Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
13Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
PLANEJAMENTO E TOMADA DE DECISÕES

PLANEJAMENTO E TOMADA DE DECISÕES

Ratings:

4.83

(6)
|Views: 3,867 |Likes:
Published by Andre Geier Mendes
PLANEJAMENTO E TOMADA DE DECISÕES
PLANEJAMENTO E TOMADA DE DECISÕES

More info:

Published by: Andre Geier Mendes on May 04, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/06/2013

pdf

text

original

 
Centro Educacional Exponencial SA / CEESA – Faculdade exponencialDepartamento de Ciências ExatasCurso: Sistemas de InformaçãoDisciplina: Plano de Negócios em InformáticaAcadêmicos: André G. Mendes e
Odinei Onghero
Professor:
Ana Paula do Nascimento Vivian
Data : Setembro de 2005
PLANEJAMENTO E TOMADA DE DECISÕES
Planejar é antecipar a forma em que se darão no futuro determinados acontecimentos. Por meio do planejamento se estabelece a ordem futura dos fatos que constituem o desempenho da empresa. Dessamaneira se assegura o funcionamento correto da entidade frente a interferências não previstas em seu processo produtivo. Pode-se considerar o planejamento como um conjunto de decisões antecipadastendentes a guiar a empresa até seus objetivos.A forma de planejamento varia de acordo com o tipo de empresa. Existem setores produtivos em que asoscilações imprevistas do mercado, a escolha de opções que implicam grandes riscos e outrascircunstâncias -- intrínsecas ou extrínsecas à empresa -- impõem um sistema de planejamento flexível,capaz de adaptar-se a qualquer momento a um ambiente em mutação. Por outro lado, há setores em que o planejamento deve ser muito rígido, com um grau bastante preciso de explicitação numérica dosresultados em cada uma das seções da empresa. É este habitualmente o caso das empresas estatais nos países de economia dirigida.
O planejamento envolve a tomada de decisões corretivas, adicionais e estratégicas para alcançar os objetivos e expectativas esperadas no negócio. A base para a tomada de decisão, em todos osníveis da organização, é a análise de fatos e dados gerados em cada um de seus processos, bemcomo os obtidos externamente e que possibilitam a comparação dos resultados da empresa comoutras que são referências de mercado.Estes dados transformam-se em informações relacionadas a todos os aspectos fundamentais paraa organização: clientes, mercados, finanças, pessoas, fornecedores, produtos, processos,sociedade e comunidade. Essas informações representam a inteligência da organização,viabilizando a análise crítica e a tomada das ações necessárias, em todos os níveis.Para o processo de tomada de decisões ser eficaz e a introdução de melhorias e inovações ser mais rápida, a organização deve dispor de sistemas estruturados de informação adequados ao seu
 
negócio e deve também, desenvolver formas de obtenção e uso sistemático de informaçõescomparativas.
SER UM GERENTE EFICAZ
 
Muitas pessoas deixam de lado o sonho de incrementar seus negócios ou nem começam um negócio próprio pois não acreditam ter talento ou habilidade suficientes para o sucesso. As características doempreendedor precisam ser reconhecidas e desenvolvidas para que as ferramentas certas sejam usadas e asidéias sejam germinadas.O Brasil é uma terra fértil para o empreendedorismo. Uma recente pesquisa publicada pelo GlobalEntrepreneurship Monitor (GEM) coloca o País em 6º lugar entre as nações mais empreendedoras domundo, à frente de países como Estados Unidos, Japão e Alemanha.Ser um gerente eficaz é encontrar soluções para executar tarefas complexas e multifuncionais, no tempo previsto e dentro do orçamento, mas sem a pretensão de fazer tudo sozinho. A habilidade de planejar,coordenar e entregar projetos significa utilizar as habilidades necessárias de liderança para influenciar seus colaboradores, para que estes executem o trabalho.
 
