Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
19Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Pregação - Honra a Teu Pai e a Tua Mãe_21.03

Pregação - Honra a Teu Pai e a Tua Mãe_21.03

Ratings: (0)|Views: 2,523 |Likes:
Published by Daniel Deusdete
Você sabia que honrar o pai e a mãe é o primeiro mandamento com promessa? Você sabia que a tua tão sonhada bênção pela qual tens tanto lutado pode estar escondida em uma bênção de teus pais? Deus te abençõe!
Você sabia que honrar o pai e a mãe é o primeiro mandamento com promessa? Você sabia que a tua tão sonhada bênção pela qual tens tanto lutado pode estar escondida em uma bênção de teus pais? Deus te abençõe!

More info:

Published by: Daniel Deusdete on Mar 22, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/22/2012

pdf

text

original

 
“...eis que estou convosco todos os dias... “(Mt 28:20)
"
... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para asque diante de mim estão, prossigo para o alvo ...
"
(Fp 3:13,14).
PREGAÇÃO NA – 21.03.2010.CONGREGAÇÃO PRESBITERIANA DE SAMAMBAIAPastor
: Rev. Carlos Roberto Araújo
Endereço
: QN 425 Conjunto D Lote 01, Samambaia Norte.
TEMA: Honra A Teu Pai E A Tua Mãe – Dt 5:16
Meu principal objetivo em minhas oportunidades de prédicas é tão-somente ser um instrumento deDeus para falar a palavra de Deus ao povo de Deus. Eu quero somente ser o vaso que o Oleiro utilizada forma que Ele quer! Hoje, também, terei uma outra oportunidade de pregar aqui nesta amadaigreja do Senhor Jesus Cristo.Eu não estou a fim de brincar com Deus nem com as coisas do Reino de Deus e de sua Justiça. Jáque Deus está me levantando e me capacitando a cada dia, de minha parte eu quero sempre fazer omeu melhor buscando enquanto eu puder, ser um canal, um instrumento que Deus de fato usa paraedificar o seu corpo a igreja.A data de hoje, 21 de Março (domingo), é uma data interessante na história. Nos anos nãobissextos, ela é o 80º dia do ano, restando portanto, 245 dias para o final do ano. Alguns desseseventos são:
a)
Primeira celebração da Santa Ceia num culto protestante no Brasil, ministrada pelopastor genebrese Pierre Richier e seu auxiliar Guillaume Chartier;
b)
Começa o III Reich; Em 1933;
c)
EM 753 a.C. - Fundada a cidade de Roma, hoje capital da Itália;
d)
1919 - A República Soviética éproclamada;
e)
1944 - A Força Expedicionária Brasileira conquista as cidades italianas de Zocca eMontalto durante a II Guerra Mundial;
f)
1960 - Brasília é inaugurada como capital brasileira;
g)
aniversários de: Johann Sebastian Bach (1685-1750), músico alemão; Aírton Senna (1960-1994),piloto de f-1 brasileiro e tantos outros, inclusive alguns parentes.No entanto, o tema de nossa meditação é o quinto mandamento escrito em Êxodos: “
Honra
a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá
.
” (Ex20:12). Usarei de referência a interpretação de Moisés em Deuteronômio: “
Honra a teu pai e a tuamãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vábem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.
” (Dt 5:16).A finalidade desta meditação é despertar no ouvinte a importância de dar atenção aos mandamentosde Deus, em especial, a este quinto mandamento. Há quem diga que é o quarto e não o quinto. Nãoentrarei na queso desse rito. Um outro objetivo seria demonstrar que o desprezo aosmandamentos, em especial o desse mandamento, é sinal de que a nossa tão sonhada bênção pelaqual lutamos e nos esforçamos tanto será retardada e até, quem sabe, anulada. Com Deus não sebrinca!Eu sou pai de filhos maravilhosos! Digamos que eu sou um “sortudão”, pois meus filhos, são de fatobênção pura. Tenho dois adolescentes que o mundo chama insanamente de “aborrecentes”. Sinto-me tremendamente honrado e não merecedor dos filhos que tenho. Na verdade o termo “meu” nemé apropriado, pois eles são é de Deus e estão conosco por um tempo que Deus designou para estarconosco. Amanhã, continuaremos, se Deus quiser.Neste pequeno estudo dos mandamentos de Deus, com ênfase no quinto deles, não posso deixar decitar muitas das idéias constantes do livro que estou tendo o prazer de ler e estudar: Criação e
Autor:
Crerparaver@gmail.com
(
não se esqueça de citar as fontes
)
1/8
 
