Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
34Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Hortas na Permacultura

Hortas na Permacultura

Ratings: (0)|Views: 1,159 |Likes:
Published by joaoTA
COMO CULTIVAR UMA HORTA AGOECOLOGICA
COMO CULTIVAR UMA HORTA AGOECOLOGICA

More info:

Published by: joaoTA on Mar 20, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/27/2012

pdf

text

original

 
Hortas na Permacultura
As hortas são ambientes de grande concentração de ervas comestíveis que precisamestar bem próximos da casa que é o lugar onde vão ser consumidas. Na Permacultura ashortas se localizam no que chamamos de Zona 1, esta zona possui ainda todos aqueleselementos que necessitam de cuidado diário como a criação de pequenos animais,viveiros , áreas de armazenagem e etc. Por isso posicione sua horta sempre perto de suacasa ou do lugar onde as hortaliças vão ser utilizadas pois isso facilitará seu trabalho e permitirá o fácil acesso. Não precisa se preocupar em fazer seus canteiros onde tem suamelhor terra, acredite, solo fértil pode ser criado a partir das técnicas e dicas que vamos passar nesta apostila.Aqui na FDD, as pessoas sempre se deparam com nossos canteiros esquisitos e nãocompreendem porque o fazemos assim. Na verdade tentamos nos inspirar com os padrões da natureza que não possui ângulos retos e assim fazemos canteiros redondos,espirais, zigue- zagues e etc.As linhas retas da agricultura foram determinadas para a entrada de maquinários que passaram a fazer o trabalho humano de plantação, adubação e colheita. Sem falar queessas máquinas também são herança de guerra.
2. IMPORTÂNCIA
Importância da utilização dos recursos naturais como fonte de adubos orgânicosDesde que a humanidade se fixou em propriedades fixas com o surgimento daagricultura e pecuária, vem se testando diversos tipos de produtos que possam beneficiar o crescimento das plantas e animais. No entanto após as grandes guerrasmundiais houve uma sobra do estoque de produtos químicos, esse material foiaproveitado para a constituição de adubos para plantas.Esses adubos químicos e os defensivos criados para controlar pragas e doenças sãolargamente usados na agricultura convencional pois dão um rápido retorno nocrescimento e desenvolvimento da planta. Felizmente hoje o mundo já sabe que asconseqüências do uso desses produtos é maléfico para a saúde humana e para o planeta,além disso as empresas que são donas dessa tecnologia forçam os produtores à umarelação de comércio onde estes não possuem autonomia para produzir.A substituição desses produtos pelos adubos orgânicos saudáveis é fundamental poisdepende disso a continuação da vida no planeta terra. Os fertilizantes de origemorgânica fornecem material constituído de elementos naturais do meio ambiente que sãoos estercos, folhas, urina, minerais encontrados em rochas e diversos outros. O seu uso permite o crescimento de plantas saudáveis, não agride o meio ambiente e contribui paraa recuperação de solos degradados e colabora para a proliferação de macro emicroorganismos benéficos para as plantas. Sem contar que hoje cresce cada vez mais a procura por produtos de origem orgânica alcançando um valor maior do que os produtosconvencionais, porém com o aumento da produção a tendência é baixar o preço dosalimentos naturais.
Valor Alimentício
 
