Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
8Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Dinamica Pastoral Para a Quaresma e Pascoa 2008

Dinamica Pastoral Para a Quaresma e Pascoa 2008

Ratings: (0)|Views: 3,296 |Likes:
Published by douglas si

More info:

Published by: douglas si on Mar 28, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/25/2013

pdf

text

original

 
NOVAS
 
CRIATURAS
,
PARA
 
UMA
 
NOVA
 
CRIAÇÃO
!
S
ENTIDOS
 
DE
 
UM
 
PERCURSODINÂMICA
 
PASTORAL
 
PARA
 
A
 
QUARESMA
PÁSCOA
2008
 
I
NTRODUÇÃO
 
PARA
 
OS
 
CATEQUISTAS
 
Estimados catequistas. Esta proposta foi realizada por um grupode sacerdotes, que habitualmente se reúnem, às quartas-feiras,em Amarante (São Gonçalo), para preparar a Homilia e partilharreflexões e vivências pessoais e pastorais.A dinâmica proposta centra toda a sua atenção na EucaristiaDominical. Para os catequistas, este texto é um desafio a criar,em unidade com o pároco, um diálogo entre catequese – família –comunidade cristã. Tudo não esfeito… a dimica não se apresenta para oscentros catequéticos como um “pronto-a-vestir”, ela é um pontode partida para criar e recriar um projecto em unidade com oEspírito.O material apresentado está dividido em dois ficheiros: oprimeiro, oferece uma dinâmica litúrgica e o segundo, textos deapoio para a reflexão do catequista como enriquecimento pessoalque possibilita a partilha com o grupo.
Importa recordar alguns elementos importantes:
1-
A catequese deve seguir o tempo litúrgico e atribuir àdinâmica pascal a importância que ela tem, como mistériode fé e iniciação à vida cristã. A MENSAGEM, que em brevechegará às vossas casas, pode ajudar neste sentido.
2-
A Experncia pascal não se esgota na Quaresma, ogrande desafio é continuar a experiência de conversãonuma descoberta gozosa da vida “embebida” da força ealegria pascal, como oportunidade especial de “espera” doPentecostes que celebra e torna eficaz a presença e acçãodo Espírito. Só nELE podemos dizer e viver a supremarelação que nos faz ser no “PAI”.
3-
A catequese por si só não pode iniciar à vida cristã. Éindispenvel criar pontes entre a comunidade, a vidaquotidiana e o percurso catequético; é o que pretende estepercurso quaresmal e pascal.
4-
A sintonia com o sacerdote e a comunidade é umelemento imprescindível para a celebração e a vivênciaem comunidade dos grandes tempos litúrgicos.
O SDEC -Porto
 
DINÂMICA QUARESMAL - EPASCAL
“Novas criaturas, para uma nova criação!Sentidos de um percurso”
No
Ano do Planeta Terra
, e tendo em conta as múltiplas erecentes referências do Papa Bento XVI,
às quesesecológicas
, quisemos trar para esta Quaresma e Tríduopascal, um percurso, com sentido, aqui desenvolvido em todosos sentidos.Este percurso, partirá do uso e da simbologia subjacente aoselementos naturais, passará para iluminação do seusignificado criso (blico, eclesial, sacramental), apossibilitar à pessoa a renovação da sua vida e, a partir daí, arecriação da vida do mundo.A ordem nova, de uma nova Terra, será sempre fruto da Vidado Homem Novo. O desequilíbrio ecogico evidencia anecessidade de uma «ecologia espiritua, que permita aohomem, compreender a Criação, como dom e tarefa. Parachegar aí, o homem há-de procurar pôr em ordem a suaprópria vida, educando os sentidos, para a abertura, para odiálogo, para a comunhão com Deus, com o próximo, com aCriação. A nova criação o podeemergir sem a novacriatura. Por isso o lema desta Quaresma podia resumir-seassim: “
Novas criaturas, para uma nova criação! Sentidos deum percurso
”.Esses “sentidos”, têm a ver não só com as dimensões quequeremos explorar, e que o da ecologia à mistagogia,passando pela cristologia, mas também com a abertura doscinco sentidos à fé, que importa provocar em tempoquaresmal e celebrar em tempo pascal.Para alcançar esta meta e porque queremos envolver pessoas,família, catequese, comunidade, destacaremos alguns pontosde referência, para cada Domingo e respectiva semana:

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->