Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
50Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Auto da compadecida

Auto da compadecida

Ratings: (0)|Views: 11,563|Likes:
Published by Etiene
atividade de interpretação de texto
atividade de interpretação de texto

More info:

Published by: Etiene on Mar 29, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/21/2013

pdf

text

original

 
Nome: ______________________________________Ano: _________ Nº_____ Data:____________ 
Cena do filme O Auto da Compadecida, de Guel Arraes,
 
com Matheus Nachtergaele, 1998.
CARLOS IVAN/AGÊNCIA GLOBO
O AUTO DA COMPADECIDA
Leia este fragmento do texto da peça Auto da compadecida, de ArianoSuassuna. A cena transcrita acontece depois que morre o cachorro deestimação da mulher do padeiro, patrão de João Grilo. Ela e o marido queremque o animalzinho tenha um enterro em latim, rezado pelo padre, que serecusa a tal disparate.
João Grilo
(chamando o patrão à parte)
— Se me dessem carta branca, euenterrava o cachorro.
Padeiro
— Tem a carta.
João Grilo
— Posso gastar o que quiser?
Padeiro
— Pode.
Mulher 
— Que é que vocês estão combinando aí?
João Grilo
— Estou dizendo que, se é desse jeito, vai ser difícil cumprir o testamento do cachorro, na parte dodinheiro que ele deixou para o padre e para o sacristão.
Sacristão
— Que é isso? Que é isso? Cachorro com testamento?
João Grilo
— Esse era um cachorro inteligente. Antes de morrer, olhava para a torre da igreja toda vez que osino batia. Nesses últimos tempos, já doente para morrer, botava uns olhos bem compridos para os lados daqui,latindo na maior tristeza. Até que meu patrão entendeu, com a minha patroa, é claro, que ele queria ser abençoado pelo padre e morrer como cristão. Mas nem assim ele sossegou. Foi preciso que o patrãoprometesse que vinha encomendar a bênção e que, no caso de ele morrer, teria um enterro em latim. Que emtroca do enterro acrescentaria no testamento dele dez contos de réis para o padre e três para o sacristão.
Sacristão
(enxugando uma lágrima)
Que animal inteligente! Que sentimento nobre!
(calculista)
E otestamento? Onde está?
João Grilo
— Foi passado em cartório, é coisa garantida. Isto é, era coisa garantida, porque agora o padre vaideixar os urubus comerem o cachorrinho e, se o testamento for cumprido nessas condições, nem meu patrãonem minha patroa estão livres de serem perseguidos pela alma.
Chicó
(escandalizado)
— Pela alma?
João Grilo
— Alma não digo, porque acho que não existe alma de cachorro, mas assombração de cachorroexiste e é uma das mais perigosas. E ninguém quer se arriscar assim a desrespeitar a vontade do morto.
Mulher 
(duas vezes)
— Ai, ai, ai, ai, ai!
Sacristão
(cortante)
— Que é isso, que é isso?Não há motivo para essas lamentações. Deixem tudo comigo.
A
RIANO
S
UASSUNA
. Auto da compadecida.Rio de Janeiro: Agir, 1976.
1
 
João Grilo é matreiro, isto é, que vence pela esperteza. Em que momento se destaca essa característica dapersonagem?
2
Releia a passagem em que João Grilo fala sobre o cachorro.• A quem ele se dirige nessa fala?• Qual é a intenção dele com essa fala?
Português
- Etiene
 
3
Cada conjunto de características refere-se a uma destas personagens: João Grilo e o sacristão. Identifique.• Calculista, interesseiro, falso. ____________________________________ • Esperto, engenhoso, mentiroso. ____________________________________ 
4
Esse texto foi escrito para ser encenado, por isso o diálogo apresenta marcações que informam quem vai falar e como vai falar.Reescreva as sete primeiras falas do texto em forma de diálogo inserido numa narrativa não-teatral, isto é, semas marcações próprias de teatro. Você pode começar com:Chamando o patrão à parte, João Grilo... .
Português
- Etiene
 
1
Justifique o uso do artigo definido nesta frase do texto: “Se me dessem carta branca, eu enterrava o cachorro.” __________________________________________________________________________________________  __________________________________________________________________________________________ 
2
O uso de artigo antes de pronome possessivo é optativo. Qual das frases pode ter o artigo excluído sem quehaja alteração de sentido?
Ο
“Se me dessem carta branca, eu enterrava o cachorro.”
Ο
“ ... vai ser difícil cumprir o testamento do cachorro...”
Ο
“Até que meu patrão entendeu, com a minha patroa, é claro, que ele queria ser abençoado...”
Ο
“... em troca do enterro acrescentaria no testamento dele dez contos de réis para o padre e três para osacristão.”
3
Transcreva do texto a frase que traz dois exemplos de numeral. Classifique esses numerais quanto à idéia querepresentam. Indique se eles ocupam o lugar de um substantivo ou se determinam um substantivo. Justifique.
4
Complete as frases com o adjetivo interesseiro na flexão adequada.
• O sacristão mostrou-se _________________________________.• O padeiro e a mulher mostraram-se __________________________________.• A mulher e o padeiro mostraram-se ____________________________________.• A mulher e a vizinha mostraram-se ___________________________________.•________________________, a mulher e a vizinha combinaram um plano.
5
Complete as frases com um adjetivo à sua escolha, seguindo as regras de concordância.• Você gosta de comédias e piadas _____________________.• Eu prefiro filmes e peças _______________.• Subiram ao palco,______________ , os atores e atrizes da peça.• Nunca vi figurinos e montagem tão_____________________ !
6
Complete as frases com o artigo necessário, fazendo a concordância.• Meu pai estudou a língua inglesa, ____ francesa e______ italiana.• A seleção brasileira, _____argentina e ______alemã participarão do torneio.• A cultura grega e _______ latina originaram lendas e mitos.
7
Complete as frases com um dos adjetivos entre parênteses.• Comprei uma bolsa e um sapato___________________ . (lindas – lindos)• Encontraram a sala e o quarto___________________________ . (vazias – vazios)• Os sofás e as cortinas são__________________________ . (brancas – brancos)• As calças e os vestidos de Juliana estão__________________ . (apertados – apertadas)• O arroz e a polenta estavam muito________________________ . (salgadas – salgados)
8
Faça as concordâncias possíveis.• O confeiteiro fez um pudim e uma rosca ____________________. (delicioso)• O confeiteiro fez uma rosca e um pudim____________________ . (delicioso)
9
Substitua a expressão destacada pelo adjetivo equivalente, fazendo a concordância.
Português
- Etiene

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->