“...eis que estou convosco todos os dias... “(Mt 28:20)
"
... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para asque diante de mim estão, prossigo para o alvo ...
"
(Fp 3:13,14).
Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed.Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.Em seu estudo exegético ele procura relacionar os mandamentos com os mandatos espiritual, sociale cultural. Assim, divide os 10 mandamentos em 3 conjuntos. O primeiro conjunto dos mandamentosvai do mandamento primeiro até o quarto que, em síntese, apresenta como deve ser a nossa relaçãocom Deus.As idéias principais são de que Deus é único, sem igual ou concorrente e portanto deve ocuparsempre e em todo tempo o primeiro lugar. Deus não aceita concorrente nem é sábio colocarmos algono lugar destinado a Deus em nossas vidas. Ele deve ocupar sempre o primeiro lugar, o primeiropensamento em tudo e em todas as coisas que vier às nossas mãos para fazê-lo.Há muitas pessoas que realmente não adoram ídolos nem tem outros deuses aos quais se curvam elhe dirigem orações, mas em seu coração a realidade é bem outra. O maior exemplo de outrosdeuses que adoramos de forma secreta é, por exemplo, o dinheiro. Se bem que não é bem em si odinheiro, mas a riqueza, a capacidade de adquirir coisas mediante troca. O dinheiro não é a riqueza,mas a sua representação.Tudo aquilo que puder ou tiver a capacidade de substituir a Deus em nossos corações está ocupandoum lugar que deveria estar destinado exclusivamente ao Senhor. Não existe vida fora de Deus. Nãopodemos ser auto existentes. Nossa vida, de qualquer forma, sempre é dependente de Deus. Aotentarmos excluir Deus de nossas vidas ou tentarmos substituí-lo por algo, esse algo torna-se objetode nossa adoração.Às vezes não é a riqueza que está ocupando o lugar de Deus, mas alguém, ou mesmo um hábito,uma mania ou qualquer outra coisa. O não terá outros deuses diante de mim não é uma ação exigidapara satisfazer a divindade, antes é para preservar na criatura a imagem da divindade. Sem Deusnada somos. Bem, vejamos o que encontramos em Dt, capítulo 5. Mantenham a sua Bíblia aberta, pois iremosnavegar muito em suas águas. Estas são verdadeiras águas nas quais mergulhamos e jamaismorremos afogados. Ela saceia a nossa sede, mata a nossa fome, revigora nosso ser, refrigera nossaalma, lubrifica nossas juntas, purifica nosso corpo, limpa nossas mente, dá vida ao nosso espírito eaumenta a nossa fé. Aleluias!A Palavra de Deus é o meio escolhido por Deus para revelar ao homem a sua vontade. Estudá-la enela meditar é essencial para àqueles que são chamados pelo Senhor para uma vida de santidadecomo filhos benditos de Deus. Se você é da família de Deus, você deve honrar e amar a sua palavrapara que tudo te vá bem nesta terra. Se alguém a rejeitar, melhor seria amarrar ao seu pescoço “
uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar 
” (Mt 18:6).Desculpem o exagero, mas a ênfase é importante. A título de esclarecimentos, a mó de azenha oupedra de moinho era uma pedra enorme e circular que era movida por um asno que a girava sobreoutra pedra semelhante com o fim de moer o grão. Eu estou afirmando em bom e alto som que avida está na Palavra de Deus e a morte fora dela. Vamos, então, meditar em Dt 5: “
1 E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vosfalo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir.2 O SENHOR nosso Deus fez conosco aliança em Horebe.
Autor:
Crerparaver@gmail.com
(
não se esqueça de citar as fontes
)
2/8
 
