Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
286Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Glandulas Endocrinas e Exocrinas

Glandulas Endocrinas e Exocrinas

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 105,067|Likes:

More info:

Published by: polyannamaramendonca on Mar 24, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

12/09/2013

pdf

text

original

 
Glândulas Endócrinas e Glândulas Exócrinas
Há no organismo algumas glândulas das qual a função é essencial para a vida.São conhecidas pelo nome de "glândulas endócrinas" ou de secreção interna, porque assubstâncias por elas elaboradas passam diretamente para o sangue. . Ex: Supra-renais,hipófise, ovário, testículo.Glândulas exócrinas: secretam substâncias para fora do corpo ou para dentro deuma cavidade corporal. Ex: glândula mamária, glândulas salivares, sudoríparas.Mistas: secretam tanto para dentro quanto para fora do corpo. Ex: pâncreas,testículos e ovários.
 
Hipófise
A hipófise, ou glândula pituitária, é uma glândula endócrina, situada na base docérebro, (na região conhecida como Sela Turca) que produz numerosos e importanteshormônios por isso reconhecida como glândula mestra do sistema nervoso. Possuidimensões aproximadas a um grão de ervilha e está dividido em duas partes, o loboanterior (adeno-hipófise) e o lobo posterior (neuro-hipófise). Adeno-hipófise possuiorigem de células epiteliais, enquanto neuro-hifise possui origem nervosa.
 
A Hipófise é responsável pela regulação da atividade de outras glândulas e devárias funções do organismo como o crescimento e secreção do leite através das mamas(o que lhe rende o apelido de glândula-mãe ou glândula-mestra).
Função
Ela coordena o funcionamento das demais glândulas, porém não é independente,obedece a estímulos do hipotálamo. A hipófise é formada de três partes: A hipófiseanterior ou adeno-hifise, hifise intermediaria e hifise posterior.A atividade das células hipofisárias e a emissão de seus hormônios no sangue estãosob o controle de centros nervosos situados na base do cérebro, na região denominadahipotálamo. As relações entre as duas estruturas se fazem por intermédio de substânciasquímicas: os fatores de liberação, secretados por alongamentosde células especializadas do hipotálamo.Dos sete hormônios produzidos pela adeno-hipófise, quatro exercem sua ação por intermédio de uma outra glândula endócrina.
Tireóide
A glândula tireóide localiza-se na base do pescoço, frente à traquéia, e abaixo do pomo de Adão, tem forma de borboleta, cada asa corresponde ao lobo da tireóide, presente em ambos os lados da traquéia.
Função
 
A função desta glândula é produzir, armazenar e liberar hormônios tireoidianosna corrente sangüínea. Estes hormônios, também conhecidos com T3 e T4, agem emquase to das as células do corpo. A produção da quantidade de hormônios tireoidianos écontrolada por outra glândula chamada pituitária ou hipófise. Outra parte do cérebro, ohipotálamo, ajuda a hipófise enviando informações e esta, por sua vez, controla atireóide, formando assim uma rede de informações ininterrupta. A tireóide, a hipófise eo hipotálamo trabalham juntos no controle da quantidade de hormônios tireoidianos.Estes órgãos trabalham de forma similar ao termostato, que controla a temperatura deuma casa.Se não há quantidade suficiente, a hipófise libera mais hormônio estimulante datireóide (TSH), que indica à tireóide que deve produzir mais hormônio. Se os níveis dehormônio estão dentro dos valores normais, a hipófise diminui a produção de TSH aseus valores normais.
Supra-renais
As glândulas supra-renais têm este nome devido ao fato de se situarem sobre osrins, apesar de terem pouca relação com estes em termos de função. As supra-renais sãoglândulas vitais para o ser humano, já que possuem funções muito importantes, comoregular o metabolismo do sódio, do potássio e da água, regular o metabolismo doscarboidratos se regular as reações do corpo humano ao stress.
Função

Activity (286)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred thousand reads
Gabriela Damacena added this note|
gabriela damacena
Larissa Garcia liked this
Thais Alencar liked this
Karla Oliveira liked this
Gislaine Jacinto liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->