Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
44Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Coordenacao Pedagogica importancia

Coordenacao Pedagogica importancia

Ratings:

4.87

(23)
|Views: 45,910|Likes:
Destaca a importância da coordenação pedagógica nas escolas.
Destaca a importância da coordenação pedagógica nas escolas.

More info:

Published by: Cássio Magela da Silva on May 07, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

06/09/2013

pdf

text

original

 
A
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA AAÇÃO-REFLEXÃO DOCENTE.Leni Aparecida Souto MiziaraMestranda em Educação - UCDBRuth PavanDoutora em EducaçãoProfessora do Mestrado em Educação - UCDB
Este artigo tem como objetivo problematizar a atuação da coordenaçãopedagógica na escola, sobretudo no que tange a formação continuada deprofessores, pois esta tem suscitado inúmeras indagações tanto nocontexto escolar, como nas produções acadêmicas. Destacamos, ainda, aescola como espaço coletivo, que deve contribuir para propiciarcondições à formação da cidadania de toda a comunidade escolar. Istonos remete a pensar à coordenação pedagógica e os professores no seucompromisso na construção do Projeto Político Pedagógico da escola,bem como discutir as teorias que fundamentam suas práticas não apenascomo instrumentalizadoras, mas que, com base nelas, despertemreflexões inerentes ao processo ensino e aprendizagem.
 
Sendo assim,esse artigo apresenta o preâmbulo da dissertação de mestrado, o qualvisa analisar as contribuições da Coordenação Pedagógica para oprocesso ensino e aprendizagem, segundo a concepção dos professores.
 
Palavras chaves:Coordenação pedagógica – formação docente - reflexão
 
2A
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA AAÇÃO-REFLEXÃO DOCENTE.LENI APARECIDA SOUTO MIZIARA
1
 RUTH PAVAN
2
 
Uma determinada época histórica é constituída pordeterminados valores, com formas de ser ou decomportar-se que buscam plenitude.PauloFreire
Este artigo traz as reflexões iniciais da dissertação de mestradoque tem como objetivo analisar as contribuições da CoordenaçãoPedagógica, para o processo ensino e aprendizagem, segundo aconcepção dos professores.O interesse em pesquisar esse tema está associado, antes de tudo, anossa experiência teórico-prática como educadora. No contexto desseprojeto está nossa experiência, pois iniciamos ministrando aulas nasséries iniciais do Ensino Fundamental e como Coordenadora Pedagógicaem escolas públicas e particulares e, mais recente, formadora deprofessores, atuando no curso de Pedagogia da Universidade Estadual deMato Grosso do Sul, Unidade de Paranaíba.Assim, salientamos três fontes significativas que deram origem aessa pesquisa. Em primeiro lugar, na função de CoordenadoraPedagógica, sempre estivemos atentas ao problema da formação dosprofessores, pois cada época se impõe e nos impõe desafios diante dosquais estamos, muitas vezes, despreparados. Num segundo momento,nos defrontamos com o desafio da formação de futuros pedagogos,quando nos sentimos engajados em fornecer referências sobre o assunto.
1
Mestranda do Programa Pós Graduação – Mestrado em Educação – UCDB.2- Professora (Orientadora) do Programa de Pós Graduação- Mestrado em Educação –UCDB,
 
 
3Finalmente, uma terceira fonte de motivação para estudar este assunto,decorre de leituras sobre o trabalho da coordenação pedagógica nasescolas, intensificado pelo processo de pesquisa em andamento.Nos dias atuais, pensar a formação de professores representa umapreocupação para os profissionais diretamente relacionados a ela, não sónos cursos de licenciatura, mas também na capacitação continuadadaqueles que se encontram em pleno exercício. Todavia, estapreocupação não é característica apenas da atualidade. Placco e Silva(2002, p.25) ressaltam o quanto esta discussão é, ao mesmo tempo, atuale antiga:
A discussão sobre a formação docente é antiga e, aomesmo tempo, atual: antiga, pois, em toda a nossahistória da Educação tem sido questionada a maneiracomo são formados nossos professores: atual porque,nos últimos anos, a formação do professor tem seapresentado como ponto nodal das reflexões sobrequalidade do ensino, evasão e reprovação, atual,ainda, por seu significado de ampliação do universocultural e científico daquele que ensina, dasnecessidades e exigências culturais e tecnológicas dasociedade.
Acreditamos que a Coordenação Pedagógica tem função essencialno que tange à formação dos professores, pois viabiliza o que muitosautores tais como: Luiza Helena da Silva Crhistov, (2001) Vera MariaNigro de Souza Placco,(2005) têm denominado de educação continuadaem serviço, auxiliando-os a refletir sobre a própria atuação em sala deaula, permitindo-nos a reflexão sobre a atuação docente. Pois osconhecimentos têm chegado às escolas levantando questionamentos sobreos quais o coletivo da escola precisa se debruçar. Temos aqui um dosmotivos pela qual a mudança tem sido um tema recorrente para oseducadores.Nossa preocupação é com a formação do ser humanotransformador, aquele capaz de analisar criticamente a realidade,desvelando seus determinantes sociais, políticos, econômicos eideológicos, protagonista da construção de uma sociedade justa edemocrática, superadora dos determinantes geradores de exclusão.

Activity (44)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
272910 liked this
Fatima Wagner liked this
Marcos Junior liked this
Valéria Jesus liked this
Nilpc liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->