasileiros, são responsáveis pelo depósito legal estadual.A
Biblioteca Nacional
é a biblioteca mais importante de um país e é a responsável por sua memória bibliográfica. A Fundação Biblioteca Nacional, é a responsável pelo depósito legal e pela bibliografia brasileira. Teve origem na biblioteca real, que chegouao país em 1810 e foi aberta ao público em 1814. Fica no Rio de Janeiro, na Avenida RioBranco, e é belíssima. Vale a visita.
2. Estrutura física da biblioteca;
Aqui, entendo estrutura física como a estrutura organizacional, e a organização funcionalcomo o que cada setor faz. Como exemplo de estrutura, coloco o organograma abaixo daUFRRJ.É bastante simples. Uma parte é responsável pelos usuários, e a outra parte, pelo acervo.
3. Organização funcional da biblioteca;
A biblioteca, como vimos acima, é divida em setores para atender ao usuário e paraatender ao acervo. As principais seções (setores) da biblioteca são:
 Administração
– é responsável pela administração geral. Ou seja, recursos humanos,segurança, finanças, planejamento, controle, correspondências, etc.
 Desenvolvimento de coleções
– é o setor responsável pelo acervo da biblioteca, oumelhor, pelo desenvolvimento da coleção de documentos da biblioteca. É dividido emdois (em geral):1- Seleção, que se responsabiliza por selecionar os livros e documentos que a biblioteca precisa e deseja para melhorar sua coleção, tanto qualitativamente quantoquantitativamente.A seleção que busca incorporar acervo à biblioteca chama-se seleção positiva. A seleçãoque busca retirar acervo da biblioteca, ou descartar, é chamada seleção negativa.2 – Aquisição, que irá implementar as decisões da seleção, ou seja, irá efetivamente
 
adquirir os documentos selecionados pelo setor de seleção. A aquisição pode ser de 3formas: compra, que será por assinatura para periódicos e por licitação no caso de órgãos publicos. Permuta, ou seja, troca de materiais entre instituições. E doação, ou seja,quando a biblioteca recebe os documentos gratuitamente. Neste caso, é preciso avaliar criteriosamente se os livros doados realmente servem para o uso da biblioteca.
 Registro
– é o setor responsável por tornar os livros e documentos patrimônio da biblioteca. Cada livro/documento ira receber o seu número de tombo e vários carimbos para assegurar a propriedade do exemplar.
 PT (Processos técnicos)
- é o setor que irá tratar o documento, aplicando técnicas da biblioteconomia para classificar, indexar e catalogar.
 Preservação, conservação e restauração
– é o setor responsável por periodicamenteavaliar o estado físico das obras e retirar da circulação os exemplares danificados, a fimde restaurá-los ou encaderná-los.
 Referência
– é o setor responsável por atender o usuário. É o cartão de visitas da biblioteca. É o primeiro contato do usuário com o a biblioteca.
Circulação
– Como o próprio nome indica, é o setor responsável pela circulação doacervo, ou seja, empréstimo e devolução dos livros. Normalmente, está ligado ao setor dereferência pois faz parte do atendimento ao usuário. Além do empréstimo, que é aretirada do livro pelo usuário, e da devolução, este setor realiza também a cobrança doslivros em atraso (por carta, telefone ou mesmo e-mail), reserva dos livros que estãoemprestados e a renovação do empréstimo, ou seja, um novo prazo para ficar com o livro.De uns tempos pra cá este serviço vem melhorando por conta dos softwares deautomação. Na UFAL, o software usado é oPergamum.
4. Acervo
:Segundo oDicionário de Biblioteconomia e Arquivologia (CUNHA e CAVALCANTI.Briquet de Lemos, 2008): Acervo é um “conjunto de documentos conservados para oatendimento das finalidades de uma biblioteca: informação, pesquisa, educação erecreação”. Também é sinônimo de coleção.Em suma, acervo é tudo que é documento dentro da biblioteca (essa definição é minhamesmo).
4.1. seleção/aquisição
: Como vimos mais acima, o acervo é formado através de um processo de Formação e desenvolvimento de coleção. Esse processo é formado pela etapade seleção, que irá dizer quais documentos devem ser adquiridos de acordo com osdesejos e necessidades da biblioteca, e que é de bom senso estar de acordo com a Políticade Formação e Desenvolvimento e com a Política de Seleção da Biblioteca. E a etapa deaquisição será responsável por efetivar as escolhas da seleção, ou seja, adquirir, seja por compra, permuta (troca, que normalmente se dá entre duplicatas que as bibliotecas possuem) ou doação (que pode ser solicitada, ou seja, a Biblioteca envia um pedido dedoação a uma instituição, editora, ou mesmo ao próprio autor).

Activity (146)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
dizinha100 liked this
berserkjpx liked this
Elise Nascimento liked this
Denise Veras liked this
Valeria Coelho liked this
Valeria Coelho liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->