“...eis que estou convosco todos os dias... “(Mt 28:20)
"
... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para asque diante de mim estão, prossigo para o alvo ...
"
(Fp 3:13,14).
3 Não com nossos pais fez o SENHOR esta aliança, mas conosco, todos os que hoje aqui estamosvivos.4 Face a face o SENHOR falou conosco no monte, do meio do fogo5 Naquele tempo eu estava em pé entre o SENHOR e vós, para vos notificar a palavra do SENHOR; porque temestes o fogo e não subistes ao monte), dizendo:6 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão;
” 
 
Gerard Van Groningen comenta tão bem este episódio em suas análises exegéticas. Ele afirma queDeus falou. Nós lemos e relemos, meditamos, escrevemos e não percebemos o que é Deus falar.Deus falou! Foi realmente um ato teofânico de proporções gigantescas, pois sua voz foi ouvida etestemunhada por mais de 5 milhões de pessoas.Do meio do fogo, face a face, no monte, o Senhor, disse Moisés, falou conosco! Eu imagino a cenaque também o autor de Hebreus relata com propriedade e assombro afirmando quão terrível é Deuse que com ele devemos ter cuidado e temê-lo sempre para o nosso bem. “
18 Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e àtempestade, 19 E ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram pediram quese lhes não falasse mais; 20 Porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte será apedrejado ou passado com um dardo. 21 E tão terrível era a visão, que Moisésdisse: Estou todo assombrado, e tremendo.
” (Hb 12: 18-21).Dá para imaginar a cena que deixou Moisés assombrado e tremendo? Se Moisés estava assim, comonão estavam o povo em número de uns 5 milhões de pessoas? Eu acho que toda a natureza aliestava constrangida e assustada. Os animais, as árvores, os pássaros, tudo estava tremendo demedo e de pavor pela manifestação teofânica. O próprio povo, depois pediu que Deus jamais falassedesse jeito com eles novamente e Deus gostou disso dizendo que bom seria se o temessem sempredesse jeito.Depois dessa teofania onde o povo, Moisés e todos ficaram assustados com a aparição e fala doSenhor do meio do fogo, nós meditaremos no que falou Deus. Nosso objetivo como já assumido é odestaque ao quinto mandamento, por isso apenas comentaremos de leve cada mandamento sementrarmos em grande detalhes.Iremos, didaticamente, dividir os 10 mandamentos em 3 conjuntos. O primeiro bloco contendo 4mandamentos é aquele relacionado ao nosso relacionamento vertical, isto é, com Deus. Vejamos oque diz as Escrituras:
“7 o tes outros deuses diante de mim; 8 Não farás para ti imagem de escultura, nemsemelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo daterra; 9 Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que meodeiam. 10 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. 11Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente ao quetomar o seu nome em vão. 12 Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou oSENHOR teu Deus. 13 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho. 14 Mas o sétimo dia é osábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha,nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem oestrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;15 Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali 
Autor:
Crerparaver@gmail.com
(
não se esqueça de citar as fontes
)
3/8

Activity (19)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Daniel Deusdete added this note
Obrigado, Daniel. Alegro-me que a mensagem falou ao teu coração como falou ao meu. Deus abençoe sua vida e ministério!
Daniel Pereira Pani added this note
MUITO BOM , QUE O NOSSO DEUSCONTINUE-LHE ABENÇOANDO MUITO A VIDA E O MI9NISTERIO DO AMADO IRMÃO.
waldirjorge liked this
Daniel Deusdete liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->