Dicas de como ser um gerente eficaz :
*
Defina claramente, desde o início, o escopo do projeto em questão. Tome os objetivos e necessidades do projeto e os transforme em parâmetros concretos para sua implementação. Essa é a melhor maneira deevitar que o projeto evolua fora do controle. 
*
Defina prazos realistas que permitam que você se mantenha no cronograma. Defina tais prazos emconjunto com seus colaboradores e todos aqueles da equipe para quem o projeto está sendo desenvolvido.
*
"Realista" é a palavra-chave, pois a própria equipe não irá comprar a idéia se não acreditarem que poderão entregar no prazo.
*
Desmembre o seu projeto em tarefas menores e gerenciáveis. Isto fará o trabalho menos intimidante paraos membros da equipe e permitirá que se termine determinado grupo de tarefas no prazo.
*
Delegue as tarefas baseando-se nas competências dos membros da equipe. Conheça os atributosindividuais de cada membro e delegue tarefas baseando-se neles. Monitore o trabalho para assegurar queas tarefas estejam sendo realizadas conforme previsto. 
*
Estime o impacto que o custo terá sobre o seu projeto. Um gerente precisa estimar, com antecedência,todos os custos inerentes ao projeto, para eno começar a dispor dos recursos requeridos.
 
*
Seja um entusiasta em relação ao projeto. O entusiasmo de um líder inspira outros, facilitando amanutenção da equipe motivada e envolvida. Seja otimista, mesmo que algo não saia conforme o planejado, para evitar que o moral da equipe baixe. Ajude o grupo a superar depressões emocionais comatitudes positivas.
*
Instale e valorize o espírito de equipe. Os membros da sua equipe devem estar orgulhosos em fazer partedo grupo. Quando eles não estão entusiasmados pelas realizações passadas nem motivados pelos novosobjetivos, não estarão comprometidos em um esforço conjunto junto a você. Isto poderá criar problemas para você, tornando mais difícil a conclusão do objetivo da equipe.
*
Antecipe possíveis obstáculos. Todos os projetos têm problemas. Desenvolva e dê prioridade aos planosde contingência e saiba quais as alternativas para implementá-los, quando necessário. Isto reduzirá anecessidade de medidas drásticas, e irá assegurar a conclusão bem sucedida do seu projeto.
*
Planeje as mudanças. Durante toda a extensão de um projeto, mudanças poderão ser necessárias. Umgerente de projeto eficaz terá sempre pronto um sistema de mudança que irá lhe ajudar a ajustar o rumo doseu projeto rapidamente.
*
Mantenha uma visão global. Em vez de focar somente nos detalhes das tarefas que devem ser feitas,foque no objetivo final. Dessa forma, você ficará menos vulnerável se um problema específico ocorrer nomeio do caminho. Mantenha uma visão clara e prepare o seu projeto para os momentos difíceis.
*
Tome o controle do “pulso” do projeto. Como líder você tem a obrigação de monitorar o progresso dasua equipe, em função das tarefas realizadas, bem como dos recursos aplicados. Não diminua a sua participação. Seu envolvimento permanente ajudará a manter o seu projeto no trilho.
UM EXEMPLO USANDO MICROSOFT PROJECT
O Microsoft Project é um aplicativo que tem o objetivo de gerenciar projetos. Do mais simples ao maiscomplexo com riqueza de detalhes. Dentre os principais pontos que poderão ser controlados de seu projetodestacamos: Controle de tempo de execução das tarefas; Controle de recursos para aquisição de materiais;Controle de recursos para a contratação de mão de obra; Controle geral de gastos com o projeto;Relatórios estatísticos, etc...Quando criamos o nosso projeto para que o Project gerencie o mesmo, este irá de forma automática criar uma agenda de trabalho facilitando assim a administração geral dos processos que compõe o projeto.
Ao criar o projeto estamos na verdade criando etapas que deverão ser seguidas para que o mesmoseja gerenciável. Estas fases podem ser seguidas: Definir objetivos;
Criação de plano do projeto;Ajuste de projeto; Gerenciamento do projeto.A primeira etapa consiste em identificar com riqueza de detalhes o objetivo principal do projeto. Asegunda etapa consiste em traçar metas para a conclusão do projeto e, a principal informação deste ponto édeterminar prazos para a concretização de tarefas que o compõe. A terceira etapa consiste em chegar a

Activity (13)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Bruno Moreira liked this
Regina Del Buono liked this
Luis Felype liked this
lucianacarol liked this
regivan liked this
Edilson437 liked this
Edilson437 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->