Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
0Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Autores Do Naturalismo Realismo

Autores Do Naturalismo Realismo

Ratings: (0)|Views: 1,024 |Likes:
Published by franklinwilliams

More info:

Published by: franklinwilliams on Mar 25, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/29/2012

pdf

text

original

 
Autores do naturalismo realismo
y
 
aul Pompéia
Era abolicionista e republicano, leva vida agitada com polêmicas, inimizades e crises depressivas. Muito sensível, este professor, político, jornalista, escritor e polemista se suicidou no Natal de 1895,abandonado pelos amigos, caluniado e humilhado na imprensa. Foi um escritor que não se pode enquadrar em único estilo, tendo influências naturalistas,realistas, expressionistas e impressionistas.Sua obra de maior importância é OAteneu
y
 
Aluísio de Azevedo
 
Confere aos pequenos agrupamentos humanos vida própria.Seus protagonistas vão se degradando social e moralmente por força da opressãosocial ou, ainda, por força do determinismo das leis naturais (cientificismo). Astragédias são comuns em seus romances, mas estas vêm da fatalidade.O que sesegue são passagens de suas obras mais famosas e importantes, as naturalistas OMulato, O Cortiço e Casa de Pensão.
y
 
Adolfo Caminha
T
alvez o mais audaz dos naturalistas brasileiros. Viaja pela Marinhae, no Ceará, ajuda a fundar o Centro Republicano além de participar da vida intelectualda cidade. É envolvido num escândalo de adultério e é expulso da Armada. Retira-se davida social, mas continua a participar da vida literária. Em 1891 muda-se para o RJ,onde se dedica ao jornalismo e literatura, escrevendo algumas das obras-primas do Naturalismo como A Normalista e Bom-Crioulo.
y
 
M
anoel de Oliveira Paiva
O romance está inserido no período literáriodenominado Realismo, dada as suas características, a começar peladata de seu lançamento ser superior a 1881, data que dividecronologicamente o Romantismo do Realismo.Algumas dessas características são: objetivismo e impessoalismo naobservação da realidade, com destaque para a descrição minuciosada ação, do espaço e dos personagens, principalmente otemperamento.É importante ressaltar que o romance não se deixou levar pelatendência naturalista da época, que justificativa as ações peloDeterminismo.*Outra característica do Realismo é a critica direcionada ,principalmente, as três instituições da época: a igreja, a família e amonarquia. Nem sempre o autor simplesmente nos relata os fatos, àsvezes interfere ou participa dos mesmos.Expressiva também é a utilização que Manoel de Oliveira Paiva faz dolinguajar sertanejo cearense, apresentado-o detalhadamente atravésda fala dos personagens populares: vaqueiros, agregados e demaistrabalhadores rurais. Um longo glossário acompanha as edições daobra para auxiliar o leitor na decifração desta história de paixão eviolência.
 
y
 
Artur Azevedo

Activity (0)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Caio Paiva liked this
Lucas Sabino liked this
Larissa Amaral liked this
Danilo Marques liked this
Ivana Festugato liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->