Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
58Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Principais tipos de resíduos

Principais tipos de resíduos

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 14,282 |Likes:
Published by ze1_silva

More info:

Published by: ze1_silva on Mar 18, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/03/2013

pdf

text

original

 
http://www.portalsaofrancisco.com.br Principais tipos de resíduos
Resíduos Urbanos
Os resíduos urbanos são os provenientes de habitações bem como outroresíduo que pela sua natureza e composição, seja semelhante aos resíduosprovenientes das habitações (Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro).
Resíduos Industriais
Os resíduos gerados em processos produtivos industriais, bem como os queresultem das actividades de produção e distribuição de electricidade, gás eágua (Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro).
Resíduos Hospitalares
Os resíduos resultantes de actividades médicas desenvolvidas em unidades deprestação de cuidados de saúde, em actividades de prevenção, diagnóstico,tratamento, reabilitação e investigação, relacionada com seres humanos ouanimais, em farmácias, em actividades médico-legais, de ensino e emquaisquer outras que envolvam procedimentos invasivos, tais comoacupunctura, piercings e tatuagens (Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 deSetembro).
 Resíduos Agrícolas
Os resíduos provenientes de explorações agrícolas e ou pecuárias ou similares(Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro).
Tratamento de Resíduos; Tipos de Resíduos e Métodos de Tratamento;Resíduo
 ± qualquer substância ou objecto de que o ser humano pretendedesfazer-se por não lhe reconhecer utilidade. A produção de resíduos é
 
causadora de poluição e tem vindo a aumentar com o desenvolvimentosocioeconómico e tecnológico das sociedades.
Tipos de Resíduos e Métodos de tratamento:
Resíduos Sólidos Urbanos ± são correntemente designados lixos. Incluemresíduos domésticos, industriais e hospitalares. Podem causar poluição daágua, do solo ou da atmosfera. Aterros Sanitários ± instalações onde são depositados resíduos compactados,acima ou abaixo da superfície do terreno.Os aterros sanitários devem ser construídos em locais com característicasgeológicas adequadas e são revestidos com materiais impermeáveis, comoargila ou plástico, que previnem a infiltração no solo de substâncias lixiviadas. As substâncias lixiviadas (quando a água das chuvas se infiltra, dissolvesubstâncias químicas e arrasta-as consigo) são recolhidas e enviadas parauma estação de tratamento e os gases produzidos pelas bactérias decompositoras (biogás) podem ser utilizados na obtenção de energia. Após estarem lotados, os aterros são selados, ou seja, tapados com umacobertura de plástico e de terra que permite o desenvolvimento de plantas quediminuirão o impacto paisagístico.
Principais vantagens:
y
construção rápida;
y
baixos custos de manutenção;
y
grande capacidade.
y
Principais desvantagens:
y
requer grandes áreas de implantação;
y
possibilidade de contaminação de águas subterrâneas.
y
Incineração ± combustão de resíduos a altas temperaturas, que, assim,se reduzem a cinzas e gases. Co-incineração ± incineração nos fornosdas cimenteiras.
Principais vantagens:
 
y
grande redução do volume de lixos;
y
pequena área de implantação;
y
as partículas sólidas ficam retidas nos filtros, sendo encaminhadas paraos aterros sanitários juntamente com as cinzas;
y
os filtros ou precipita dores electrostáticos retiram os gases ácidos e aspartículas, para que as emissões não contaminem a atmosfera;
y
quase todas as estações de incineração estão concebidas paraproduzirem electricidade e em algumas incineradoras há separação demateriais para posterior reciclagem.
y
Principais desvantagens:
y
poluição atmosférica;
y
emissão de substâncias tóxicas (como dioxinas);
y
custos elevados.
y
Reciclagem ± recolha e reprocessamento de resíduos.
y
Reciclagem primária ± conversão em produtos do mesmo tipo.
y
Reciclagem secundária ± conversão noutro tipo de produtos. A reciclagem insere-se numa política ambiental mais alargada, que incluitambém os seguintes 2R:
Reduzir 
± reduzir ao mínimo o lixo produzido passa por diminuir o consumo demateriais descartáveis ou com embalagens excessivas e não biodegradáveis,bem como desenvolver tecnologias para minimizar a quantidade de matérias-primas necessárias para produzir um determinado produto.
Reutilizar 
± usar várias vezes um produto é uma forma eficiente de diminuir osresíduos. Para produzir qualquer objecto há sempre gasto de matéria-prima,água e contaminação ambiental, pelo que, quando reutilizamos, reduzimos osresíduos e conservamos os recursos.
Principais vantagens:
y
poupança de materiais e de energia;
y
redução da poluição (atmosférica, da água e dos solos);
y
redução da quantidade de resíduos sólidos;
y
protecção dos ecossistemas.
C
ompostagem
± decomposição dos resíduos orgânicos (biodegradáveis) pelaacção de decompositores e saprófitas, diminuindo o volume dos resíduos eproduzindo o composto, que pode ser usado como fertilizante, melhorando atextura e fertilidade do solo.

Activity (58)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Catarina Engana liked this
Gustavo Gomes liked this
Johnny Medeiros liked this
Francisco Santos liked this
Michele Urie liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->