As Hortaliças são fontes de vitaminas, fibras e sais minerais essenciais para aalimentação humana, são pobres em gorduras portanto são mais saudáveis, além dissocontribuem para a prevenção de inúmeras doenças devido seu valor medicinal.
Teoria da trofobiose
Quando as pessoas intoxicam suas plantas com quantidades excessivas de N-P-K ouuréia, estão sobrecarregando o vegetal com alguns dos nutrientes mais importantes edeixando de fornecer micronutrientes fundamentais tornando-as fracas.A teoria da trofobiose nos revela que uma planta que está bem nutrida e saudável nãoirá ser atacada por pragas e doenças. Portanto é mais coerente trabalharmos na obtençãode um solo equilibrado, com uma diversidade de macro e micronutrientes.Investindo na nutrição das plantas teremos mais resultados positivos do que nos preocupando antecipadamente com defensivos. Preocupe-se primeiramente com todosos recursos que você pode vir a dispor para alimentar de maneira mais saudável e eficazsuas plantas.
Aproveitamento de resíduos
Outro aspecto muito importante da produção desses adubos é que permite oaproveitamento de vários resíduos orgânicos que são desperdiçados nas cidades emfeiras, nos restaurantes e em nossas próprias casas. Verdadeiras empresas podem ser criadas para utilizar esses recursos de forma adequada. Assim podem gerar rendas às pessoas além de colaborar para a despoluição que pode ocorrer com o fim adequadodesses produtos e também, evita-se a disseminação de várias doenças que essesmateriais expostos geram à população.
Adubos de fonte segura
Tenha cuidado na obtenção dos seus adubos, procure sempre saber de que fonte é o seumaterial. Os estercos são produtos orgânicos, mas se os animais que o produzem nãoestiverem recebendo alimentação saudável, seu esterco também não será. Por exemplo,o esterco da galinha é um dos melhores adubos pela sua alta taxa de nitrogênio, porém éum animal que na avicultura convencional recebe doses elevadas de antibióticos ehormônios para a aceleração de seu crescimento. Esses produtos são acumulados nosórgãos dos animais e boa parte também é excretada, portanto suas fezes não são seguras.Se informe a respeito de criadores orgânicos que utilizem rações alternativas ouqualquer outra alimentação saudável .
Horticultura na Amazônia
A Amazônia brasileira compreende váriosestados com inúmeros ecossistemas diferentes e é conhecida mundialmente como aregião que contém uma das maiores reservas de biodiversidade do planeta. Porém temos visto com crescente horror a depredação e oextermínio das espécies vegetais e animais dessa região sem falar na dizimação das
 
culturas indígenas e do modo de vida de caboclos e ribeirinhos. Desde o períodocolonial houve a introdução de várias espécies exóticas na Amazônia como o gado bovino, a cultura do dendê e da juta, que geraram a degradação de extensões enormes defloresta, mudaram os hábitos dos nativos e até hoje influenciam de modo negativo odesenvolvimento da região.As hortaliças de modo geral também foram introduzidas e na sua maior expressão deconsumo dos nativos só compreende alguns temperos como a cebolinha, coentro,chicória, cariru etc. No entanto para abastecer a demanda dos migrantes para nossaregião o estado do Amazonas vem crescendo muito no cultivo de hortaliças comoalface, repolho, couve, tomate, pimentão etc. Infelizmente, no modo de produção dessasculturas são largamente usados os produtos de origem química como a Uréia, N-P-K, osSuperfosfatos e Cloretos de Potássio que como todos sabemos já é comprovado seuefeito negativo na saúde das pessoas que as consomem, que cultivam, para o solo, água,animais e as próprias plantas.É possível produzir na Amazônia hortaliças saudáveis desde que se use técnicas decultivo orgânicas, aproveitando o máximo possível dos recursos biológicos que estãodisponíveis e que muitas vezes são ignorados pelos produtores e pelas autoridades emtentar incentivar esse tipo de produção.Problemas ocasionados pelo uso de fertilizantes e defensivos químicos:As pessoas que aplicam esses produtos sem proteção podem ser intoxicadas e a longo prazo geram câncer;Os produtos após assimilados pelas plantas e consumidos por seres humanos sãoacumulados no nosso organismo gerando distúrbios;A vida do solo é gradativamente exterminada, todos os seres macro e microscópicos quenaturalmente beneficiam solo e planta tem seu ciclo interrompido;O resíduo final desses produtos geram a salinização do solo;A vida de todo um ecossistema aquático é prejudicada pois a erosão carrega resíduosquímicos da lavoura para os rios lagos e oceanos;Boa parte dos materiais são lixiviados para o lençol freático ocasionando a poluição daágua que recarrega os restantes dos corpos d'agua do planeta;Os seres humanos ao consumirem essa água são contaminados por todos os tipos de produtos.
3. MANEJO DAS HORTALIÇAS
Cuidados na SementeiraA Sementeira é um canteiro protegido onde se realiza o plantio das sementes dashortaliças. Deve ser coberto por material que barre parcialmente a entrada da luz do sol

Activity (34)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Nidgbr liked this
Eraldo Buldrini liked this
Orlando Pinho liked this
Vinicius Reis liked this
moacirbertucci liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->